- Nerd Recomenda

Construção em Containers: inovação sustentável até 5x mais rápida e 35% mais econômica

São Paulo 18/12/2020 – É preciso quebrar paradigmas da construção tradicional tão antiga, para se conquistar resultados, preservar o meio ambiente e melhorar o jeito de morar

A construção com containers vem revolucionando a forma de construir, oferecendo tecnologias que viabilizam a sustentabilidade, com zero emissão de resíduos,  tornando-se nova opção no jeito de morar.

Que impactos a construção civil tradicional traz para a sociedade? Dados da Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição) apontam uma constatação alarmante: o Brasil produz em média meia tonelada de resíduos de construção civil ao ano.

Em um contexto em que a sustentabilidade ganha cada vez mais evidência, a necessidade em repensar a forma de fazer obra se tornou essencial. No mundo moderno já não cabem mais ações desvinculados de seus papéis sociais e ambientais. Ao mesmo tempo que a tecnologia avança, o cuidado com o meio ambiente se torna ainda mais importante.

É neste contexto de evolução e engajamento social que uma ideia saiu dos croquis e se materializou. Uma nova forma de pensar a construção civil e reduzir a pegada ambiental permitindo, além de tudo, uma liberdade geográfica onde um imóvel pode mudar de lugar. Eis a essência da construção modular.

Cada vez mais comum, o uso de containers para construção de lojas, casas e dos mais variados espaços se apresenta como recurso que une praticidade e responsabilidade ambiental, acrescentando nesta receita a economia de tempo e dinheiro, uma vez que a construção modular pode reduzir em até 35% o valor de uma obra e otimizar drasticamente o tempo de execução do projeto, sendo até 5 vezes mais rápido.

Neste novo e cada vez mais evidente cenário, o trabalho e ideais de Thomaz Yves, engenheiro civil e eletricista que trabalhou na usina Hidrelétrica de Belo Monte, na duplicação da Rodovia Federal BR 364 e viu de perto o impacto ambiental e a necessidade de se olhar com responsabilidade sobre as ações, ganharam força.

Neste engajamento com as questões ambientais, e na busca por alternativas que também fossem economicamente viáveis, surgiu a Ekontainers, uma startup especializada na construção modular. Há mais de 2 anos a Ekontainers trabalha transformando containers marítimos em espaços requintados, aconchegantes, práticos e úteis para as mais diversas aplicações. E para a cliente  Luciane Chaves, somam-se outras qualidades: “Eu gosto muito desse estilo ousado de criar, traz um toque de requinte, simplicidade e aconchego”. Seja na construção de uma casa para abrigar uma família ou um espaço comercial para fazer uma empresa funcionar, a Ekontainers tem a solução ideal para qualquer tipo de construção.

Neste ano, a utilização de containers para construção de espaços ganhou ainda mais evidência. Com a pandemia e a impossibilidade de realização de grandes eventos, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas se rendeu à praticidade da construção modular e ao know haw da Ekontainers no segmento. Em 2020 o Janelas CASACOR FEZ dos containers o cenário para a criação dos mais reconhecidos profissionais da área.

Na mostra deste ano, arquitetos e designers de todo o país criaram ambientes dentro de containers que estão localizados em algumas capitais do Brasil, disponíveis para visitação e apreciação do público em geral. Entre as capitais que recebem a mostra neste novo formato está São Paulo. Até o dia 20 de dezembro vai ser possível conferir as possibilidades arquitetônicas que a construção modular permite.

Na capital paulista, 6 containers de 40 pés (medidas: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura lado externo) da Ekontainers estão espalhados por pontos como Shopping D&D e Praça Cidade de Milão, por exemplo, abrigando o talento dos melhores profissionais da área e permitindo ao público ver de perto as possiblidades da construção modular e a expertise da Eko no segmento de containers.

Este novo conceito da construção civil com baixo impacto ambiental, praticidade e economia são tão importantes quanto a qualidade final de cada projeto, sem deixar de lado o requinte e o aconchego.

- Nerd Recomenda

Website: http://www.ekontainers.com.br

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: