
Você já ouviu falar de Utaite? Bora conhecer alguns!
Se você tem sido um membro ativo da comunidade otaku nos últimos anos, deve ter ouvido falar dos VOCALOIDS, certo? (sim, aqueles idols digitais, tipo a Hatsune Miku). Eles ficaram muito famosos lá pelos anos 2005-2010 quando diversos produtores musicais passaram a usar os softwares de voz sintética para promover seus trabalhos no site Nico Nico Douga (tipo um YouTube do Japão).
Justamente nessa época, com o crescimento do site Nico Nico Douga, sabe quem mais surfou na onda dos VOCALOIDS? Os Utaite!
Bem, se você nunca ouviu falar deles, Utaite nada mais são do que cantores covers. Eles pegavam músicas já conhecidas, normalmente relacionadas ao universo animes, jogos e VOCALOID, e upavam suas próprias versões no site Nico Nico, de forma ligeiramente anônima, já que os cantores podiam escolher seu próprio nome de usuário e eram representados por ilustrações ao invés de fotos reais. Alguns deles ficaram tão famosos que passaram a produzir suas próprias músicas originais!
Você pode nunca ter ouvido falar neles, mas com certeza já ouviu aberturas de animes de cantores que começaram suas carreiras como Utaite, e de quem, até hoje, você não vai conseguir encontrar uma fotinha sequer na internet, pois seguem sendo representados pelas personas ilustradas que usavam lááááá dos tempos do Nico Nico.
Agora que você já tem uma ideia do que eles são, bora pra lista ouvir o som de alguns deles!!!
Eve (いぶ)
Sim, ele mesmo! O cantor de Kaikai Kitan, a abertura de Jujutsu Kaisen que virou um grande hit desde o lançamento do anime! Ela é cantada por Eve, um utaite que já usou os nomes Keitora ou Kurowa, conhecido por sua voz anasalada e gentil. É simplesmente impossível não ouvir uma música de Eve e não saber imediatamente que é ele cantando, tão única é sua voz.
Soraru (そらる)
Soraru é um utaite conhecido por sua voz mais grave e extremamente macia, muitas vezes descrita pelos fãs como uma voz do tipo “ikemen” (um cara gato/bonito). Ele não se enquadra dentro de um gênero específico, e costuma mudar seu estilo de acordo com a música que está cantando. Ou seja, você vai encontrar Soraru cantando desde músicas acústicas gostosinhas, até rocks gritados que mostram mais de seus agudos.
Mafumafu (まふまふ)
Se você gosta de vozes cheias de energia, então Mafumafu pode ser uma boa escolha! Suas músicas são cheias de agudos poderosos, marcados pelo seu som “restritivo” (soa como se ele estivesse fazendo muita força na garganta pra dar seus gritos, mas acredite, é tudo técnica). Ele também adora adicionar vários efeitos à voz, lembrando bastante o estilo VOCALOID. Um fan fact a respeito do Mafumafu é que ele realmente gosta de permanecer no anonimato e da sua vida de isolamento social. Sua preferência é tão explícita que seu primeiro tour solo, depois de 6 anos de carreira, se chamava “Hikikomori demo LIVE ga Shitai” (Eu sou um Hikikomori, mas quero fazer um concerto).
nqrse
nqrse é um cantor e rapper que possui diversos trabalhos de colaboração com outros utaite, de modo a dar foco na sua habilidade no rap. Mas é claro, ele consegue fazer de tudo um pouco, por isso suas músicas solos fazem, igualmente, muito sucesso.
96NEKO (96猫)
Nem só de vozes fininhas são feitas as músicas cantadas pelas garotas japonesas, e a 96NEKO é a prova viva disso. Sua voz pertence à região média, e a garota simplesmente arrasa nos graves. Sua voz profunda é pura personalidade, recheada growls, que combinam perfeitamente com o impacto que seus covers passam, principalmente quando são canções com uma atmosfera dark rock.
nano (ナノ)
Nano é conhecida por ser uma “Ryouseirui”, um termo japonês usado para descrever pessoas capazes de cantar nos registros vocais tanto masculinos quanto femininos. Além disso, ela escreve músicas em duas línguas, inglês e japonês, pois nasceu em Nova York antes de se mudar para o Japão. Ela já gravou várias músicas originais que se tornaram trilha sonora de animes como Btoom!, Mahou Sensou, entre outros.
Ado
Novinha no mundo dos utaite, Ado começou a postar seus covers em 2017 com apenas 14 anos de idade, e em 2020 a menina explodiu com o lançamento da música Ussewa (faz todo sentido, a música é mesmo o máximo!). Ela é conhecida por ter uma voz feminina e quieta, mas que é capaz de mostrar muita força quando necessário, transformando seu som em algo “rebelde” e “angsty“.
Texto por: Larissa Diniz (@cons.ciencialiteraria)
LEIA TAMBÉM: Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid voltam com “ABBA VOYAGE”. Um concerto revolucionário, 40 anos em criação, e um novo álbum de estúdio, “Voyage”
Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
Eu adoro ouvilos suas vozes são incriveis, me fazem arrepiar o corpo, principalmente o Mafumafu