Seja bem-vindo!

Por: Thais Moreira 08/01/2026
1
Post Thumbnail

Fábricas de Cultura: Ancestralidade, cultura de rua e identidades periféricas marcam o mês de janeiro

O “Baile Break 60+” é uma das atrações da Fábrica de Cultura Capão Redondo.

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social Poiesis, iniciam o ano com atividades gratuitas voltadas a crianças, jovens, adultos e pessoas idosas. As ações acontecem nas unidades Brasilândia, Capão Redondo, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha e incluem oficinas, vivências, exposições, performances, brincadeiras tradicionais, música e dança.

Na Fábrica de Cultura Brasilândia, a proposta é ocupar o espaço urbano e celebrar o período de férias com o Fábrica na Rua – Especial de férias, em 31 de janeiro, às 14h, na Rua Puxinana, 46. O evento é gratuito e aberto ao público, com brinquedos infláveis, oficinas e atividades culturais e atendimento para novas matrículas nos cursos da unidade. A iniciativa convida famílias e moradores do entorno a vivenciarem um dia de lazer, cultura e convivência comunitária fora dos muros do equipamento.

Já a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe atividades que dialogam com ancestralidade, identidade e imaginação. Em 20 de janeiro, às 14h, acontece a contação de histórias “Atravessando o Atlântico – Contos africanos”, com a Cia. Palavrear, que compartilha narrativas do vasto imaginário africano e suas reverberações culturais no Brasil. Em 28 de janeiro, às 10h, a unidade promove a oficina de genealogia do futuro, em que os participantes refletem sobre identidade e futuros possíveis por meio da criação de máscaras.

No Capão Redondo, a unidade aposta no brincar, no cinema, na literatura e na formação cidadã. O mês começa com o BiblioCurta, em 10 de janeiro, às 15h, com exibição do filme “Meu Amigo Nietzsche” e roda de conversa sobre o papel transformador da literatura. Em 27 de janeiro, às 10h30, a atividade brincadeiras e cultura de rua convida crianças e adolescentes a reviverem jogos tradicionais das ruas brasileiras.

Já em 28 de janeiro, às 13h30, a roda de conversa “ECA: Entendendo o Estatuto da Criança e do Adolescente” apresenta, de forma acessível, direitos e deveres previstos em lei. Para encerrar o mês, em 29 de janeiro, às 14h, a vivência “Brincar é preciso!” propõe um mergulho em brincadeiras tradicionais como forma de aprendizagem, expressão e convivência.

Além dessas ações, a Fábrica de Cultura Capão Redondo também conta com atividades que ampliam o acesso à cultura para diferentes públicos, como a exposição “Fluxo do Mundo”, em 10 de janeiro, às 9h, que retrata a periferia como organismo vivo e em movimento; o Baile Break 60+, voltado ao público idoso, que apresenta a história das danças urbanas de forma acessível e acolhedora, em 15 de janeiro às 14h30; e a performance itinerante Patuscada, em 24 de janeiro, às 14h, que leva cantigas e tradições afro-indígenas brasileiras para crianças e famílias em ações pelo entorno das unidades.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís reúne música, exposições e celebrações da cultura popular periférica. Em 15 de janeiro, às 12h, o projeto “Estante musical” transforma a biblioteca da unidade em palco para pocket shows de artistas independentes do território.

Já em 24 de janeiro, a unidade recebe duas atividades: a abertura da exposição “Ser” e o encontro afro-periférico: “Beco, Edi Santo e Herculano”, às 14h, com blocos tradicionais em um cortejo marcado por ritmos, ancestralidade e celebração comunitária. Para encerrar o mês, em 31 de janeiro, às 12h, acontece o Forró Nordestino em movimento, com o projeto Da Ponte pro Roots, que promove vivências de forró pé de serra e fortalece a identidade nordestina na Zona Sul de São Paulo.

Cultural FábricadeCultura Programação SãoPaulo
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    Tiny Desk Brasil esquenta pré-carnaval com Alceu Valença - [2026]

    […] com Alceu Valença, um ícone da música brasileira e de uma das festas mais tradicionais da cultura nacional, nesta terça-feira (20), às 11h, em seu canal no YouTube. A edição traz clássicos […]

Deixe seu Comentário