Seja bem-vindo!

Por: Thais Moreira 20/01/2026
1
Post Thumbnail

Tiny Desk Brasil esquenta pré-carnaval com Alceu Valença

Um dos maiores nomes da cultura brasileira contemporânea, com atuações na música, poesia e cinema, cantor e compositor pernambucano marca retorno do formato em 2026 em episódio especial, nesta terça-feira (20), às 11h

Para inaugurar o calendário musical de 2026, o Tiny Desk Brasil apresenta um episódio especial de esquenta pré-carnavalesco com Alceu Valença, um ícone da música brasileira e de uma das festas mais tradicionais da cultura nacional, nesta terça-feira (20), às 11h, em seu canal no YouTube. A edição traz clássicos absolutos de autoria do compositor, como “Anunciação” e “La Belle de Jour” para mesinha brasileira, liderada pela premiada produtora Anonymous Content Brazil.

O formato intimista surpreendeu o poeta pernambucano acostumado a cantar para multidões “Decidimos na hora o que iríamos tocar. Eu não sabia que ia ter plateia e nem que eles podiam cantar. Vi que a platéia estava receptiva, chamei o povo e todo mundo participou! Virou a orquestra de Alceu e seu coro. O coro era a plateia. Muito bom! Ficou uma maravilha!”, diverte-se Alceu.

Na mesinha brasileira, Alceu se apresenta acompanhado de banda formada por Nando Barreto (baixo), Tovinho (teclado), Zi Ferreira (guitarra e violão), Costinha (sax e flauta), Cássio Cunha (bateria) e Lui Coimbra (violoncelo e violão).

Nascido em São Bento do Una, Pernambuco, em 1946, Alceu Valença estreia nos palcos em 1970, no Rio de Janeiro, ao lado de Jackson do Pandeiro e Geraldo Azevedo, no Festival Internacional da Canção. Grava seu primeiro álbum, em parceria com Geraldo Azevedo, em 1972. Seu primeiro disco solo, “Molhado de Suor”, é lançado em 1974, seguido de “Vivo!” (1976) e “Espelho Cristalino”. Em 1979, passa uma temporada em Paris, onde grava o álbum “Saudades de Pernambuco”.

O sucesso chega na década de 1980, quando Alceu consagra-se como um dos maiores cantores e compositores do país. O álbum “Coração Bobo” (1980) é o primeiro estouro nacional de Valença. Na sequência, “Cinco Sentidos” (1981), “Cavalo de Pau” (1982), “Anjo Avesso”(1983) e “Mágico” (1984) consolidam o ápice deste período, com shows em ginásios e estádios por todo o país e mais de 5 milhões de cópias vendidas.

Desde então, Alceu lança diversos trabalhos de sucesso, incluindo um de seus discos mais inspirados, “Sete Desejos” (1991), recheado de clássicos instantâneos; o projeto “O Grande Encontro”, ao lado de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho; e o álbum carnavalesco “Bicho Maluco Beleza” (2024), que recebe convidadas como Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Lia de Itamaracá.

Após lançar uma versão bilíngue de “Belle de Jour” em dueto com a cantora Zaz, realizou em 2025 uma turnê europeia ao lado da orquestra Ouro Preto em salas de concerto como o Barbican, em Londres; a Pleyel, em Paris; e a Funkhauss, em Berlim. Para 2026, além de documentários e livros, Alceu prepara a turnê “80 Girassóis” em comemoração aos seus 80 anos de vida.

Este episódio do Tiny Desk Brasil é apresentado pelo BTG Pactual e promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional. Com curadoria assinada pelos times de Anonymous Content e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar.

O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto. Os episódios são lançados semanalmente às terças-feiras.

A curadoria do Tiny Desk Brasil reflete, antes de tudo, um exercício profundo de escuta e responsabilidade cultural. Cada episódio reafirma o compromisso do projeto com excelência artística, diversidade, equidade de gênero, multiplicidade de gêneros musicais e representação de diferentes territórios. Em apenas doze episódios o projeto já provocou um impacto cultural expressivo, reacendeu debates e mobilizou audiências, sempre celebrando a produção musical nacional.

“A música brasileira é um dos ativos culturais mais potentes do país, com capacidade única de gerar conexão, identidade e projeção global. Apoiar este episódio especial do Tiny Desk Brasil reforça o compromisso do BTG Pactual com a valorização da cultura brasileira. É uma continuidade natural de um território que o banco vem construindo com consistência, visão de longo prazo e propósito”, diz André Kliousoff, CMO do BTG Pactual.

A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando  experiências sonoras únicas e autênticas. A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos.

O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.

Ainda sob o efeito impactante de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias e emoções no Tiny Talks. No conteúdo adicional, já conhecido do público que acompanha a série produzida pela NPR, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.

 

AlceuValenca Cultura Música TinyDesk
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    68ª Edição Anual do Grammy® será transmitido ao vivo pela TNT e HBO Max neste 1º de fevereiro - [2026]

    […] do GRAMMY®, com Maria Bethânia e Caetano Veloso indicados a “Melhor Álbum de Música Global”, com o projeto “Caetano […]

Deixe seu Comentário