O que é a Cosmere de Brandon Sanderson??
Brandon Sanderson é um dos mais renomados escritores de alta fantasia da atualidade, reconhecido por seus complexos sistemas de magia e sua criatividade para criar enredos cativantes cheios de plot twists!
Mas um detalhe que pode passar batido para leitores ocasionais é o fato de que vários mundos criados por Sanderson existem, na verdade, no mesmo universo, porém em diferentes sistemas solares! E o mais interessante: todos são conectados pelo mesmo mito de criação, ou seja, mesmos deuses e origem dos poderes, surgindo uma grande teoria para o funcionamento da magia daquele universo. A esse conjunto de brilhantes histórias que se conectam no seu íntimo, Sanderson deu o nome de Cosmere.
O que seria esse mito de criação que conecta as histórias da Cosmere?
Na antiguidade, existia um deus chamado Adonalsium (nome que faz referência à palavra “Adonai”, de origem hebraica, que significa “Senhor”), que possuía todo o poder da criação. Ele, inclusive, foi o criador dos humanos.
A natureza de Adonalsium ainda não é bem estabelecida nas histórias da Cosmere, mas sabe-se que em dado momento do passado, esse deus foi morto, e sua essência dividida em 16 fragmentos (“shards“, no original). Estes fragmentos foram separados, levados para os diferentes planetas que compõe a Cosmere e seus poderes deram origem aos sistemas de magia existentes nas histórias que se passam em cada uma dessas localizações.
Quais histórias fazem parte da Cosmere?
As histórias, até o momento são: Elantris, Mistborn, Warbreaker, The Stormlight Archive, White Sand, e todas as histórias em Arcanum Unbounded.
Qual a ordem certa para ler as histórias da Cosmere?
Como cada história funciona de maneira individual, não existe uma ordem correta para que sejam lidas. Mas o que pode ser interessante é escolher um bom título para iniciar sua jornada dentro da Cosmere. Nesse caso, existem duas boas opções:
Elantris – este é o primeiro título publicado dentro da Cosmere. Embora não tenha grandes explicações a respeito dessa “grande teoria”, por ser uma história em volume único, pode ser uma ótima chance de conhecer o estilo do autor sem ter que se aventurar em uma de suas grandes séries.
Mistborn (1ª Era) – pra quem já é fã de alta fantasia, Mistborn é uma trilogia cuja história ilustra de forma brilhante a capacidade de Sanderson de criar incríveis sistemas de magia, além de dar boas entradas (embora não óbvias) sobre o funcionamento dos poderes de criação presentes na história.
E aí? Já decidiu quando vai começar a explorar a Cosmere??
[…] Artigo | O que é a Cosmere de Brandon Sanderson? (site Nerd Recomenda) […]
[…] serão publicados no Brasil pela Trama. Tratam-se de histórias individuais ambientadas no universo Cosmere, e são “secretas” porque os títulos só podem ser divulgados após o respectivo […]