Seja bem-vindo!

Por: Philippe Augusto 18/09/2024
0
Post Thumbnail

Criaturas do Senhor: O dilema do amor materno | Crítica

Entre as diversas formas de amor que a humanidade conhece, o amor maternal é aquele que, mesmo sendo abordado de diferentes maneiras, nos apresenta momentos de reflexão e análise sobre o tanto de compreensão, compaixão e empatia que uma pessoa pode ter. O streaming “Adrenalina Pura” traz ao seu catálogo “Criaturas do Senhor”, uma história densa, envolvendo suspense e drama familiar, que promete transmitir emoções da personagem principal ao espectador. Confira a crítica exclusiva do Nerd Recomenda sobre o filme.

Estrelado por Paul Mescal (Aftersun) e Emily Watson (Breaking the Waves), “Criaturas do Senhor” conta a história de uma mãe que enfrenta situações problemáticas com a volta de seu filho à vila de pescadores onde a família mora. Produzido pela renomada A24, o título original “Adrenalina Pura” é um mergulho em um drama psicológico que mantém o espectador atento e empático pela mulher que, por amor, decide mentir e proteger o filho de forma ingênua.

Cena do filme 'Criaturas do Senhor', mostrando Paul Mescal e Emily Watson caminhando lado a lado em frente a uma casa. O homem, de expressão séria, veste um casaco bege e calça preta. A mulher, também séria e de braços cruzados, usa uma blusa de manga longa verde-escura e jeans. Ao fundo, uma paisagem rural com colinas e carros estacionados.
Criaturas do Senhor na “Adrenalina Pura” | Foto: Divulgação

As diretoras Saela Davis e Anna Rose Holmer conectam todos os acontecimentos da trama de modo que, ao chegar ao final, você recorda eventos do início que fazem total sentido, trazendo questionamentos sobre sua própria percepção enquanto espectador. Logo na introdução, temos um vislumbre da tempestade que se desenvolverá nos próximos minutos.

Somos agraciados com uma estética visual de alto contraste e sombras que nos transporta para o clima ameno da vila de pescadores, onde a história se passa. A velocidade dos diálogos e das ações é razoável, permitindo que o público ligue os pontos conforme necessário. Paul Mescal interpreta o filho que volta da Austrália para reassumir os cuidados da fazenda de ostras do avô. A alegria e o aconchego da mãe, interpretada por Emily Watson, são tangíveis com o retorno de seu filho à cidade natal.

A trama de “Criaturas do Senhor” nos coloca na perspectiva da mãe em relação ao filho, em todas as situações, desde sua chegada à vila até os problemas que se desenrolam. Tentamos, junto com a mãe, entender o que está acontecendo com o personagem de Mescal. Ele claramente tem algo a esconder, mas, assim como a mãe, relutamos em acreditar, pois não há provas ou motivos aparentes.

Cena do filme 'Criaturas do Senhor', mostrando Paul mescal e Emily Watson sorrindo e aplaudindo enquanto estão lado a lado. O homem, vestido com uma camisa verde, está abraçando a mulher por trás, que também sorri. A iluminação suave e aconchegante sugere um ambiente intimista e caloroso.
Criaturas do Senhor na “Adrenalina Pura” | Foto: Divulgação

Para ajudar seu filho em um ato de amor materno, a personagem de Emily Watson mente sobre algumas de suas ações, manchando sua própria reputação e criando situações indesejadas para a família. Em determinado momento, todos na cidade, inclusive o pai, passam a olhar para o filho da protagonista com desconfiança. Como espectadores, também começamos a duvidar de suas intenções à medida que seu temperamento se torna cada vez mais volátil quando confrontado sobre suas atitudes. Sua conduta começa a ser questionada.

Com o suspense, surgem várias perguntas que podem ser respondidas ao longo de “Criaturas do Senhor”. Por exemplo, qual é o problema entre ele e o pai? O que ele faz que causa tantos problemas para as pessoas da cidade? Quando as respostas começam a surgir, percebemos o dilema da protagonista, dividida entre a felicidade de ter seu filho por perto e a dúvida crescente sobre se está certa em protegê-lo tão fervorosamente.

A princípio, a história parece focar no relacionamento entre mãe e filho, mas na verdade trata-se de uma mulher que escolhe fechar os olhos para os atos do filho, acreditando ingenuamente que está cumprindo seu papel materno ao defendê-lo de todo mal.

Cena do filme 'Criaturas do Senhor', mostrando Emily Watson com uma expressão séria e contemplativa, vestida com um casaco marrom e cachecol laranja, caminhando à frente de um grupo de pessoas desfocadas ao fundo. O clima é sombrio, sugerindo um momento de tensão ou reflexão.
Criaturas do Senhor na “Adrenalina Pura” | Foto: Divulgação

No final do segundo ato, nossa visão sobre os personagens começa a se moldar conforme as situações se intensificam. Quando tudo começa a transbordar, nos perguntamos se o retorno do filho foi algo positivo ou negativo para a família. Quando a venda é retirada dos olhos da mãe, ela finalmente começa a questionar a conduta do filho em “Criaturas do Senhor” (título original do streaming “Adrenalina Pura”), revelando a verdadeira natureza dele.

O mais interessante é que, ao tentar buscar justificativas nas ações da personagem de Emily Watson, falhamos, pois não há explicações para o amor materno. Ela preferiu permanecer no escuro, acreditando que seu filho era apenas mais um ser humano bondoso como qualquer outro. Esta é uma história envolvente, que não cansa o espectador, mantendo-o atento às ações e escolhas dos personagens.

adrenalina pura criaturas do senhor emily watson filme filmes lançamento paul mescal
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário