Documentário “Ioiô de Iaiá” estreia no Globoplay no dia 01 de outubro
Filme narra a relação de sete casais juntos há cerca de cinquenta anos
Uma vida inteira de amor e partilha traz desafios e aprendizados. As lições de décadas de companheirismo estão agora disponíveis para todos os públicos em “Ioiô de Iaiá”, documentário que estreia no dia 01 de outubro no Globoplay. O filme tem direção e criação de Paula Braun, e distribuição da Elo Company.
Com produção da Encantamento Filmes e co-produção da Miríade Filmes, “Ioiô de Iaiá” narra a relação de sete casais juntos há cerca de cinquenta anos. De maneira íntima e profunda, o documentário acompanha o dia a dia e os ensinamentos frutos de uma vida compartilhada por décadas. Desde os sonhos realizados e as dificuldades enfrentadas nessa longa jornada às barreiras impostas agora pela velhice.
Confira o Trailer:
“Ioiô de Iaiá começou com uma ideia romântica e idealizada e se transformou em algo completamente diferente. Eu costumo dizer que ele é um filme de entrelinhas, a gente vê a relação muito mais nas ações e olhares dos personagens do que naquilo que dizem. Me surpreendi porque junto do tema veio a velhice, a longevidade, o viver dia após dia e as escolhas que fazemos ao atravessar esse mundo. Fico muito feliz vendo finalmente esse trabalho ganhando o mundo.
É um misto de alívio e dever cumprido. E falar de amor e resistência nesses tempos é mais do que um desejo, é uma necessidade. O que acho mais forte é falarmos sobre a velhice em tempos em que a mortalidade e a vulnerabilidade das pessoas de mais idade estão tão exacerbadas. Nossos ‘velhinhos’ têm muito a nos dizer. As vidas deles têm muito valor. O afeto tem muito valor”, comenta a diretora Paula Braun.
Os personagens contam suas histórias de vida a dois, numa conversa informal sobre seu convívio diário. Através de seus relatos, “Ioiô de Iaiá” também é um retrato do próprio Brasil e suas contradições: o filme traz a visão de casais de diferentes culturas, religiões e camadas sociais. Pela via do amor e companheirismo, o público é apresentado a histórias que venceram a ditadura, a pobreza, o preconceito contra a homossexualidade e outros obstáculos em um país desigual e em constante transformação.
O filme fez parte do Selo ELAS, uma iniciativa da produtora e distribuidora Elo Company, que oferece mentoria com profissionais reconhecidas do mercado para projetos dirigidos por mulheres, como forma de ajudar a equilibrar a participação feminina no mercado audiovisual.
“Entendemos que além de apoiar realizadoras, é fundamental também fomentarmos projetos de novas diretoras cheias de talentos e personalidade, como a Paula, e assim prosperar o futuro do cinema brasileiro”, ressalta Barbara Sturm, Diretora de Conteúdo da Elo Company e criadora do Selo ELAS.
Sinopse
“Ioiô de Iaiá” é um documentário que narra a relação de sete casais juntos há cerca de cinquenta anos. Num tom intimista, somos introduzidos no convívio diário destes casais e descobrimos como eles amadureceram juntos através dos anos. Vemos relatos que rememoram os sonhos realizados, as dificuldades superadas lado a lado e aquelas, hoje, impostas pela velhice, os medos comuns, as mudanças na forma de perceber a relação ao longo da vida e no âmbito das transformações sociais do país nas últimas décadas. Amor, lealdade e a proximidade da morte revelam os desafios e a escolha de viver lado a lado.
Ficha Técnica:
Roteiro e Direção: Paula Braun
Assistentes de Direção: Ibirá Machado, Larissa Bery
Produção: Erica de Freitas, Beatriz Seigner
Produção executiva: Érica de Freitas, Beatriz Seigner
Assistente de produção executiva: Hérica Martins, Julia Paiva, Quézia Lopes
Direção de Produção: Beatriz Seigner
Produção de Set: Ibirá Machado
Fotografia e câmera: Marcelo Lordello, Camila Freitas
Som direto: Moabe Filho, Gian Ciminelli, Gustavo Oliveira, Bruno Espírito Santo
Edição: Jordana Berg
Assistentes de Edição: Paula Fanaya, Marina Moreira, Bianca Oliveira
Fotos Still: Ibirá Machado
Trilha Sonora Original: Mihay Freire, Federico Puppi
Assessoria jurídica direitos autorais: Borges Sales & Alem Sociedade de Advogados
Motorista: Leonardo Araújo Silva
Finalização de Imagem e cor: Daniele Pimentel
Edição de Som adicional e Mixagem:Caio Barreto, Alexandre Griva, Melhor do Mundo Estúdios
Pesquisa: Paula Braun
Pesquisa de Personagens: Paula Braun, Larissa Berry
LEIA TAMBÉM: GNT estreia documentário inédito “Prateados – A Vida Em Tempos de Madureza” no dia 27 de setembro
Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
[…] LEIA TAMBÉM: Documentário “Ioiô de Iaiá” estreia no Globoplay no dia 01 de outubro […]