
“Garotas de Vidro” trata do distúrbio alimentar por meio de um autorrelato
Garotas de Vidro é um livro com uma história triste e dolorosa, cruel e sincera, sobre o limite da vida e da morte, sobre a perda do controle.
O livro começa com a notícia de que Lia soube que sua melhor amiga Cassie foi encontrada morta em um quarto de motel. Pior de tudo, Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Cassie e Lia são vizinhas e melhores amigas desde os 9 anos. As duas concordaram em se tornar a garota mais magra da escola juntas! Eles não acreditam que podem ser outra coisa. Lia não acredita que ela possa ser a melhor em qualquer coisa, mas ela é melhor em morrer de fome. Quando ela descobriu sobre a morte de Cassie, a vida de Lia ficou mais complicada. Ela começou a se sentir culpada por causa de 33 ligações perdidas e tornou-se cada vez mais compulsiva. Ela nega ter problemas, não quer falar sobre isso e vive em um mundo onde realidade e fantasia se misturam.
Para dizer o mínimo, fiquei chocada com esta história. Mas este não é um choque ruim, é um choque bom. Tenho pensado por que uma pessoa se faria mal. Sempre digo a mim mesma que é porque elas não sabem as consequências, porque não sabem nada sobre este problema e são até egoístas, pensando que a dor delas é maior que a dos outros ao seu redor. Por que alguém morreria de fome por causa de seus próprios desejos? Por que alguém vomita imediatamente após cada refeição? Por que alguém se cortaria voluntariamente? Por que alguém tentaria cometer suicídio?
Garotas de Vidro pode ser um gatilho para quem já sofreu com depressão, automutilação ou distúrbios alimentares – e até quem nunca sofreu, já que depois de estar na cabeça da Lia eu começo a pensar seriamente em procurar um psicólogo. Mas indico para qualquer pessoa, especialmente para aqueles que não entendem esse tipo de doença ou acham que é tudo besteira.
“Por quê?” é a pergunta errada.
Pergunte “Por que não?”
Indico o livro para todas as pessoas, de qualquer idade e sexo. Acho importante entendermos que o tratamento psicológico é importante e que forçar alguém a ficar bom não adianta de nada – é preciso escolher salvar a si mesma.

Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade.
Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.
Título: Garotas de Vidro
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Avaliação do autor:
*Texto por: Pollyanna Santos
Leia Também: Gloob apresenta terceira edição do “Rolê Gloob de Férias” em julho
Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
[…] Leia também: https://nerdrecomenda.com.br/garotas-de-vidro-um-autorrelato/ […]
[…] Leia Também: ABE | Filme com Seu Jorge e Noah Schinapp, astro de “Stranger Things” […]