Grammy | Boygenius, Jon Bastite, Billie Eilish, Olivia Rodrigo, Taylor Swift e Lana Del Rey recebem indicações em categorias que incluem Gravação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano RECEBEM
Gracie Abrams, Ice Spice, Coco Jones, Noah Kahan e The War and Treaty estão indicados na categoria Melhor Artista Novo do Grammy
Universal Music Group (UMG), líder mundial em entretenimento baseado em música, recebeu hoje as indicações ao GRAMMY® para sua família de artistas, compositores, editoras, gravadoras e parceiros distribuídos. Elas abrangem todos os gêneros musicais, incluindo as principais categorias de premiação, lideradas por boygenius (Interscope), Jon Batiste (Verve/Interscope), Billie Eilish (Interscope), Olivia Rodrigo (Geffen/Interscope) e Taylor Swift (Republic), que tiveram seis indicações cada.
Na prestigiosa categoria Melhor Artista Novo do GRAMMY®, as gravadoras UMG receberam cinco indicações: Gracie Abrams (Interscope), Ice Spice (10K Projects/Capitol Records), Coco Jones (Def Jam Recordings), Noah Kahan (Mercury Records/Republic) e The War and Treaty (Mercury Nashville). Um feito que reflete o amplo compromisso da UMG com o desenvolvimento de talentos emergentes em todos os gêneros.
O trio boygenius recebeu indicações nas categorias Gravação do Ano, Melhor Performance de Rock e Melhor Canção de Rock do GRAMMY®, por “Not Strong Enough”, seu álbum de estreia em longa-metragem. O disco foi indicado para Álbum do Ano e Melhor Álbum de Música Alternativa, e “Cool About It” também foi indicada para Melhor Performance de Música Alternativa.
Jon Batiste recebeu indicações para Álbum do Ano (“World Music Radio”), Gravação do Ano (por “Worship”), Canção do Ano e Melhor Performance em Raízes Americanas (por “Butterfly”) do GRAMMY®. O álbum que desafia classificações de gênero musical também recebeu indicações para Melhor Performance em Jazz — por “Movement 18′ (Heroes)” — e Melhor Performance de Duo/Grupo Pop, por sua participação em “Candy Necklace” (Lana Del Rey feat. Jon Batiste).
“Vampire”, de Olivia Rodrigo, recebeu indicações para Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Pop Solo no GRAMMY®. Seu aclamado segundo álbum, “GUTS”, foi indicado para Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop, enquanto “ballad of a homeschooled girl” foi indicada para Melhor Canção de Rock.
Taylor Swift foi a artista mais indicada na prestigiosa categoria Canção do Ano do GRAMMY®, recebendo sua sétima indicação — um recorde — por “Anti-Hero”, que também foi indicada para Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Solo. Swift também recebeu indicações para Álbum do Ano e Álbum Vocal Pop por “Midnights”, e Melhor Performance de Dupla/Grupo Pop, por “KARMA”, com Ice Spice.
Billie Eilish recebeu seis indicações do GRAMMY®, cinco das quais por “What Was I Made For?” (do filme “Barbie”), indicada para Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance Pop Solo, Melhor Canção Escrita para Mídia Visual e Melhor Vídeo Musical, além de Melhor Performance Pop de Duo/Grupo por sua participação em “Never Felt So Alone”, de Labrinth.
Lana Del Rey (Interscope) teve cinco indicações, incluindo Canção do Ano e Melhor Performance de Música Alternativa por “A&W”, Álbum do Ano e Melhor Álbum de Música Alternativa por “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd”, e Melhor Performance de Dupla/Grupo Pop por “Candy Necklace”, com Jon Batiste no GRAMMY®.
Coco Jones (Def Jam Recordings) também foi indicada para cinco prêmios, incluindo Melhor Artista Novo, Melhor Performance de R&B e Melhor Canção de R&B por “ICU”, Melhor Álbum de R&B por “What I Didn’t Tell You (DELUXE)”, e Melhor Performance de R&B Tradicional por sua participação em “Simple” (Babyface ft. Coco Jones).
O GRAMMY® reconheceu a família de artistas da UMG nas categorias de Melhor Álbum, abrangendo vários gêneros. As indicações em Melhor Álbum de Rap foram para Drake & 21 Savage (OVO/Republic) por “Her Loss”, Metro Boomin (Republic/Boominati) por “Heroes & Villains” e Killer Mike (Concord) por “Michael”; em Melhor Álbum de R&B, foram para Babyface (Capitol Records) por “Girls Night Out”, Summer Walker (Interscope), por “CLEAR 2: SOFT LIFE EP”, Coco Jones, por “What I Didn’t Tell You (Deluxe)” e Emily King (ATO Records/Virgin Music Group), por “Special Occasion”.
Uma indicação para Melhor Álbum de Rock foi para Greta Van Fleet (Lava Records/Republic) por “Starcatcher”; em Melhor Álbum de Country, para Brothers Osborne (EMI Records Nashville) pelo álbum “Brothers Osborne”. James Blake (Republic) foi indicado em Melhor Álbum de Dance/Eletrônico, por “Playing Robots Into Heaven”, assim como The Chemical Brothers (Republic), por “For That Beautiful Feeling”. Em Melhor Álbum de R&B Progressivo, veio indicação para 6LACK (Interscope) por “Since I have A Lover”. Buju Banton (Roc Nation/Def Jam Recordings) foi indicado para Melhor Álbum de Reggae por “Born For Greatness”.
Na categoria Melhor Álbum de Jazz Alternativo, Arooj Aftab (Verve) foi indicado por “Love In Exile”, Meshell Ndegeocello (Blue Note), por “The Omnichord Real Book”, e Cory Henry (Henry House Entertainment) por “Live At The Piano”. Outras indicações notáveis nas categorias Jazz, Pop Tradicional, Instrumental Contemporâneo e Teatro Musical foram Ivan Lins com a Orquestra Sinfônica de Tblisi (Resonance Records/Virgin Music Group), por “My Heart Speaks” (Melhor Álbum de Jazz Latino); Julian Lage (Blue Note), Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo, por “The Layers”, e, na categoria Melhor Álbum de Teatro Musical, “Parade” (2023 Broadway Cast) (Interscope) e “Some Like It Hot” (Original Broadway Cast) (Concord).
Billy Strings (Concord) recebeu uma indicação para Melhor Álbum de Bluegrass por “Me/And/Dad”. Allison Russell (Concord) foi indicada para Melhor Álbum de Americana por “The Returner”. “Death Wish Blues”, de Samantha Fish e Jesse Dayton (Concord), foi indicado para Melhor Álbum de Blues Contemporâneo, e Old Crow Medicine Show (ATO Records/Virgin Music Group) recebeu uma indicação para Melhor Álbum de Folk por “Jubilee”.
Coi Leray (Uptown Records/Republic) foi indicada por Melhor Performance em Rap Melódico, por “Players”; Drake & 21 Savage foram indicados nessa mesma categoria, por “Spin Bout U”, e também na de Melhor Performance de Rap, por “Rich Flex”. O rapper Killer Mike (Concord) teve indicações por Melhor Canção de Rap e Melhor Performance de Rap por “Scientists & Engineers” featuring André 3000, Future e Eryn Allen Kane, com produção de James Blake.
Os Black Pumas (ATO Records/Virgin Music Group) foram indicados na categoria Melhor Performance de Rock por “More Than A Love Song”, e os Rolling Stones (Interscope) receberam sua décima terceira indicação ao Grammy, com “Angry”, apontada na categoria Melhor Canção de Rock. Troye Sivan (Capitol Records) recebeu uma indicação por “Rush” na categoria Melhor Gravação Pop Dance, e James Blake também recebeu indicação na categoria Melhor Gravação Dance/Eletrônica, por “Loading”.
Samara Joy (Verve), vencedora do prêmio de Melhor Artista Novo no GRAMMYs® de 2023, recebeu uma indicação para Melhor Performance de Jazz por “Tight”; “Lush Life”, arranjada por Kendric McCallister, foi indicada para Melhor Arranjo, Instrumentos e Vocais. Também foram indicados para Melhor Performance de Jazz “Movement 18′ (Heroes)”, de Jon Batiste, e “Vulnerable (LIVE)”, de Adam Blackstone Featuring the Baylor Project & Russell Ferrante (Capitol Christian Music Group).
A indicação de Melhor Performance de Metal foi dada ao Ghost (Concord) por “Phantom Of The Opera”. Uma indicação para Melhor Performance de R&B foi para Robert Glasper (Concord) feat. SiR & Alex Isley, que também foi indicado para Melhor Canção de R&B, e uma indicação para Melhor Performance de R&B Tradicional também foi para Babyface (Capitol Records) por “Simple” (com Coco Jones).
Nas categorias Country, Chris Stapleton (Mercury Nashville) recebeu três indicações: Melhor Performance Solo Country e Melhor Canção Country, por “White Horse”, e Melhor Performance de Duo/Grupo Country por sua participação em “We Don’t Fight Anymore”, de Carly Pearce (Big Machine Label Group).
As indicações para Melhor Performance de Dupla/Grupo Country foram para Dierks Bentley (Capitol Records Nashville) com Billy Strings por “High Note”, Brothers Osborne por “Nobody’s Nobody” e Vince Gill & Paul Franklin (MCA Nashville) por “Kissing Your Picture (Is So Cold)”. “Last Night”, de Morgan Wallen (Republic), também foi indicada para Melhor Canção Country.
Madison Cunningham (Verve), por “Inventing The Wheel”, e Allison Russell (Concord), por “Eve Was Black”, foram indicados na categoria Melhor Performance de Raízes Americanas. Russell também foi indicada para Melhor Performance Americana e Melhor Canção de Raízes Americanas por “The Returner”. “The Blank Page”, do duo The War And Treaty, também foi indicada para Melhor Canção de Raízes Americanas.
“Black Panther: Wakanda Forever – Music From And Inspired By” (Def Jam Recordings) e “Guardians of The Galaxy, Vol.3: Awesome Mix Vol.3” (DISNEY) foram indicados para elhor Trilha Sonora de Compilação para Mídia Visual. As trilhas de Ludwig Göransson para “Black Panther: Wakanda Forever” (DISNEY) e de John Williams para “Indiana Jones And The Dial of Destiny” (DISNEY) foram indicadas para Melhor Trilha Sonora de Compilação para Mídia Visual (Inclui Filme e Televisão). “Lift Me Up”, interpretada por Rihanna, em “Black Panther: Wakanda Forever” – e “Barbie World”, de “Barbie — The Movie”, interpretada por Nicki Minaj (Republic Records) e Ice Spice, com feat. do grupo Aqua (UMe) foram indicadas para Melhor Canção Escrita para Mídia Visual.
Uma indicação de Melhor Trilha Sonora para Videogames e Outras Mídias Interativas foi dada a “Star Wars Jedi: Survivor” (Disney) e, na categoria Melhor Vídeo Musical, “I’m Only Sleeping”, dos Beatles (UMe), “What I Was Made For”, de Billie Eilish, “Count Me Out”, de Kendrick Lamar (Interscope) e “Rush”, de Troye Sivan, receberam indicações.
Na categoria de Melhor Filme Musical, “Querida Mamãe” (“Dear Mama”), série documental sobre Tupac Shakur produzido por Polygram Entertainment, UMPG e Interscope Films, recebeu uma indicação, ao lado de outros dois documentários sobre artistas contratados da UMG: “Lewis Capaldi — How I’m Feeling Now” (Netflix), sobre Lewis Capaldi (Capitol Records), e Kendrick Lamar (Interscope), por seu filme “Live From Paris, the Big Steppers Tour”.
Nas categorias de música latina, Juanes (UMLE) foi indicado para Melhor Rock Latino ou Alternativo por “Vida Cotidiana”. Na categoria Melhor Álbum de Música Urbana, Karol G (Interscope), por “Mañana Será Bonito”, e Tainy (Neon16/Virgin Music Group), por “Data”, receberam indicações. A indicação de Melhor Performance Musical Global foi para “Shadow Forces”, de Arooj Aftab, Vijay Iyer e Shahzad Ismaily (Verve).
Nas categorias Gospel, as indicações para Melhor Álbum Gospel foram para Tasha Cobbs Leonard (Capitol Christian Music Group) por “Hymns (Live)”, Tye Tribbett (CCMG) por “All Things New: Live in Orlando”, e Erica Campbell (SoNo Recording Group/Virgin Music Group) por “I Love You”. A indicação para Melhor Álbum de Roots Gospel foi para Gaither Vocal Band (CCMG) por “Shine: The Darker The Night, The Brighter The Light“. A indicação para Melhor Álbum de Música Cristã Contemporânea foi para Blessing Offor (CCMG) por “My Tribe”.
Na categoria Melhor Performance/Canção Gospel, uma indicação foi para “God Is Good”, de Stanley Brown (CCMG) (com participação de Hezekiah Walker, Kierra Sheard e Karen Clark Sheard; Stanley Brown, Kaylah Jiavanni Harvey, Rodney Jenkins, Elyse Victoria Johnson, J. Drew Sheard II, Karen V Clark Sheard, Kierra Valencia Sheard, Hezekiah Walker) e Erica Campbell por “Feel Alright (Blessed)”. Em Melhor Performance/Canção de Música Cristã Contemporânea, as indicações foram para “Firm Foundation (He Won’t) (Live)”, de Cody Carnes (CCMG), “Believe”, de Blessing Offor, e “Your Power”, de Lecrae & Tasha Cobbs Leonard (CCMG).
Nas categorias de música clássica, a indicação para Melhor Performance Orquestral foi para Yannick Nézet-Séguin, regente (The Philadelphia Orchestra), por “Price: Symphony No. 4; Dawson: Negro Folk Symphony” (Deutsche Grammophon), e a indicação para Melhor Solo Instrumental Clássico foi para Yuja Wang; Teddy Abrams, regente (Louisville Orchestra) (Deutsche Grammophon) por “The American Project”. Chick Corea (Concord) recebeu uma indicação para Melhor Compêndio Clássico por “Sardinia”.
Ólafur Arnalds (Mercury KX/Decca) foi indicado para Melhor Álbum de New Age, Ambient ou Canto, por “Some Kind of Peace” (Piano Reworks) e “Helena’s Theme”, de John Williams (Disney), foi indicado para Melhor Composição Instrumental. “Multitudes”, de Feist (Interscope/Universal Music France) “the record”, do trio boygenius, foram indicados para Melhor Engenharia em Álbum não clássico. “Blue Clear Sky” (MCA Nashville), de George Strait, foi indicado para Melhor Álbum de Áudio Imersivo. Na categoria Melhor Arranjo, Instrumental ou A Cappella, “Folsom Prison Blues”, de The String Revolution Featuring Tommy Emmanuel (CIA Records), foi indicado.
Os selos da UMG e seus parceiros em distribuição também receberam indicações para Melhores Notas de Álbum por “Written In Their Soul: The Stax Songwriter Demos” (Concord) e “Evenings At The Village Gate: John Coltrane With Eric Dolphy Live” (Verve). Na categoria Melhor Caixa ou Pacote de Edição Limitada Especial, a indicação foi para “Bo Burnham’s Inside: Deluxe Box Set” (Bo Burnham/Imperial Distribution). “Electrophonic Chronic”, de The Arcs (Concord) foi indicado como Melhor Pacote de Gravação, e “Written In Their Soul: The Stax Songwriter Demos” (Concord). Também teve indicação como Melhor Álbum Histórico.
Além disso, os artistas gravados e distribuídos pela UMG, incluindo Kacey Musgraves, Tank And The Bangas, Ellie Goulding, J. Cole, Kendrick Lamar, Coi Leray, Jacob Collier, entre outros, receberam indicações adicionais na categoria de gravações e performances no GRAMMY®.
A 66ª edição anual do GRAMMY® Awards será realizada no domingo, 4 de fevereiro de 2024, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, e será transmitida ao vivo pela CBS e ao vivo e sob demanda pela Paramount+.
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