Após workshops gratuitos, Mostra Play! tem exposição com obras feitas pelos alunos em São Paulo
As atividades foram ministradas pelos artistas Letícia Pantoja e coletivo Noisetupi nas OSCs Casa da Amizade e Liga Solidária
Integrando o mundo virtual no espaço urbano há uma década, a Mostra PLAY! Game Arte Urbana expande o valor cultural do vídeo e dos jogos interativos para uma forma de arte, propondo que a noção de jogar se torne uma ferramenta plural para intensificar a experiência cidadã e ainda, estimular um uso qualificado e democrático do espaço público. Em 2024, o evento acontece em dois momentos: o primeiro, já realizado, em workshops gratuitos para crianças e adolescentes que frequentam as OSCs Casa da Amizade e Liga Solidária, e o segundo, em duas exposições interativas dessas obras criadas pelos próprios alunos. A exposição já está funcionando e fica até o dia 07 de dezembro.
A Casa da Amizade, recebeu o workshop “Colagem Digital, Animação e IA” com Letícia Pantoja. Os encontros exploraram a criação artística de forma interativa e claro, a forma prática. No dia 20 de novembro, os alunos e familiares compareceram na Casa da Amizade para interagir com as obras e cenários criados pelos mesmo. Dentro da mostra, eles tiveram a oportunidade de ver a magia acontecer, através de botões físicos, manipulando a posição de suas animações e experimentando a fusão entre a arte e tecnologia de maneira envolvente.
Já na Liga Solidária, aconteceu o workshop “Gamemaker Findscape” com Noisetupi. Durante um mês, os participantes desenvolveram todos os elementos do jogo eletrônico de mecânica linear, chamado Findscape – jogo digital com estética inspirada no clássico REZ, em que a jogabilidade se baseia em atravessar obstáculos ao pressionar sequências corretas de botões coloridos e de diferentes formas. Essas ações são determinadas por comandos gerados na tela do jogo em painel de LED.
Nos encontros, os alunos produziram desde a história e narrativa, como elementos gráficos, obstáculos, criação do controle através de botões, criação dos elementos sonoros correspondentes e pôsteres de divulgação da Game Arte.
Foram criados quatro diferentes versões com as temáticas racismo, bulliyng, sustentabilidade e Hip Hop.
As ações aconteceram em 4 módulos, atuando com turmas de participantes distintos: Narrativa, Sound Design, Design Gráfico e Findscape Interface. Os participantes construiram§ colaborativamente todas as etapas do jogo Findscape, inclusive um controle físico com botões para jogar a obra de game arte conectado ao painel de LED.
Agora, anota aí! Entre os dias 25 de novembro e 07 de dezembro, estão previstos 3.000 frequentadores de 07 a 70 anos, além de familiares e comunidade, na Liga Solidária para conferir a Mostra Play!. Por lá estarão expostas a obra interativa IA.Vatar, que permitirá ao público combinar e interagir com avatares animados em diferentes universos lúdicos. A Game Arte Findscape criada em colaboração com alunos dos CCA Bem-te-vi e CCA Beija-Flor da Liga Solidária.
Também compõe a programação a obra visual ISSOMEMO. A videoarte concebida por Artur Souza (tttttuto) e produzida pela polvo.studio é inspirada em menus de jogos clássicos. A obra propõe uma catalogação artística e videográfica de passos e coreografias de danças urbanas contemporâneas, disseminadas pelos centros e periferias de inúmeras cidades espalhadas pelo Brasil.
E as exposições não ficaram apenas nas OSCs, como de praxe, as criações resultantes dos workshops também farão parte da mostra expositiva Play! em espaço público no ano que vem, de forma a expor em grande escala suas narrativas e evidenciar o potencial criativo dessas crianças e adolescentes.
“Acreditamos que com a participação em iniciativas culturais e através da arte, os jovens encontram uma forma de expressar suas emoções e experiências. Ver suas criações expostas em espaços públicos contribui para o aumento da autoestima e confiança, validando suas vozes e talentos.“, conta a curadora da Mostra, Marília Pasculli.
A produção da Mostra PLAY! Game Arte Urbana é da Cult.Bit, produtora especializada em arte digital, encabeçada por Marília Pasculli e João Frugiuele. A curadoria é de Marília Pasculli. O patrocínio é do Grupo GPS e Even, e a realização é da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo.
SERVIÇO:
Exposição das obras de Game Arte Findscape
Onde? Liga Solidária – Complexo Educacional Educandário Dom Duarte.
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5.985, Jardim Esmeralda, São Paulo -SP.
Quando? 25 de novembro a 08 de dezembro
Gratuito
CRONOGRAMA:
Mostra Play! Game Arte Urbana
Onde? Casa da Amizade
Rua Itamotinga, 51. Paraisópolis, São Paulo -SP.
Nos dias 06/11 e 13/11 – Workshop “Colagem Digital, Animação e IA” com Letícia Pantoja.
20/11 (quarta-feira): Exposição de obras e cenários criados pelos alunos.
Onde? Liga Solidária – Complexo Educacional Educandário Dom Duarte.
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5.985, Jardim Esmeralda, São Paulo -SP.
Novembro: Workshop “Gamemaker Findscape” com Noisetupi
25 de novembro a 08 de dezembro: Game Arte Findscape.
Comentários