One Piece Film RED – O primeiro filme do anime a estrear nos cinemas do Brasil
Pela primeira vez um filme da franquia One Piece chega às telinhas brasileiras. One Piece Film RED estreia dia 02 de novembro
Em 2022, One Piece comemorou seu 25º aniversário. Com mais de 1000 capítulos lançados, essa é a primeira vez que um longa da famosa franquia será exibido nos cinemas brasileiros, tanto na versão legendada quanto dublada, que contou com um trabalho caprichadíssimo de adaptação por parte da equipe de dublagem.
One Piece Film RED, com 30 dias em cartaz, já arrecadou 12,953 bilhões de ienes (aproximadamente 476 milhões de reais) e se tornou o 9º filme de anime com a maior bilheteria da história do Japão. Mas o que você precisa saber para assistir ao filme preparado, ou, pelo menos, sem tomar spoiler?
Cronologia
One Piece Film RED se passa logo depois dos acontecimento do arco de Wano (episódios 957-atual do anime). Figuras importantes de arcos anteriores, como o de Whole Cake e Dressrosa, incluindo novos integrantes da tripulação dos chapéus de palha, têm participação garantida no filme, portanto vá preparado para alguns pequenos spoilers caso ainda não tenha chegado nessa parte da história.
Apesar de ser uma aventura à parte do mangá, o enredo se utilizada de assuntos relevantes do plot original para encaminhar a história e gerenciar as motivações de cada personagem. Para ajudar nessa mistura entre canônico e não canônico, o anime chegou a lançar 2 episódios especiais (1029-1030) contando sobre o tempo em que Luffy dividiu a infância com Uta, a personagem lançada no filme.
Sobre o que é One Piece Film RED?
Tirando uma folguinha, Luffy e sua tripulação vão até Elegia, o antigo país da música, onde está acontecendo um enorme evento: o show da maior cantora do mundo, Uta! E como se não bastasse ser a queridinho do mundo, Uta é ninguém mais, ninguém menos, do que a filha de Shanks, o Ruivo!!!
Apesar do feliz reencontro entre os amigos das antigas, as coisas logo começam a ficar estranhas. Por motivos desconhecidos a Marinha e o Governo Mundial estão de olho em Uta, e parece que eles têm motivos pra isso, afinal, este divertido show esconde um plano sinistro e utópico da jovem cantora.
Os chapéus de Palha terão agora que lidar com dois grandes problemas: proteger Uta contra as ações precipitadas da Marinha, e entender como a Uta que Luffy conheceu na infância cresceu com tamanha aversão aos piratas que cuidaram dela por tanto tempo.
As Músicas
Se tem uma coisa que você pode ir com altas expectativas em One Piece Film RED são as músicas!
Uta comeu a “uta uta no mi” (fruta das canções), e uma vez que seus poderes são baseados em música você vai ver cada cena de batalha sendo transformada em verdadeiros video-clipes musicais. E não pense que é qualquer musiquinha não, a trilha sonora é INCRÍVEL!!!
Todas as músicas especialmente produzidas para o filme contam com a voz sensacional da Ado, um fenômeno jovem da música pop japonesa. As canções não são pra qualquer um, e juntam o que há de melhor nos ritmos vocaloids, as vibes arrebatadoras das aberturas de One Piece, e a voz cativante e emocional da Ado (sério, os vocais dessa menina não são de Deus).
Cada uma das 7 canções do filme possuem um clipe próprio no canal do Youtube da cantora. Vale muito a pena conferir! A discografia completa está disponível no Spotify, e como extra você pode ouvir a versão da Uta cantando a icônica “Bink’s no Sake”.
Na versão brasileira, tanto a voz falada quanto cantada da personagem ficou por conta da dubladora Bianca Alencar, que aguentou o tranco das músicas complicadíssimas e entregou uma Uta que expressa os mesmos sentimentos intensos do original.
One Piece Film RED é bom?
O novo filme da franquia de One Piece é divertido, emotivo, e cheio de cenas de batalha que te deixam sem piscar. Para os fãs de anime shounen, nada se compara a ver seus personagens favoritos utilizando seus poderes em cenas bem produzidas e coreografadas. Isso o filme RED entrega com louvor.
A produção, no entanto, não passa sem algumas críticas.
O filme RED não chega a ser um musical, é apenas um filme com várias performances musicais. Exatamente porque as músicas não fazem parte da construção e desenvolvimento dos personagens (talvez com exceção da canção “Where the Wind Blows”) a passagem entre cenas faladas e cantadas as vezes fica um pouco forçada. No início do filme, por exemplo, quando muitas das cenas musicais acontecem com pouco tempo entre uma e outra, trabalhando o mesmo assunto, pode gerar certo cansaço no espectador, que fica esperando até praticamente o meio do segundo ato para que os personagens comecem realmente a se movimentar.
A espera, no entanto, é bem recompensada com o ritmo rápido do terceiro ato, o clímax emocional, e é claro, a chegada de Shanks e sua tripulação, de quem os fãs de One Piece têm esperado uma aparição maior há muuuuito tempo.
One Piece Filme RED estreia oficialmente dia 02 de novembro e os ingressos já podem ser comprados antecipadamente em cinemas de todo o Brasil.
Texto por: Larissa Diniz (@kitsune.literaria)
[…] Nossa redatora do Nerd, Larissa Diniz, teve a honra de acompanhar o filme e a entrevista com os dubladores e traz todos os detalhes aqui: One Piece Film RED – O primeiro filme do anime a estrear nos cinemas do Brasil […]
[…] distribuição da Diamond Films, ONE PIECE FILM RED chegou nas telonas do Brasil na última semana e já levou milhares de brasileiros para os […]
[…] aqui o que o Nerd Recomenda achou de One Piece Film […]