Origens Secretas - Nerd Recomenda

Origens Secretas: Confira curiosidades sobre o longa

 Filme espanhol mistura referências do mundo geek com suspense policial

 

Recentemente a Netflix lançou, com coprodução hispano-argentina, o filme Origens Secretas. A trama se passa em Madri, capital da Espanha, onde um serial killer tenta recriar as primeiras aparições de super-heróis famosos dos quadrinhos assassinando pessoas anônimas. Para resolver o caso, um detetive recém transferido para a capital, David (Javer Rey), conta com a ajuda inusitada de duas pessoas, um nerd viciado em quadrinhos, Jorge Elías (Brays Efe) e Norma (Verónica Echegui), chefe da delegacia de homicídios, fã de cosplays.  

Origens Secretas está recheado de citações do mundo geek, como referências a HQs, alternando entre os universos Marvel e DC, sagas famosas como Harry Potter, Senhor dos Anéis e Star Wars, séries como Game of Thrones e referência dos Cavaleiros do Zodíaco, além do aparecimento de diversos cosplays ao longo do filme.

Se você ainda não assistiu, corre pra Netflix e depois volte aqui para conferir, POIS ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO FILME.

Quadrinhos Origens Secretas 

Origens Secretas
Em Origem Secretas ainda podemos ver um pouco de curiosidades sobre HQ´s. Capa de Incrível Hulk (1962) – Capítulo 01 – Imagem: HQ Dragon

No filme, ainda podemos ver um pouco de algumas curiosidades sobre o mundo dos quadrinho. O personagem de Brays Efe, que interpreta o nerd, dá algumas explicações sobre a cor cinza do Hulk, mas a verdadeira razão é que na época das primeiras edições de quadrinhos, aplicar o cinza era complicado para o colorista e gráficas. Stan Lee, insatisfeito com a qualidade da cor do herói nas revistas, troca por uma menos complicadam surgindo assim, o Hulk verde que conhecemos hoje.

Os X-Men aparecem no filme como um pedaço do quadrinho escrito “The Uncanny, que só iria aparecer na edição número 114 como um logotipo para o grupo, pois até então, Stan Lee e Jack Kirby teriam criado as histórias como simplemente “X-Men”. 

Batman 

 O personagem de Javier Rey, o detetive transferido, pode ter sido uma homenagem ao nome de David V., que corresponderia ao americano David V. Reed (1914-2014), um dos mais importantes roteiristas de Batman nos anos 50, responsável por exemplo, pela criação do personagem Pistoleiro.  

Outras referências ao universo de Batman são as semelhantes histórias da morte dos pais do detetive, que foram executados durante um assalto depois de uma ida ao cinema. 

A morte do vilão no tanque químico, cena presente no filme Origens Secretas, faz referência a morte do personagem Coringa no quadrinho “A Piada Mortal”, de 1988. Na cena do longa metragem da Netflix, o próprio diretor diz ter sido uma homenagem a Tim Burton, cineasta, que fez o filme Batman, de 1989. 

Diretor David Galán Galindo 

Origens Secretas
David Galán Galindo de Doutor Jones em Origens Secretas

A produção do filme foi baseada no livro com o mesmo nome “Orígenes secretos – Los Héroes no Existen”, do autor David Galán Galindo, sendo o diretor e roteirista do longa. Ao apresentar o projeto para os produtores, pensaram que seria um filme de comédia ou uma paródia de super-heróis, mas David logo explicou que Origens Secretas levaria a história a sério. 

Gerry Conway, escritor de histórias em quadrinhos, mas conhecido como co-criador dos anti herois da Marvel Comics, chegou a elogiar o filme Origens Secretas para o próprio diretor. David também participa em uma das cenas como cosplay, vestido de Doutor Jones (Sean Connery) de “Indiana Jones e a Última Cruzada“.

Stan Lee 

Origens Secretas
Jonathan D. Mellor como Stan Lee em Origens Secretas (2020)

Como em todos os filmes de super-heróis da Marvel, Stan Lee faz uma participação especial em uma das cenas. Em Origens Secretas, o longa faz uma homenagem com ele vestido de entregador (como no primeiro filme “Quarteto Fantástico” de 2005), sendo interpretado pelo ator britânico Jonathan D. Mellor.

Outras curiosidades 

O cenário da loja de quadrinhos de Elias foi criado em um bairro de Madri, chamado Usera Os moradores do local acharam que a loja estava inaugurando na cidade, mas então ficaram desapontados e não queriam acreditar que na verdade, a loja fazia parte de um cenário para um filme.  

E por fim, Origens Secretas teria sua estreia no “Festival de Málaga”, mas devido a COVID-19, o filme foi lançado direto na Netflix. 

Leia Também: Especial Pixar Fest: 10 frases épicas das animações da Pixar

Siga o @Nerdrecomenda nas redes sociais

Facebook | Twitter | Instagram

 

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: