Seja bem-vindo!

Por: Galbi Junior 29/10/2022
0
Post Thumbnail

Retorno da Lenda entrega história simples, porém satisfatória

O filme de faroeste também conhecido como “Old Henry” se destaca mais nas questões técnicas e não na história nada surpreendente, porém coesa

Os amantes de filmes de faroeste podem estar sentindo falta de boas produções recentemente, porém Retorno da Lenda, no original “Old Henry”, pode ter chegado para mudar isso. O longa dirigido por Potsy Ponciroli possui a seguinte sinopse:

“Henry já foi o fora-da-lei mais temido e buscado do Oeste, mas vive uma vida tranquila na fazenda para proteger seu filho. Até que um forasteiro chega às suas terras ameaçando sua paz, forçando-o a revelar sua verdadeira identidade: Billy The Kid.”

Retorno da Lenda tem sua história contada no ano de 1906 e, embora não tenha nada muito inovador, ainda consegue ser um ótimo filme, prometendo agradar aqueles que gostam de um bom faroeste. 

A produção chega no Brasil nesta sexta-feira, 28 de outubro, com distribuição da Synapse Distribution e podendo ser comprada ou alugada nas plataformas digitais iTunes (Apple), Vivo Play, Google (YouTube) e Claro TV+, nas versões legendadas e dubladas.

A história de Retorno da Lenda

Retorno da Lenda
Imagem: Retorno da Lenda

Embora traga uma história simples, Retorno da Lenda consegue prender a atenção do telespectador para saber como a situação que nos é apresentada será resolvida. A narrativa se concentra especialmente no mistério do personagem Henry, interpretado de forma excelente por Tim Blake Nelson (Watchmen e O Incrível Hulk).

Tim Blake consegue transparecer toda a dor que a antiga vida de Henry lhe causou, o tornando uma pessoa amarga e doída, porém que ainda se preocupa e somente vive por aqueles poucos que restaram em sua vida, especialmente seu filho Wyatt, interpretado no filme por Gavin Lewis. Além do passado de Henry, a relação com Wyatt também é um dos pontos principais e fortes do filme, já que quase todos os problemas surgem da vontade do pai de proteger seu filho.

Tim Blake e Gabin Lewis entregam atuações de excelência, mostrando a relação conturbada de pai e filho, mas ainda mostrando que existe amor entre os dois. Embora a motivação dos vilões da história seja algo bastante simples, que não vamos comentar para evitar o máximo de spoilers possível, ela se encaixa perfeitamente com a época em que a trama se passa e, especialmente, com a história de faroeste que estamos presenciando.

Um outro ponto bastante interessante da história a que somos apresentados, é justamente os plots twists que recebemos. Além de todo o mistério do passado de Henry como Billy The Kid, ainda temos os mistérios envolta dos personagens Curry (Scott Haze) e Ketchum (Stephen Dorff). 

Como dito antes, a narrativa não é nada inovadora, não inovando e nem se arriscando muito, de tal forma que, na maioria dos casos, até mesmo os plot twists são previsíveis, especialmente o mostrado no momento final. Contudo, essa também acaba sendo uma grande vantagem do filme, já que o foco nos personagens ao invés de uma grandiosa história, acaba sendo perfeito para prender a atenção dos telespectadores, que querem saber mais sobre o passado dos mesmos, o que irá acontecer com Henry e Wyatt, como a relação deles será desenvolvida e o que o final de Retorno da Lenda promete para ambos.

Devido ao seu foco nos personagens, a relação de Henry e Wyatt, junto do envolvimento dos antagonistas, acaba sendo abordada de forma lenta, mas bastante interessante, o que é bastante comum quando o foco da história está no desenvolvimento dos personagens, e não nos grandes acontecimentos narrativos.

Quesitos técnicos de Retorno da Lenda

Retorno da Lenda
Imagem: Retorno da Lenda

Além das excelentes atuações de Retorno da Lenda, neste ponto valendo destacar novamente o grandioso trabalho de Tim Blake Nelson como Henry, também temos outras questões técnicas que se destacam.

Os principais pontos que valem destacar são as ótimas caracterização de cenários e de personagens para a época de 1906, onde temos visuais clássicos e já conhecidos de obras de faroeste. Além disso, a trilha sonora, desde o começo, se apresenta como algo tenso e apreensivo, onde certamente ela contribui de forma certeira para prender a atenção desde o começo. 

As cenas de ação de Retorno da Lenda, embora pontuais, não ficam muito atrás dos outros pontos que abordamos. Como um bom faroeste que se preze, temos ótimos momentos de tiroteio e perseguição. Isso, misturado com o suspense que a história possui enquanto nos apresenta os principais pontos da trama, faz com que torçamos para Henry e Wyatt, ficando a todo momento na frente da TV esperando a resolução de tudo. 

Vale a pena assistir?

Retorno da Lenda
Imagem: Retorno da Lenda

De forma bem direta, podemos dizer que sim, Retorno da Lenda (Old Henry), vale bastante a pena, especialmente se você é uma pessoa que gosta de faroestes. Mesmo com seus problemas, como a história que pouco arrisca, você vai se interessar pelos personagens, vai se impressionar com as ótimas atuações e receberá um final satisfatório, embora previsível. 

Caso ainda tenha dúvidas, vale ressaltar que o filme foi muito bem aceito tanto pela crítica, como pelo público no Rotten Tomatoes, o que é bastante difícil de acontecer. Pela crítica, o filme recebeu o selo “Fresh”, com uma aprovação de 94%. Já pelo público, a nota não fica muito atrás, sendo de 91%.

Texto por: Galbi Junior

Old Henry Retorno da Lenda Synapse Distribution Tim Blake Nelson
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário