Seja bem-vindo!

Por: Letícia Bortoleto Vargas 18/10/2021
2
Post Thumbnail

Riordanverso: Um pouquinho de Percy Jackson para sua vida

“Olhe, eu não queria ser um meio-sangue. Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo.”

Percy Jackson e os Olimpianos é uma saga de livros de fantasia que mistura mitologia grega com o Século XXI, voltada para o público infanto-juvenil (o que não quer dizer que você, adulto, não possa ler e se divertir). A saga de livros é de autoria de Rick Riordan, escritor norte-americano que possui várias obras publicadas, inclusive focadas em outras mitologias como a nórdica e a egípcia. No Brasil, os livros de Rick Riordan foram publicados pela Intrínseca.

Percy Jackson, nosso carismático protagonista, é um menino de 12 anos que vivia uma vida “normal”, apesar de viver trocando de escola por se meter em todo tipo de confusão e ter dificuldade de aprendizado, por conta da dislexia e TDAH. Num belo dia de passeio escolar, ele é atacado por uma Fúria e acaba descobrindo ser um semideus (fruto da união de uma humana com um Deus).

Como o mundo é um lugar perigoso para semideuses, já que eles atraem monstros, os jovens costumam ir para o Acampamento Meio Sangue, um local mágico que os protege e ensina a sobreviver. Percy, com a ajuda de seu amigo e protetor Grover Underwood, consegue chegar ao acampamento, porém sua mãe acaba sendo aprisionada pelo minotauro no processo e indo para o mundo inferior.

Já no acampamento, vamos conhecendo mais sobre o universo dos semideuses, o dia a dia dos campistas e descobrimos que Percy é filho de Poseidon, deus dos mares, o que é “um crime”, já que Poseidon faz parte de um dos três grandes deuses (com Zeus e Hades) e, segundo uma promessa entre eles, não poderia ter filhos, pois estes seriam muito poderosos e perigosos. Parece que não deu muito certo, não é mesmo…

Percy Jackson

Como tudo sempre pode piorar, Percy está sendo acusado de ter roubado o raio mestre de Zeus (oi?), de forma que ele, Grover e Annabeth Chase (campista, filha de Atena) saem numa aventura pelos Estados Unidos para tentar recuperar esse bendito raio.

Resumidamente essa é a premissa do primeiro livro da saga. Ao longo do trajeto os personagens vão topar com vários monstros e provações, tudo segundo a profecia do Oráculo de Delfos. Isso porque, antes de qualquer missão, os campistas precisam de uma profecia, que vai se concretizando ao longo da história. Essa aqui, por exemplo, é a profecia do primeiro livro:

“Você irá para o oeste, e irá enfrentar o deus que se tornou desleal.
Você irá encontrar o que foi roubado, e o verá devolvido em segurança.
Você será traído por aquele que o chama de amigo.
E, no fim, irá fracassar em salvar aquilo que mais importa.”

Já no começo do livro, alguns personagens dão a entender que existe uma “grande profecia”, possivelmente envolvendo o Percy, mas ninguém conta para ele do que se trata, então tanto ele, como nós ficamos encucados com isso. Essa grande profecia é um gancho que vai se desenrolar lá no último livro, com várias reviravoltas ao longo da trama.

Percy Jackson

Uma das primeiras coisas que posso dizer que gosto muito é da personalidade do protagonista. Percy é um jovem muito amigável e leal, ele não tem medo de arriscar a própria vida para ajudar seus amigos. Além disso, tem o sarcasmo que acompanha esse menino ao longo da história e tira boas risadas de quem está lendo. Percy também não curte muito a forma como os deuses resolvem (ou deixam para os semideuses resolver) seus problemas, de forma que ele às vezes tem até umas respostas arrogantes na manga.

Annabeth Chase

O cérebro do trio. Filha de Atena, a jovem é uma estrategista natural, tem forte personalidade e ama arquitetura. Ela vive no acampamento há vários anos, tendo chegado bem pequena, após fugir de casa, também com a ajuda de Grover e outros dois semideuses. A chegada de Percy foi a oportunidade que ela precisava para conseguir embarcar numa missão, coisa que ela sempre quis e, a partir dessa missão sua relação com Percy só cresce ao longo dos livros.

Grover Underwood

Um sátiro alegre e otimista. Sua responsabilidade é de proteger e resgatar semideuses para leva-los ao acampamento, mas seu maior sonho é de encontrar o deus Pã, que a muito desapareceu, fazendo com que vários sátiros saíssem à sua procura.

Outros personagens vão se destacando ao longo dos livros, ganhando importância na trama e tornando o grupo de Percy até mais plural. A forma de escrever de Rick Riordan é leve e divertida, começando pelos títulos dos capítulos, cada um mais inusitado do que o outro, e isso é uma marca do autor, coisa que ele leva em várias outras sagas que chegaram depois de Percy.

Adaptações cinematográficas… não existem!

É uma mentira que queríamos que fosse verdade, já que os dois únicos filmes que adaptam, respectivamente, o primeiro e segundo livro, foram um fiasco, mudando vários traços da história que fazem parte da base de tudo, como as pessoas envolvidas no roubo do raio mestre de Zeus, a questão da profecia foi completamente esquecida.

Percy Jackson
Musical O Ladrão de Raios

Além disso, tem o fato de escalarem atores muito velhos para interpretar o trio principal. São bons atores, sim, mas o certo seria trazerem jovens na média de 11 a 13 anos, não adultos. O próprio autor falou que o roteiro estava ruim e seria melhor rever, mas foi ignorado com sucesso.

Porém, após muita luta, várias hashtags, finalmente os fãs terão uma adaptação fiel aos livros. Uma série, produzida pelo Disney+ que conta com a presença do autor na equipe de produção e tomada de decisões. Estamos esperançosos!

Ainda, para os fãs de teatro, existe uma versão musical de Percy Jackson e o ladrão de raios que foi muito bem criticada e tem músicas ótimas. Inclusive, a galera que produziu o musical também está envolvida na produção da série para o Disney+.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma saga de 5 livros (O Ladrão de Raios; O Mar de Monstros; A Maldição do Titã; A Batalha do Labirinto; O Último Olimpiano), porém, não muito depois, o autor lançou uma segunda saga de livros que dão seguimento à história principal.

Os Heróis do Olimpo também é uma saga de 5 livros, mas, diferente da primeira saga, Percy deixa de ser o único e exclusivo protagonista da história e divide os holofotes com 6 outros semideuses, mencionados numa nova profecia apresentada no final do último livro (com direito a mudança de narração pelo ponto de vista dos outros personagens):

“Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um julgamento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às portas da morte afinal.”

A novidade nesta saga, além dos personagens, é a introdução da mitologia romana e a presença de outro acampamento, voltado para semideuses romanos. Além disso, podemos observar que o autor se permitiu mais e deixou os personagens mais plurais, tanto em raça como em gênero e orientação sexual.

Percy Jackson

E como Rick Riordan não se cansa desse universo, ele trouxe uma última saga (com mais 5 livros), As Provações de Apolo, que narram as aventuras do ex-deus Apolo que acabou virando humano, como punição de Zeus, e precisa resolver os problemas com os oráculos e se provar digno de voltar ao monte Olímpo.

Rick também se aventurou por outras mitologias, lê-se duas outras sagas, de 3 livros cada, uma sobre mitologia egípcia, As Crônicas dos Kane (que também vai virar série, pela Netflix), e outra sobre mitologia Nórdica, Magnus Chase e os Deuses de Asgard. E todas elas têm uma ponta de Percy porque onde o autor puder enfiar esse menino, ele o fará (e eu não reclamo kkkk).

Além de suas próprias obras, o autor também criou o Rick Riordan Presents, onde livros de diferentes autores ao redor do mundo são publicados sob o “selo de qualidade do tio Rick”, por conectarem diferentes mitologias e folclores com o mundo moderno, assim como acontece em Percy Jackson. Uma ótima oportunidade para conhecer a cultura de vários povos!

No mais, se você gosta de mitologia, se gosta de fantasia e de dar boas risadas, tem todo um universo para ser explorado em Percy Jackson. Vem conhecer o nosso cabeça de alga!

Por: Letícia Vargas


LEIA TAMBÉM: Mo Dao Zu Shi: The Grandmaster of Demonic Cultivation


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
Facebook | Twitter | Instagram
Disney+ Intrínseca livros percy jackson percy jackson e os olimpianos Rick Riordan
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    O Auto da Maga Josefa - a história de caça à demônios no nordeste que você não sabia que precisava

    […] LEIA TAMBÉM: Riordanverso – Um pouquinho de Percy Jackson para sua vida […]

  • Avatar
    Disney+ anuncia em novo teaser a estreia da tão aguardada série Percy Jackson e os Olimpianos - [2023]

    […] Percy Jackson e os Olimpianos conta a fantástica história do semideus moderno de 12 anos, Percy Jackson, que está começando a aceitar seus poderes divinos recém-descobertos quando o Deus do Céus, Zeus, o acusa de roubar seu raio mestre. Com a ajuda de seus amigos Grover e Annabeth, Percy deve embarcar em uma grande aventura para encontrar o raio e restaurar a ordem no Olimpo. […]

Deixe seu Comentário