The Voyeurs: Observadores – Um suspense para curiosos
The Voyeurs: Observadores, o novo filme da Amazon Prime Video traz uma trama envolvente e final surpreendente.
Lançado dia 10 de setembro, The Voyeurs (Título nacional: Observadores) é o novo suspense da Amazon Prime Video. O filme tem roteiro e direção de Michael Mohan, que também é roteirista da série Everything Sucks, da Netflix.
O longa acompanha o jovem casal Pippa (Sydney Sweeney) e Thomas (Justice Smith), que se mudam juntos para seu novo apartamento. O novo lar, cheio de grandes janelas, fica logo em frente ao apartamento de outro casal, Sebastian (Ben Hardy) e Julie (Nathasha Liu Bordizzo). Movidos pela curiosidade, Pippa e Thomas passam a observar o casal de vizinhos de forma despretensiosa. Porém, o que antes era apenas um passatempo do casal, vem a se tornar uma obsessão para Pippa, que não consegue deixar de olhá-los.
Com toda essa bisbilhotagem, Pippa e Thomas acabam descobrindo que Julie desconfia que Sebastian esteja tendo casos. Ele a manipula e a convence de que ela está paranoica, o que não é verdade, já que Pippa e Thomas também descobrem que Sebastian, que é fotógrafo, tem se relacionado com diversas de suas modelos. Sem saber o que fazer com a informação, Thomas sugere que eles deixem de observar o casal de vizinhos, enquanto Pippa está convencida de que Julie merece saber da verdade.
Contra a vontade de Thomas, eventualmente Pippa acaba contado à Julie sobre as traições, e Julie considera matar Sebastian mas, ao invés disso, comete suicídio. Ou, pelo menos, dá a entender que cometeu suicídio. Depois da morte de Julie, Pippa e Thomas terminam, Pippa se envolve com Sebastian e, quando Thomas fica sabendo, ele também comete suicídio. Sim, é uma série de eventos trágicos, para dizer o mínimo.
Porém, a grande verdade por trás do filme é que Pippa e Thomas na verdade estão sendo observados por Julie e Sebastian, que estão fotografando-os e, posteriormente, utilizam as fotos em uma exposição que leva o mesmo nome do filme. Esse grande plot twist é apresentado na frente de várias pessoas, expondo Pippa ao fato de que, além de estar sendo observada, Julie não estava morta. Thomas, por outro lado, estava. E foi morbidamente fotografado morto para compor a exposição.
O filme obviamente é um comentário sobre como nos interessamos tanto pela realidade das outras pessoas, a ponto de deixar a nossa de lado. O relacionamento de Pippa e Thomas vai se deteriorando ao decorrer do filme, conforme Pippa vai ficando cada vez mais obcecada com o casal do apartamento a frente. A crítica do filme é óbvia, porém, o foco do longa parece ser outro.
The Voyuers inegavelmente se encaixa na categoria dos suspenses eróticos, pela quantidade de cenas de sexo explícito que possui. Isso não é uma grande surpresa, já que o título original do filme é o nome de um conhecido fetiche, e esse nível de conteúdo explícito faz parte do gênero, mas não deixa de empobrecer a trama. Mesmo com o lançamento recente, críticos já comparam a trama com outros filmes do gênero como Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock, e Dublê do Corpo, de Brian de Palma. Na minha opinião, mesmo sendo um bom filme, The Voyeurs não se equipara a esses clássicos.
As semelhanças são inegáveis: curiosos observando a janela do vizinho quando acabam vendo o que não deveriam e entram em um buraco de minhoca tentando descobrir o que fazer com a informação. Pessoalmente, eu acho uma ótima ideia central, e, como é exemplo de Janela Secreta, pode funcionar muito bem se executado corretamente.
Em minha opinião, acredito que o longa poderia ter focado mais em desenvolver o dilema moral entre Pippa e sua curiosidade do que na parte sexual da trama. Afinal, se a mensagem do filme é que a curiosidade matou o gato (e nesse caso, Thomas é o gato) e nos perigos de não respeitar a privacidade, poderíamos ter tido mais foco em como isso afetava Pippa. A forma como a história discorre é compreensível, mas poderia ter sido feito diferente. A temática interessante da observação, curiosidade e privacidade acaba perdendo espaço para as cenas mais sensuais, então o filme pode não ser a escolha perfeita para quem procura apenas um suspense.
Todo esse foco no erotismo fez com que alguns expectadores comparassem The Voyeurs com 365 DNI da Netflix, que é um romance erótico. Em minha humilde opinião, 356 DNI serve o mesmo propósito de 50 Tons de Cinza: são filmes feitos para alimentar fantasias sexuais do público, a trama é fraca porque serve apenas de pano de fundo para toda a fornicação que acontece nos filmes. Além, é claro, de serem bastante problemáticos: 356 DNI romantiza o sequestro e 50 Tons de Cinza esvazia completamente o BDSM, isso tudo enquanto normalizam relações tóxicas. Por isso, The Voyeurs ser comparado com esses filmes não é um ponto muito positivo.
Isso não significa que o filme seja ruim. É um bom filme para que gosta de suspense e de reviravoltas, já que diversas partes do final são inesperadas. A morte de Thomas não ser suicídio, e sim assassinato por parte de Julie e Sebastian e a vingança de Pippa, que cega os dois no final, deixando-os vivos, mas incapazes de fazer o que fizeram com ela e Thomas com outro casal, são escolhas bastante originais da trama.
O final é satisfatório até mesmo para quem já tinha adivinhado que Thomas e Pippa estavam sendo observados, já que existem sinais no decorrer do filme, principalmente no início, quando eles alugam o apartamento e são informados que os donos não alugam para qualquer pessoa e que eles não podem colocar cortinas nas enormes janelas do apartamento.
O que diferencia The Voyeurs de 50 Tons de Cinza e 365 DNI é justamente a história. Existe uma trama por trás e, por mais que ela seja um pouco encoberta pelo erotismo do filme, você consegue ver a história e a motivação por trás das ações dos personagens. Há algo a se acompanhar e se aproveitar, tornando a experiência de assistir ao filme algo aproveitável.
The Voyeurs não é algo completamente diferente do que já vimos até hoje. Não é tão inovador assim e os personagens não tem tanta profundidade, mas ainda assim consegue ser um bom filme, com boa atuação e temática interessante. Com certeza nos faz refletir sobre as consequências de bisbilhotar nossos vizinhos.
Texto por: Thais Moreira
Leia também: Amazon Prime Video Lança Trailers Oficiais dos Filmes da Edição de 2021 de Welcome to the Blumhouse
Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
Comentários