Seja bem-vindo!

Por: Redação Nerd Recomenda 21/09/2022
0
Post Thumbnail

Tix Startup: Acessibilidade no mundo dos gamers

TiX, startup mineira de tecnologia assistiva, chega ao universo da AbleGamers, ONG dedicada à melhoria da acessibilidade no universo dos games

Videogames são para todo mundo. É o que a TiX Tecnologia Assistiva e a AbleGamers acreditam. Por isso, as duas empresas se uniram para levar o Colibri para gamers: a TiX oferece a solução e a AbleGamers conecta a startup a novos usuários. Para aqueles que não sabem, o Colibri é um mouse de cabeça, sem fios, que permite usar celulares, tablets e computadores apenas com movimentos de cabeça e piscadelas. O dispositivo foi criado para ajudar a transformar a vida de pessoas com deficiência motora e caminha com sucesso na esfera dos jogos. 

Tix

Um ótimo exemplo disso é a experiência do Willian Saijo, de 28 anos, que conta com o Colibri e com parte do movimento das mãos para jogar. “Agora, sempre que jogo Fortnite uso o Colibri. A tecnologia ampliou minha performance no jogo e, claro, meu prazer em jogar. Minha mira, por exemplo, está muito melhor. Antes, eu só jogava com miras grandes, o que não era tão legal. A tecnologia superou as minhas expectativas, estou me divertindo e detonando no jogo”, relata ele. E olha que demais, além de Colibris, a TiX doou para a AbleGamers um teclado inteligente multifuncional para pessoas com deficiência. 

Christian Rivolta Bernauer, presidente AbleGamers Brasil, conta que a parceria entre as empresas tem futuro. “Temos muita sinergia. E nós, da AbleGamers, acreditamos que o Colibri irá ajudar muitas pessoas com deficiência a conseguirem jogar, mesmo que a tecnologia não tenha sido pensada especificamente para os videogames. Em vista disso, continuamente damos feedbacks para a startup, conectando-a com a experiência dos jogadores. O Brasil é carente de produtos como esse. Ter um parceiro como a TiX é essencial”, afirma Christian. 

Adriano Assis, CEO da TiX, assina embaixo. Para ele, a parceria reflete bem o propósito do Colibri, que é ajudar as pessoas com deficiência a conquistarem autonomia em todos os momentos do dia, incluindo na hora do lazer. “A solução já é utilizada e aprovada por centenas de pessoas e por nomes de peso, como a ex-atleta olímpica, Lais Souza, que se acidentou em janeiro de 2014 e ficou tetraplégica. O Colibri foi criado a partir da história do pequeno Mikael Monteiro, de 10 anos, que por ter nascido com artrogripose, não conseguia mover os braços e jogava no celular usando a boca”, relata Adriano. 

Motivada, a equipe da TiX construiu em 30 dias o protótipo de um mouse de cabeça para o garotinho, que se adaptou ao recurso imediatamente. Nos 16 meses seguintes, o projeto seguiu evoluindo, sempre sendo testado pelo Mikael e, posteriormente, por outras pessoas com condições de movimento semelhantes, até chegar a uma versão robusta, batizada como Colibri. 

Incrível, né? Se ficou curioso para conhecer todos os produtos criados pela startup para promover a inclusão humanizada de pessoas com deficiência, clique aqui.


Leia também: Rochinha Day terá sorvetes grátis, DJ e clima de praia para comemorar a chegada da primavera


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

acessibilidade games
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário