
To Your Eternity – A essência do “viver” e “sobreviver”
Um anime que mostra com toda delicadeza as experiências do protagonista, estranho à vida terrestre
To Your Eternity (no original: Fumetsu no Anata e) é anime de fantasia que narra, de forma bem delicada, as experiências de um ser imortal que tenta se adaptar à Terra e sobreviver às ameaças que o cercam ao longo de sua trajetória, além das pessoas que encontra pelo caminho.
Do começo, seguimos um ser imortal, sem consciência ou identidade, enviado à Terra para reter informações/experiências. Esse ser consegue tomar a forma de objetos e outras formas de vida que causem forte impressão nele, de forma que ele chega na Terra como uma “esfera”, adquire a forma de uma pedra, depois de um lobo que morreu e, sua forma mais utilizada até então, de um garoto que vivia com o tal lobo e, por fim, acabou falecendo também (sim, ele assume a forma de seres que já morreram).

A partir daí o protagonista segue sua jornada, ao longo dos anos, adquirindo experiências e assumindo novas formas. Nesse meio tempo, ele conhece a jovenzinha March que, apesar do pouco tempo de convívio, o toma como filho, lhe dá o nome de Fushi (vem de fushimi, que significa imortal em japonês), e lhe ensina alguns valores humanos. Porém, essa menina foi escolhida como sacrifício pela vila, então seus dias estão contados (não vou me estender para não estragar a experiência).
Fushi, por ser um ser imortal, não humano, nunca aprendeu, nem entende fala, escrita, conceitos como amor, bem ou mal, Deus ou diabo. Tudo isso lhe é ensinado, por diferentes pessoas. Mas não são somente degraus para desenvolver o Fushi, estes personagens também têm suas próprias histórias e seus problemas e, mesmo que o Fushi seja envolvido de alguma forma nesses problemas, não quer dizer que ele consegue resolver ou que as coisas terminem do jeito que queríamos.

Impressões
Posso dizer que fiquei impactada com um anime que pensei se tratar de outro anime de fantasia comum. O Fushi tem uma forma de fazer a gente se apegar a esse ser novo que está descobrindo o mundo e nada conhece, é de uma delicadeza ir observando o crescimento dele ao longo dos episódios, ver ele adquirindo sentimentos pelas pessoas que conhece, como a menininha que, de fato, se tornou uma figura materna para ele (e ele reconhece como tal). Deixava meu coração quentinho.
E as perdas, as perdas também foram sentidas, tanto por ele, como por nós (e não foram poucas). O anime, através do protagonista, traz questionamentos sobre a vida e a morte, sobre se sacrificar pelos outros e escolher como quer que sua vida termine. Tudo isso porque o Fushi detesta matar ou ver a morte dos outros e, por ser imortal, o conceito de que toda a vida termina é complexo e difícil de aceitar.
Mas não pense que não passamos raiva. Temos os Knockers, criaturas que existem para destruir o Fushi, literalmente roubando suas experiências, então é como se elas tirassem uma parte da memória dele, se ele se transforma num menino e roubam essa forma dele, então ele não lembra mais desse menino ou do que viveu quando estava com ele.

Dá para recuperar as memórias roubadas, mas essas criaturas são muito difíceis de derrotar e o Fushi não é muito forte. Para ajudá-lo, ele conta com a aparição de um ser misteriosos de capuz preto que diz ser seu criador e sempre o indica onde estão os knockers, além de dar pitaco em como lidar com eles, e com a própria “vida” do Fushi, mesmo que ninguém tenha perguntado (veio ajudar ou só encher o saco?).
To Your Eternity possui 20 episódios, produzidos pela Brain’s Base e disponíveis na Crunchyroll, inclusive em português. Além disso, já temos uma segunda temporada confirmada para o segundo semestre de 2022. A obra é adaptada do mangá de Yoshitoki Oima, mesma autora de Koi no Katachi, e foi muito bem recebida pelo público e pela crítica, recebendo vários prêmios.
No mais, acredito que esse anime é do tipo que deveria ser obrigatório ter na lista de todos e, se você nunca nem considerou, dá essa chance, To Your Eternity me ganhou já no primeiro episódio, por exemplo.
Trailer oficial:
Por: Letícia Vargas
LEIA TAMBÉM: My Dress-Up Darling – Um ótimo tutorial de cosplay
Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
[…] LEIA TAMBÉM: To Your Eternity – A essência do “viver” e “sobreviver” […]
[…] LEIA TAMBÉM: To Your Eternity – A essência do “viver” e “sobreviver” […]