Seja bem-vindo!

Por: Redação Nerd Recomenda 02/06/2021
1
Post Thumbnail

”Verão de 85” um drama francês que traz um romance vivido nos anos 80

A resenha de hoje trás uma critica ao filme “Verão de 85”, de François Ozon, que estreia no dia 3 de junho

O verão de 85 aconteceu no verão dos anos 80. No aniversário de 16 anos de Alexis (Félix Lefebvre), ele foi gravemente morto por David (Benjamin Voisen), de 18 anos, no mar ao largo da costa da Normandia. Salvo da morte. Alexis acaba de conhecer a amiga dos seus sonhos, e eles vão começar um amor romântico, para que essa amizade não dure muito.

O filme se passa no litoral, com o frescor das cidades litorâneas, guiado por personagens com características diferentes. Embora Alexis seja um menino magro, baixo e extremamente sensível, David é uma pessoa musculosa e descolada, e fazer amigos não é difícil. Mesmo que haja diferenças entre eles, isso não os impede de estabelecer contato automaticamente quando se encontram.

verãode85
verão de 85

No entanto, com a intensidade crescente dessa relação, é óbvio que, embora Alexis queira estabelecer uma relação monogâmica entre os dois, David deseja aproveitar a vida e está disposto a aceitar novas experiências. 

O filme narrado pela visão de Alexis não tem cronologia a seguir. Ele nos orienta a entender a relação entre o casal no passado e ao mesmo tempo apresenta um Alexis frustrado, anotando o que aconteceu entre ele e David a pedido da professora de literatura. Portanto, seguimos dois enredos paralelos, um é o amor pela vida de marido e mulher, e o outro é um enredo trágico quando não sabemos o que realmente aconteceu.

O filme está totalmente imerso na face jovem dos anos 1980. Cores vivas, penteados, roupas e o estilo de toda a época são impressos no filme. Em cada cena, ele destaca com precisão a era que está acontecendo. A emocionante trilha sonora mistura a emoção e a tranquilidade da presença de David na vida de Alexis, ambas muito enfatizadas no filme, criando como o jovem protagonista se sente neste relacionamento.

No verão de 85, os atores pareciam atores estáticos, apenas esperando para agir e contar o conteúdo do roteiro. Isso não é necessariamente um problema, porque os filmes são feitos dessa maneira, então o problema é que eles simplesmente parecem estar fazendo isso. Não há naturalidade, fluidez e poucas cenas convincentes de forma orgânica. A cerimônia de abertura deste filme definitivamente não é uma delas.

O filme já teve um começo louco, há um diálogo entre o protagonista e um amigo, eles parecem ansiosos para divulgar o texto, como se estivessem quase perdendo as palavras. Além disso, o enredo resolveu alguns problemas que eram inconsistentes com o resto do enredo e foi forçado a obedecer às recomendações do filme. Em uma cena, o professor de literatura da Alexis University mencionou seu apreço e interesse pela morte, que é um assunto completamente aleatório, e o menino não demonstrou interesse pelo interesse até então.

A cena só existe para que no futuro David também perceba sua valorização da morte e insira um contexto na proposta de adaptação do filme para o livro. Todo o processo de montagem foi feito de forma forçada e não natural, o que agravou ainda mais o estigma do robô, pois os atores aguardavam esse momento para colocar seus discursos em cena.

O verão de 1985 foi um atraente filme magnético, e seu estilo “adulto” dos anos 1980 deu sentido a toda sua estética e trilha sonora. No entanto, apesar da sensibilidade do romance, o roteiro pobre torna difícil apreciar até mesmo a atuação de um bom ator. O trabalho de fotografia quente destaca a beleza do design de produção, mas devido ao roteiro bagunçado, faz com que o filme pareça um filme de TV.

Direção: François Ozon

Elenco: Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge

Gênero: Drama

País: França

Ano: 2020

Duração: 101 min

Formato: DCP

Leia Também: https://nerdrecomenda.com.br/livro-o-guia-do-mochileiro-das-galaxias/

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instragram Twitter

filme Filme frances Lançamentos
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    SPACE exibe ‘Especial Brucutus’ com nove filmes em sequência - [2021]

    […] Leia Também: ”Verão de 85” um drama francês que traz um romance vivido nos anos 80 […]

Deixe seu Comentário