A Vastidão da Noite - Nerd Recomenda

A Vastidão da Noite – A imersão pelo relato

Mistérios e conversas estranhas fazem de A Vastidão da Noite, produção original Prime Video, envolvente

 

Lançado em junho desse ano pela Prime Video, A Vastidão da Noite é um daqueles filmes em que não colocamos muita fé de que será um boa obra para passar o tempo, porém, para quem tem paciência, essa produção é uma peça rara no meio de tantos outros filmes do gênero mistério e ficção científica.

A Vastidão da Noite
Sierra McCormick e Jake Horowitz são os atores em destaque em A Vastidão da Noite. Créditos: Poltrona Nerd/Divulgação

O filme do diretor Andrew Patterson é um convite para a década de 50. Ambientado em uma cidade do interior nos Estados Unidos, acompanhamos a investigação de um radialista e uma telefonista que começou após a aparição de sons estranhos na transmissão do programa de rádio daquela noite, enquanto grande parte da população da cidade assiste a um jogo de basquete no ginásio da escola.

A Vastidão da Noite não é um filme igual a outros do gênero, como Guerra dos Mundos (2005), em que não vemos a ameaça diretamente, mas sim apresentada aos protagonistas através de relatos de pessoas que sabem o que está acontecendo, e pelos eventos estranhos que alguns dizem ter visto.

Se a aposta do diretor para esse longa foi dar destaque para algum elemento narrativo, esse elemento foi a fala, pois tirando os momentos em que os protagonistas se deslocam para encontrar as fontes para captar informações de algo que eles nem sabiam o que estavam buscando, a narrativa se desenrolava a partir da fala, do relato que, com paciência, vai criando em nossas mentes as imagens dos acontecimentos narrados.

A Vastidão da Noite
A trama do filme começa a se desenrolar quando um barulho estranho interfere na programação da rádio local WOTW. Créditos: Estação Nerd/Divulgação

Somente com o final do filme pude perceber o quanto estamos desacostumados a aproveitar uma obra com calma e a não julgá-la pelos seus primeiros minutos, já que o filme exige muita paciência do telespectador que quer logo as respostas de cara. Para aqueles que gostam de uma narrativa acelerada e com informações fáceis de captar logo de primeira, esse não é um filme muito recomendado. Agora, para aqueles que curtem ficção científica carregada de mistério, com muita paciência, A Vastidão da Noite com certeza será uma produção que irá te agradar.

Após assistir a esse filme, a vontade de ver outras produções do mesmo gênero foi enorme. Para isso, busquei pelo filme Sinais (2002), com o ator Mel Gibson. Posso dizer que a segunda produção me decepcionou na questão da tensão e curiosidade, comparado ao primeiro. Chegou em um certo momento que algumas conclusões sobre Sinais estavam tão claras que o meu interesse parou na metade do tempo. Fora os momentos em que não conseguia achar medo, mas graça pela aparência dos “seres estranhos” e das ações de alguns personagens.

Para quem assistir A Vastidão da Noite e gostar do filme, recomendo em seguida ouvir o podcast do B9 – Cinemático, em que traz maiores detalhes sobre a produção e outras curiosidades.

Leia Também: No domingo, 06 de setembro, estreia a série “The Fall” | TNT Séries

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

 

2 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: