araruama

Araruama – O Livro Das Sementes (Ian Fraser)

As pegadas eram os ontens e a sensação dos grãos macios eram os hojes e o caminho à sua frente eram os amanhãs” (Araruama – Ian Fraser)

 

Alguém me segura que eu preciso jogar confetes sobre essa literatura nacional de qualidade!!

Araruama – O Livro das Sementes, é o primeiro livro da série de temática indígena Araruama, escrita pelo autor baiano Ian Fraser. Trata-se de uma publicação independente de 2017 realizada graças ao financiamento coletivo pelo site Catarse. Um projeto que foi um sucesso, graças à Tupã!

araruama - ian fraser
Capa do Livro Araruama volume 1 (Foto Divulgação)

Pra começar, toda criança nascida nesse universo recebe de Monâ, Deusa e personificação do Tempo, o seu aman paba, que é sua expectativa de vida ou seja, quantos anos essa pessoa viverá caso nenhum acidente aconteça. Quanto maior seu aman paba, melhor será sua posição na tribo, sendo a mais respeitada a de Payni, uma espécie de sábio ou pajé, e a menos respeitada a de Capanema, que possuem expectativa de vida tão baixa que a tribo nem se dá ao trabalho de ensinar-lhes qualquer atividade, quanto menos respeitar sua existência. Pois é, problemas de valorização do proletariado no mundo de fantasia tribal. Não tem como se livrar disso kkkkk

No decorrer da história, vamos acompanhar o treinamento de cinco crianças de diferentes tribos, cada uma com seu aman paba que as destina a ser algo incrivelmente especial, ou absurdamente dispensável, até o dia do seu ritual de passagem, o Turunã, no qual os aprendizes de guerreiros devem demonstrar toda a sua coragem encarando os perigos da floresta. Mas forças sombrias se escondem nas sombras, ameaçando a ordem natural das coisas. Anhangueras, espíritos malignos de antigos guerreiros, têm sido avistados com cada vez mais frequência, e esse Turunã pode ser muito mais perigoso do que todos os outros.

Uma premissa dessas é tudo o que eu preciso pra ter vontade de colocar as mãos no livro, mas a realidade do que encontrei superaram de longe minhas expectativas. Ian escreve MUITO bem. Ler uma história produzida originalmente na sua língua nativa com tamanha clareza e qualidade de escrita é uma verdadeira exaltação ao português. Acho incrível quando algo que leio me passa aquela sensação de que o português brasileiro é uma língua tão legal e cheia de personalidade!

araruama
Arte de divulgação de Araruama (Ilustração Rafael Borge)

Não bastasse a escrita impecável, a narrativa é contada com uma pegada bem folclórica, um complemento perfeito para a ambientação indígena e toda a mitologia do mundo, que esse primeiro volume toma todo o tempo necessário para te explicar. Nesse sentido, devo dizer que a minha leitura pelo kindle deixou um pouco a desejar. Pelo e-reader é muito anti-climático ter que ficar parando e indo até a página de glossário. E olha que eu tive que fazer isso várias vezes por causa das milhões de palavras indígenas constantemente utilizadas no texto. Nesse caso, se você tiver a oportunidade, aconselho fortemente a ler pela versão impressa.

Eu poderia ficar horas discorrendo em como Araruama constrói um muito original e muito bem estruturado, como dá pra perceber o esforço e estudo do escritor quanto à referências de culturas pré-colombianas na américa latina, como todos esses elementos foram posicionados meticulosamente a fim de construir uma história que tem potencial para ser épica! Mas vou parar por aqui mesmo e deixar você, leitor, correr atrás dessa experiência.

Os livros não estão disponíveis para compra em livrarias, mas é possível conseguir a versão em e-book dos dois primeiros volumes da série  na Amazon. O primeiro, inclusive, disponível para o Kindle Unlimited (foi graças a esse serviço lindo que pude ler). Aguardo ansiosamente pelo lançamento do financiamento Catarse do livro 3, quando certamente apoiarei o projeto com a opção de receber a versão física de todos os livros já lançados.

 

Classificação da Larissa (cons.ciencialiteraria): 5 estrelas

 

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

 

LEIA TAMBÉM: Ivete Sangalo inaugura Carnaval em Salvador vestida de Rainha

3 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: