Artists' Valley

Artists’ Valley by Santander na CCXP Worlds 21 contará com 42% de mulheres e 40% de artistas LGBTQIAPN+

Com 581 artistas selecionados para o Artists’ Valley, edição que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro dará acesso prévio aos fãs as páginas dos artistas que terão obras expostas e comercializadas pelo Mercado Livre

Diversidade, essa foi a palavra que vem aos longos das todas as edições da CCXP moldando as mesas físicas e virtuais na CCXP e CCXPverso. Essa variação de olhares e interpretações de uma realidade fantástica muitas vezes se materializa em forma de arte e justifica o fato do Artists’ Valley by Santander ser considerado o coração do evento. Para a edição virtual da CCXP Worlds, 21 foram 581 artistas selecionados. Outro anúncio importante da organização é que faltando menos de um mês para acontecer, a CCXP resolveu dar um spoiler e colocar no ar uma página com o nome, descritivo e alguns trabalhos dos artistas antes da abertura da edição deste ano.

Para a edição de 2021, 40,8% dos expositores do Artists’ Valley by Santander disseram se identificar dentro da sigla LGBTQIAPN+. A representatividade também pode ser conferida quando 10% dos inscritos se identificam como transgêneros, não binários, gender fluid, agênero e travestis. A participação de mulheres (cis e trans) nas mesas virtuais da CCXP para este ano representa 42,1% do total de artistas participantes – na edição anterior, elas representavam 36,4% e, em 2019, 33%. Ainda, 24,59% dos participantes se identificam como negros ou pardos.

“A CCXP sempre valorizou a diversidade e a inclusão, e isso está fortemente presente no Artists’ Valley, que é o coração do festival. A multiplicidade de artistas presentes nessa área se traduz em uma produção igualmente diversa que contribui para atrair novos leitores e para o crescimento do mercado de quadrinhos no país”, destaca Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador do Artists’ Valley.

Artists' Valley

A representatividade também se faz presente nos temas. Nas categorias de trabalhos, as obras independente/alternativa ficaram em primeiro lugar com 12,2%, o segundo lugar ficou com fantasia (11,7%) e fechando o top 3, aventura (8%). Uma análise interessante é que os mangás ficaram à frente de super-heróis, 5,6% contra 4,6%. O Artists’ Valley by Santander terá representantes da Argentina, Alemanha, Canadá, Hong Kong e Portugal. O conteúdo da seção será disponibilizado em inglês. Mesmo que virtual, quem passar pelo espaço poderá conferir também obras dos mais variados gêneros como ficção-científica, jornalismo, adaptação literária, erótico, terror, entre outros.

Como fosse uma ‘visão além do alcance’, o fã da CCXP terá acesso a partir de hoje a um ‘spoiler’ da CCXP Worlds 21. Trata-se da abertura da galeria de artistas presentes na edição CCXP Worlds 21 no site institucional .

Neste spoiler, o público poderá usar filtros de busca para encontrar o artista que procura e buscar por temas e palavras-chave. Outro ponto importante é que sempre que o internauta acessar a página, uma nova exibição randômica será apresentada. Quando o evento de fato começar, os quadrinistas e ilustradores poderão promover a interação entre fãs e artistas, que comercializam suas artes originais, prints e sketchbooks, entre outros materiais. Os artistas que utilizarem exclusivamente o e-commerce oficial do evento, o Mercado Livre, receberão um par de ingressos para a Spoiler Night da CCXP 22, além de outros benefícios.

Todos os participantes do Artists’ Valley by Santander terão acesso a uma credencial virtual ilustrada com uma arte do brasileiro Robson Rocha, artista homenageado no CCXP Worlds 21, vítima da Covid-19. Anteriormente, o palco já prestou homenagem a nomes como Will Eisner, Ziraldo, Julio Shimamoto e Angeli.

Outro produto da CCXP aguardado pelos fãs é o Road to Artists’ Valley, um documentário de quatro episódios que fará um aquecimento para o festival, contando como esta área se tornou, em poucos anos, o maior Artists’ Alley do mundo. O conteúdo inédito terá imagens de arquivo exclusivas e depoimentos das maiores lendas dos quadrinhos, que prometem emocionar os apaixonados por cultura pop.

Assim como todo conteúdo on demand e de Masterclasses, as mesas virtuais do Artists’ Valley by Santander da CCXP Worlds 21 ficarão abertas até o dia 05 de janeiro de 2022.


Leia Mais: Netflix é confirmada na CCXP Worlds 21


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instragram Twitter

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: