Butatan

Instituto Butantan, Sanofi Pasteur e Turma da Mônica se unem em campanha de apoio à vacinação

Projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo reúne diversas iniciativas para estimular o debate entre professores, pais, alunos e sociedade sobre o papel das vacinas na prevenção de doenças

O Instituto Butantan, a Sanofi Pasteur e Mauricio de Sousa Produções lançam nesta quarta-feira, 14/4, a campanha “A Importância da Vacinação”, com o objetivo de conscientizar professores, estudantes, famílias e o público em geral sobre o papel das vacinas na prevenção de doenças, por meio de informações corretas e acessíveis. A iniciativa, apresentada simultaneamente à campanha nacional de vacinação contra a gripe, conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o apoio das secretarias da Saúde do Município e do Estado de São Paulo.

Um dos destaques da campanha é o lançamento da revista em quadrinhos “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, produzida pela Mauricio de Sousa Produções com curadoria de especialistas do Instituto Butantan e da Sanofi Pasteur, publicação que está disponível no site da campanha. Nesse mesmo canal, os professores e interessados poderão acessar nove videoaulas relacionados a vacinas, um Game da Imunidade, entre outros materiais didáticos sobre vacinação.

No município de São Paulo, a partir da retomada das aulas presenciais, a campanha também contempla a distribuição da revistinha em quadrinhos para os cerca de 326 mil alunos do 1º ao 7º ano e 4 mil cartazes educativos que, juntos, alcançarão 561 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e 16.650 professores. Além disso, os estudantes dessa rede poderão participar de um concurso cultural sobre vacinação, que poderá ser desenvolvido de forma virtual e presencial, atendendo todas as instituições municipais de ensino.

A campanha reforça a importância de se proteger contra doenças infecciosas, em especial a gripe, buscando diminuir os seus impactos à saúde, o que nesse momento é especialmente importante para evitar a sobrecarga ainda maior dos sistemas de saúde.

“Reforçar estratégias que ajudem na proteção contra doenças preveníveis, como a gripe, é fundamental. Manter a carteirinha de vacinação atualizada é imprescindível para alcançarmos os benefícios individuais e coletivos, principalmente durante a pandemia de Covid-19”, afirma Dimas Tadeu Covas, presidente do Instituto Butantan.

Para divulgar a campanha ainda mais amplamente, uma série com mais de 50 peças digitais com mensagens educativas protagonizadas pela Turma da Mônica será veiculada nos canais dos organizadores e por meio de um plano de mídia de alcance nacional.

De acordo com Ana Garcia-Cebrian, diretora geral da Sanofi Pasteur no Brasil, o projeto reafirma o compromisso da companhia com a saúde pública e com a educação sobre a vacinação. “Com 70 anos de experiência em vacinação contra a gripe no mundo, a Sanofi Pasteur segue se dedicando à prevenção desta doença no Brasil, por meio de ações educativas, inovação e colaboração com diversos parceiros em prol da saúde pública”, afirma.

Butatan
Vacinação, Vida e Saúde de Montão / Divulgação

Revistinha em quadrinhos “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”

No gibi “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, Mônica e seus amigos viajam numa máquina do tempo, contando a história das vacinas e de como o vírus da gripe ataca o organismo.

“Esta é uma oportunidade de, por meio dos nossos personagens, chamar a atenção das famílias para informações de qualidade a respeito da vacinação e levar às pessoas a um debate tão relevante, de forma lúdica e divertida”, afirma o desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e fundador da Mauricio de Sousa Produções. 

Concurso Cultural

Os professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo receberão um certificado exclusivo, chancelado pelo Instituto Butantan, pela participação nas videoaulas sobre vacinação, que estarão disponíveis no site do projeto.

Os professores que receberem o certificado poderão cadastrar sua escola e turma no concurso cultural “A importância da vacinação”, que será promovido presencial e virtualmente junto aos alunos do 1º ao 7º ano. Os alunos vencedores serão premiados com visitas aos museus do Parque de Ciências Butantan, que ocorrerão quando for possível considerando o cenário de saúde, e três meses de assinatura digital das revistas da Turma da Mônica, válida para a classe e professores. Além disso, os cinco melhores trabalhos de cada ano serão publicados no site do Instituto Butantan e integrarão a exposição “A Importância da Vacinação na Saúde da População: um Olhar Infantojuvenil”.

Para Fernando Padula, secretário municipal de Educação de São Paulo, a iniciativa é uma oportunidade de incluir o tema da vacinação nas agendas de aprendizado e conscientizar as famílias. “Sabemos o quanto os assuntos que abordamos na escola viram pauta nas casas dos alunos. Trazer essa discussão de forma leve para a sala de aula e para a rotina das crianças contribui para desmistificar qualquer questão relacionada às vacinas e para quebrar o ciclo de desinformação”, comenta.

Para mais informações sobre a campanha, acesse:

https://campanhavacina.butantan.gov.br/ e https://turmadamonica.uol.com.br/protegidocontragripe/

Sobre o Instituto Butantan

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas, basicamente, à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano.

Em 1999, o Butantan iniciou uma parceria pioneira com a Sanofi para a transferência de tecnologia para a produção da vacina de Influenza. O processo foi concluído em 2013 e, desde então, o Butantan produz o imunobiológico integralmente.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater a dor e aliviar o sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sobre a Sanofi Pasteur

Como parceiros da jornada de saúde, nós da Sanofi temos orgulho de que nossas vacinas possam ajudar a nos proteger e a proteger as pessoas que amamos de uma ampla gama de doenças infecciosas graves, em todas as fases da vida. A Sanofi Pasteur, nossa unidade de negócios global de vacinas, faz parcerias com as comunidades de saúde pública, médica e científica para melhorar o acesso às vacinas que protegem a vida e aumentar a cobertura vacinal, enquanto se esforça para desenvolver novas e melhores vacinas para melhorar a saúde e o bem-estar de todos. Acreditamos em um mundo onde ninguém sofra ou morra por doenças preveníveis por vacinas.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 13 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 400 títulos de livros e mais de um bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.


Leia também: Peça ‘Malak’ leva a pessoa com deficiência para os palcos virtuais

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Instragram | Twitter

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: