Catherine – O pesadelo de um relacionamento
Desenvolvido pela Sega e Atlus, Catherine apresenta um jogo com diversos elementos para diversão
Quando uma produção decide misturar diversos elementos em um só conteúdo, em certos casos, o resultado pode ser um emaranhado de informações soltas, sem nexo e que deixa o público muito confuso. Porém, esse não é o caso do game Catherine.
Lançado em 2011 e desenvolvido pela Sega e Atlus, Catherine é um jogo eletrônico de puzzle, com traços de animes em determinados momentos e em outros, conta com a animação em 2D.
Na história apresentada no game, temos o protagonista Vincent, um homem de 32 anos que namora a centrada Katherine. Porém, em uma noite no bar The Stray Sheep, ele conhece uma jovem bela e sedutora, com todos os elementos que deixariam qualquer homem enlouquecido, que se chama Catherine. Assim que volta para casa, Vincent começa a ter estranhos pesadelos toda a noite, em que ele, na forma de ovelha, tem de subir uma escada até um portal, enfrentando monstros e arrumando blocos para conseguir chegar até o topo.
Com o passar das noites, conversando com seus amigos e estranhos no bar, Vincent começa a entender seus pesadelos e o que está por trás disso: sua traição de Katherine com Catherine, além de tentar resolver o mistério sobre a morte misteriosa de homens diariamente.
O mais interessante em “Catherine” é a troca de narrativa que o jogo obtém em cada momento certeiro. Enquanto o jogador não está no momento de “jogar” o puzzle, ele acompanha o dia de Vincent, seu despertar no quarto, seus almoços com a namorada e sua ida ao bar, com conversas com os amigos entre bebidas e pizza, até o momento em que vai dormir. Todo esse cenário ocorre em estilo anime, com traços bem característicos, além de uma história que se encaixa totalmente com o próximo momento.
Durante os pesadelos de Vincent na escada, o monstro que o persegue é baseado no seu “problema” diário, mudando a cada noite. Ao chegar ao final da escada, o personagem ainda passa por uma espécie de “purgatório”, onde outras ovelhas conversam com ele e podem dar dicas de como melhorar sua escalada.
Porém não pense que a escalada de Vincent é algo fácil, pois para organizar os blocos e abrir passagem, é necessário concentração, estratégia e rapidez, tudo ao mesmo tempo para não cair e ser morto no sonho, uma dificuldade que poderá resultar em muito tempo tentando sair apenas de uma fase.
Outro ponto interessante de “Catherine” é a possibilidade de diferentes finais. Durante o jogo, algumas perguntas são apresentadas ao protagonista, dando poder de escolha ao jogador sobre quais decisões e respostas ele quer tomar, afetando a narrativa da história.
Em certos momentos, enquanto jogava, me via presa à trama que eu mesma tinha ajudado a construir, querendo logo concluir as fases para saber qual era todo o mistério por trás do game, pois o modo como ele vai te prendendo a cada informação nova, apenas te gera a vontade de explorar ainda mais essa história.
Então, se você busca por diversão, misturado a um bom desafio e com uma boa história por trás, “Catherine” é uma excelente escolha. O jogo está disponível para PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, com classificação etária +18.
*Texto escrito por Renata da Silva
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