Sem Conexão - Nerd Recomenda

Sem Conexão – A continuação do terror na floresta

Nova produção da Netflix tem seus altos e baixos 

Estreado recentemente na Netflix, o filme polonês “Sem Conexão” apresenta alguns elementos em sua narrativa que fazem deste um filme difícil de dar um parecer, mas algo que posso garantir é que essa produção é para pessoas de estômago forte.

Sem Conexão
Sem Conexão é um filme polonês, adquirido recentemente pela Netflix. Créditos: Interprete Me/Divulgação

Na história, um grupo de jovens vão para um acampamento na floresta, lugar destinado a aqueles que são viciados em tecnologia, onde a proposta do local é promover alguns dias sem nenhuma conexão com a internet ou uso de aparelhos eletrônicos. Na divisão dos membros, um grupo de cinco pessoas toma uma trilha para acampar e descobrem a existência de um perigo no meio da densa floresta.

“Sem Conexão” é um filme que apresenta elementos já conhecidos do terror e que pode, em um primeiro momento, decepcionar os fãs do gênero pela obviedade. Personagens adolescentes em uma floresta, com aquele típico perfil já conhecido – a patricinha, o nerd, o atleta e a estranha – que enfrentarão grandes perigos enquanto lidam com suas diferenças. Mas não é exatamente isso que a produção pretende explorar.

Novos elementos são inseridos na trama e dão uma nova roupagem ao estilo hollywoodiano de terror, como a explicação de todos esses jovens reunidos em um só lugar, o problema do vício em internet, algo atual e conivente com o momento.

A ideia do filme se passar em uma floresta também não poderia ser melhor, um local denso, aberto e desconhecido, além do fato de que o próprio longa reconhece os estereótipos de terror em uma floresta, presente na forma de uma exposição de pensamento de um dos personagens, fazendo com que o filme não ignore as produções que vem antes dele. O que não impede que outros personagens tomem decisões erradas, como sair da barraca durante a noite ou se separar em grupos para procurar ajuda.

Sem Conexão
Filme Sem Conexão chama atenção pela violência explícita. Créditos: Canaltech/Divulgação

Aliado a isso tudo, “Sem Conexão” ainda chama a atenção pelas cenas de tortura e imagens vicerais, conseguindo impressionar pelo impacto visual da violência.

Porém, nem tudo apresentado no filme vale destaque positivo. “Sem Conexão” possui quase a mesma narrativa de filmes americanos do gênero, seguindo a mesma fórmula de narrativa, o que não pode ter muito a agregar em uma plataforma de streaming norte americana, onde só se trocam as peças, mas o jogo é o mesmo. Entretanto, também deve-se levar em conta que nosso conhecimento e experiência com filmes poloneses é escasso ou quase inexistente, o que impossibilita de fazer uma comparação justa das produções de lá com aquelas que já conhecemos.

“Sem Conexão” é um filme para quem gosta de produções no estilo de “Pânico na Floresta” e, mesmo que apresente uma estrutura já conhecida, ele ainda pode surpreender com o terror por trás dele, além da história de origem de todo o mal, que aqui é apresentada de modo confusa e até um pouco preguiçosa, mas que é compensada se olharmos pela perspectiva de que a produção alcança o seu real objetivo: te assustar e impactar.

*Texto elaborado por Renata da Silva

Leia Também: Royal Canin, viabiliza arte gigante na cidade de São Paulo para conscientizar sobre a saúde dos felinos

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

3 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: