Documentário sobre a bateria do Salgueiro é selecionado para festivais internacionais

Produzido pela Saravah Filmes e em parceria com a distribuidora City Blue Films, “Academia do Samba – onde Nasce o Groove”, documentário de Hélio Rodrigues

Documentário de Hélio Rodrigues que mostra os bastidores da preparação da bateria e a história do Tarol,  um dos instrumentos mais importantes e marcantes da Bateria Furiosa dos Acadêmicos do Salgueiro, foi selecionado pelo  “LiftOff Global Network” e será exibido  dois festivais de cinema em Londres e Hollywood.

Os filmes em formato webdoc apresentam uma revalorização da identidade base de seus diretores de bateria formados no G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro que integram a “Furiosa”. Sob a supervisão dos mestres Guilherme dos Santos e Gustavo dos Santos, com roteiro de Matheus Mendes e direção de Hélio Rodrigues o projeto multiplataforma visa abranger a sólida cultura de patrimônio musical e educacional existente na agremiação,
tendo como maior inspiração e referência musical o eterno Mestre Louro. Mestre Louro foi o único mestre ao longo da história do carnaval carioca a ocupar o cargo de mestre de bateria por 36 anos contínuo.


ACADEMIA DO SAMBA
Onde nasce o groove
A film by Hélio Rodrigues


SINOPSE
Guilherme dos Santos e Gustavo dos Santos mestres de bateria do Salgueiro G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro, ao assumirem a bateria Furiosa em dezembro de 2018, reativam o sentido do papel educacional e artístico relevante à sólida cultura musical que uma escola de samba tem como patrimônio imaterial no Rio de Janeiro além do carnaval. A valorização de seus diretores e os esforços de seus ritmistas, mostram o árduo trabalho dessa grande orquestra percussiva, que aborda também, um novo olhar de restauração do naipe do instrumento-identidade do Salgueiro, o Tarol.

Episódio de origem ao Documentário – “Academia do Samba – onde Nasce o Groove”:

FICHA TÉCNICA
DOC | 70′ | COR | HD | BRASIL | 2019
Direction: Hélio Rodrigues
Script and Argument: Matheus Mendes • Hélio Rodrigues
Dop Cinematographer: Hélio Rodrigues
Editing: Hélio Rodrigues
Sound Mixer: Guilherme dos Santos
Saraváh Filmes Bateria Furiosa
Executive Production: Guilherme Alves, Gustavo dos Santos, Guilherme dos Santos and Hélio Rodrigues
Press: Joice Hurtado

*Texto por Caroline Dias


Leia Também: Inspirada em Ingmar Bergman, a peça imersiva “As Palavras da Nossa Casa” é apresentada ao vivo pelo Zoom

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: