Epifania Cia. de Teatro

Epifania Cia. de Teatro comemora 11 anos com peça de Strindberg no digital

Na semana em que a Epifania Cia. De Teatro comemora 11 anos, acontece o lançamento online da adaptação de seu espetáculo ‘Das Dores – Suíte Strindberg’, no formato videoarte.

Das Dores é uma adaptação de trechos de peças e do pensamento do dramaturgo sueco August Strindberg. Assim, trabalhamos com partes das obras ‘Senhorita Julia’, ‘A Mais Forte’, ‘O Pai’, ‘O Sonho’, ‘O Pelicano’ e outras. A estrutura do novo texto é fracionada em transições e movimentos; com cenas independentes, nas quais a fala é exclusiva da mulher.

A Cia. procurou estabelecer um diálogo provocativo em um texto híbrido, que visa problematizar a questão da fragmentação do pensamento contemporâneo, em situações que dialogam com o cotidiano, na sua diversidade de aspectos e, principalmente, um olhar mais agudo sobre o universo feminino.  Em cena falamos do empoderamento da Mulher, com suas dores e suas forças, diante de situações diversas em relação ao amor, à sociedade, ao trabalho, à família e a sua própria identidade.  Esteticamente optamos, no nosso primeiro vídeo, pelo uso da linguagem ‘preto e branco’, o que confere ao trabalho possibilidades de leituras que vão além das cores e nos remete à poesia do onírico.

Epifania Cia. de Teatro
Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo em que explicita dissonâncias, fragmentações, convergências e a linguagem vídeo gráfica como possibilidade de reescritura poética, desnudamento a revelação da condição feminina, integram a pesquisa da Cia. neste novo processo.  A adaptação e direção são de Samir Signeu, contando com a participação das atrizes Amanda Leones, Carla Dias e Luana Costa, da Epifania Cia. de Teatro.

O objetivo do espetáculo é divertir e possibilitar o debate e o diálogo com a sociedade sobre esse tema tão atual e pertinente. Assim, espera-se que possamos contribuir para a divulgação e desdobramentos dessa temática, além de dar voz à mulher em todos os seus enfrentamentos. A gravação, edição e fotografia de ‘Das Dores’ é da Taurina Filmes.  O espetáculo tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio de recursos do Proac Expresso Lab e é realizado pela Versa Cultural.

Epifania Cia. de Teatro

A Epifania Companhia de Teatro surgiu da vontade imperiosa de fazer teatro, por artistas que se uniram para colocar em prática sua pesquisa a partir do teatro contemporâneo. A Cia. estreou com o espetáculo “Fragmentos Tchekhov”, em 10 de Abril de 2010.

A seguir, vieram os espetáculos: “Solidão a dois – Fragmentos”; “IRIS – Sentir para poder ver”; “Das Dores – Suíte Strindberg”; “No Cantinho com Você”; além de intervenções, cursos, oficinas e participações em eventos e festivais. Atualmente, devido a paralisação dos eventos presenciais ocasionada pela pandemia do Coronavírus, a Cia. se dedica à pesquisas em videoarte para adaptação de seus trabalhos, como acontece com o lançamento de seu primeiro vídeo “Das Dores – Suíte Strindberg”.

Sinopse: “Das Dores – Suíte Strindberg” é uma adaptação e direção de Samir Signeu, a partir do entrelaçamento e tessitura de alguns dos textos dramatúrgicos do autor sueco August Strindberg; com a Epifania Cia. De Teatro. O trabalho privilegia a fragmentação, enquanto forma, e evidencia a sensibilidade feminina em situações de extremo apelo emocional. Cenas de obras como ‘Senhorita Julia’, ‘A Mais Forte’, ‘O Pai’, ‘O Sonho’ e ‘O Pelicano’ são apresentadas numa estrutura fracionada, com cenas independentes, onde só a mulher tem voz.

Serviços

Data: de 10 a 16 de abril

Horário: 20h

Local: o espetáculo será transmito online, no canal do Youtube da Cia. Epifania

Link: https://www.youtube.com/ciaepifania

Classificação: 12 anos

Duração: 40 minutos

Contato: cia.epifania@gmail.com / www.ciaepifania.com.br


Leia Mais: Com direção de Pamela Duncan, ‘O Inventor de Sonhos’ traz para o teatro as fábulas do humanista Leonardo da Vinci

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instragram Twitter

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: