Seja bem-vindo!

Por: Letícia Couto 10/03/2024
1
Post Thumbnail

Teatro Sérgio Cardoso: Estudo para Fantasmas de Henrik Ibsen faz curta temporada

Com direção de Sérgio Ferrara, Estudo para Fantasmas de Henrik Ibsen faz curta temporada no Teatro Sergio Cardoso a partir de 16 marços; saiba detalhes!

O Teatro Sergio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe curta temporada da peça Estudo para Fantasmas, de Henrik Ibsen, da companhia Cia. do NIT – Núcleo de Imersão Teatral, com direção de Sérgio Ferrara. Montagem da marcante obra de Henrik Ibsen que aborda questões polêmicas e escandalosas para a época em que foi escrita (1881). A estreia está marcada para o dia 16 de março, sábado, às 18h.

Com direção de Sérgio Ferrara – renomado diretor que recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor diretor pelo espetáculo Pobre Super-Homem de Brad Fraser e que já trouxe a peça Genet: O Poeta Ladrão ao Teatro Sérgio Cardoso em 2014, Estudo para Fantasmas é a primeira obra da CIA. do NIT – Núcleo de Imersão Teatral criada em 2022.

Após anos dedicados à direção teatral, Sérgio Ferrara decidiu criar o NIT (Núcleo de Imersão Teatral) para promover, a partir de encontros, o compartilhamento de vivências e saberes entre atores e diretores de teatro, abordando assuntos diversos como artes plásticas, filosofia e psicologia. O NIT é o espaço do diretor dedicado a abrir novos caminhos para um futuro mais inclusivo e democrático na arte. A partir do projeto, Sérgio Ferrara cria a Cia. do NIT – Núcleo de Imersão Teatral.

Sérgio Ferrara traz no currículo algumas obras de Henrik Ibsen. Em 2006, quando se comemorou o centenário de Ibsen no Brasil, foi convidado pela embaixada real da Noruega para participar das homenagens, dirigindo a leitura do texto Inimigo do Povo no Sesc Consolação. No ano de 2007, dirigiu a montagem de Inimigo do Povo que estreou no Sesc Ipiranga. Depois cumpriu a viagem teatral do Sesi por 11 cidades do interior de São Paulo e retornou a São Paulo em duas temporadas: no teatro Ruth Escobar e no Tuca.


Inspirado pelo estilo da dramaturgia ibseniana, deu continuidade à sua pesquisa sobre sua obra, levando ao público, em 2008, um texto nunca encenado nem traduzido no Brasil: Imperador e Galileu, que falava sobre a apostasia do imperador romano Juliano, do momento em que Ibsen viveu na Itália. Com a colaboração do ator Caco Ciocler, estrearam no Sesc Santana e depois viajaram para o festival de teatro de Porto Alegre e retornaram à temporada em São Paulo no teatro Imprensa.

Em 2012, trabalha com um texto da fase simbolista, A Dama do Mar. Élida, a personagem central dessa obra, possui o mesmo perfil da personagem Nora de Casa de Bonecas, ou de Hedda Gabler.

A peça Estudo para Fantasmas é muito importante para Ferrara, pois há muito tempo ele vem se dedicando ao estudo e pesquisa de Ibsen, que é considerado o pai do realismo no teatro moderno.

Ibsen, conhecido como o “poeta do mal-estar da civilização”, desafiou as normas sociais de sua época ao expor as contradições e dilemas do novo sujeito da modernidade. Ele percebeu, claramente, os obstáculos que a civilização impõe ao livre desenvolvimento humano, enquanto, ao mesmo tempo, reconheceu a necessidade dessa busca por uma vida plena.

Na peça Estudo para Fantasmas encontramos as personagens em constante estado de angústia, muito característico desse novo sujeito da modernidade, dividido entre a racionalidade social e a subjetividade do sujeito, em busca ininterrupta por uma forma de abarcar a si mesmo, de modo a admitir essa oposição. Essa peça fala sobre as convenções da moral religioso versus a ética do desejo, revelando a tragédia da personagem Helena Alving, que, ao final da trama, enfrenta a solidão e a angústia, confrontando as renúncias e traições de uma vida dedicada à felicidade alheia.

Estudo para Fantasmas, de Henrik Ibsen, no Teatro Sergio Cardoso - Foto/Divulgação
Estudo para Fantasmas, de Henrik Ibsen, no Teatro Sergio Cardoso – Foto/Divulgação
Ficha Técnica

Direção: Sérgio Ferrara

Assistência de Direção: Raisa Suliani

Elenco: Clau Carvalho, Josuel Luna, André Pottes, Gabriel Mello, Acsa Giunco e Maria Andrade.

Figurinos: Felipe Carrasco

Cenário: Sérgio Ferrara

Assistentes: Andrey Reis e Fernanda Barroso

Apoio: Desembuxa Entretenimento

Iluminação: Beto Martins

Fotografia: Hegon Moreira

Preparadora Vocal: Nadia Vilela

Direção de Produção: Josuel Luna

Tradução de Texto: Cia. do NIT – Núcleo de Imersão Teatral

Realização: Cia. do NIT – Núcleo de Imersão Teatral

Serviço

Estudo para Fantasmas de Henrik Ibsen no Teatro Sergio Cardoso
Temporada: de 16 de março a 28 de abril de 2024, aos sábados e domingos, às 18h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)| Sympla
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno | R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo
Classificação: 16 anos
Duração: 80 minutos
Capacidade: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes

Estudo Para Fantasmas teatro sérgio cardoso
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    Musical Hairspray tem vendas abertas, no Rio de Janeiro - [2024]

    […] HairsprayLocal: Teatro Riachuelo | Rua do Passeio, 38/40 – Centro | https://teatroriachuelorio.com.br/Estreia: dia 04 […]

Deixe seu Comentário