Seja bem-vindo!

Por: Larissa Regina Diniz 22/03/2021
0
Post Thumbnail

Franquia Final Fantasy – Por onde começar?

A franquia de jogos Final Fantasy, desenvolvida pela empresa japonesa Square Enix, tem sido um dos maiores sucessos da indústria do J-RPG desde o lançamento do seu primeiro título em 1987. E de lá pra cá, tendo lançado já dezessete títulos incluindo jogos principais, spin-ffs e remakes, pode ser um pouco confuso entender sobre o que realmente se tratam os jogos, qual deles são os mais importantes, e por qual deles começar.

Então, para simplificar a vida de todos os marinheiros de primeira viagem, vamos responder todas as perguntas importantes:

Os jogos de Final Fantasy são todos sobre a mesma história?

Não, pequeno gafanhoto.

Cada título da franquia, que corresponde a um número, conta sua própria história, independente de todos os outros jogos. Por exemplo, a história de FFV será completamente diferente da de FFX, enquanto FFX-2 é a continuação direta de FFX. Ou seja, se tem números diferentes, a história é diferente, mas se tem números iguais, então são continuações da mesma história.

Por se enquadrarem na categoria de RPG, todos os Final Fantasy têm batalhas em turnos?

Novamente, não.

Por muito tempo a franquia esteve sim associada à jogabilidade de turnos, como é típico dos RPG “raiz”. No entanto, com as novas tecnologias da indústria dos games, a franquia já vem testando desde o FFXII novas formas de experienciar as batalhes sem se prender ao esquemas de turnos, porém sem perder suas características que fazem o jogador sentir que está sim, apesar das modificações, jogando um RPG. Os últimos dois títulos lançados pela empresa, FFXV e FFVII Remake, por exemplo, já apresentam, modos de batalha que recaem muito mais para o MMORPG, com muita movimentação no campo e menos foco na escolha de ataques de cada personagem da party.

Qual o melhor título para quem nunca jogou Final Fantasy?

Existem 2 títulos que, na minha opinião, são os melhores para os iniciantes em Final Fantasy, e bons, inclusive, para aqueles que não são tão fãs do estilo RPG: Final Fantasy XV e/ou Final Fantasy VII Remake. Cada um deles capaz de atender uma demanda específica. Então vamos entender isso melhor, pra você fazer uma boa escolha!

> Pra quem quer experimentar, mas sem se comprometer muito: FFXV

final fantasy xv

Final Fantasy XV é aquela tentativa da Square Enix de angariar novos fãs para a franquia (eu, pessoalmente, acho que deu certo, mas essa é só a minha opinião kkk). Este é um jogo que não tem continuações, portanto uma ótima opção quem não quer começar fazendo altos investimentos.

Em FFXV, apesar de termos um esquema de batalhas bem distinto daqueles que os fãs se acostumaram a ver na franquia, ele é bem amigável para novos jogadores, e uma excelente oportunidade de se acostumar com os elementos mágicos que já são figurinha carimbada em todos os jogos de Final Fantasy: o nome das magias, os summons, os chocobos, e o estilo narrativo que mistura elementos de fantasia e sci-fi.

Além do que, vamos combinar, não tem como não gostar do grupinho de personagens de Final Fantasy XV, não é mesmo? E todo mundo adora uma história de príncipes que voltam para recuperar o trono!

Para aqueles que resolverem começar por aqui, recomendo a versão Royal do jogo, nas quais alguns bugs foram consertados, além de incluir todas as DLCs lançadas até agora.

> Pra quem quer viver uma full-experience de Final Fantasy: FFVII Remake

FINAL FANTASY XVII REMAKE

Um clássico da franquia, agora totalmente reformulado para PS4!!!

Final Fantasy VII Remake é a experiência mais profunda da franquia que você poderia pedir: enredo complexo e emocionante, personagens carismáticos, vilão emblemático, e vários plot twists. Sendo até hoje considerado o melhor jogo pelos fãs de longa data, o Remake dá a chance para novos jogadores entrarem na pele de Cloud, o personagem que por muito tempo foi a cara principal da franquia.

As batalhas nessa nova versão são a perfeita combinação do estilo rack and slash e elementos típicos do j-rpg, com combates fluidos e muitas opções de customização.

Mas vale a pena lembrar que este jogo não terá apenas um título, como foi na versão original. Estamos esperando por pelo menos 3 títulos dentro da história de FFVII Remake, então se você resolver começar por aqui, esteja preparado pra dar bastante dinheiro para a Square kkkk

Quais outros jogos da franquia valem a pena jogar?

Eu poderia responder: todos. Mas vamos com calma kkkk

Pensando nos títulos de fácil acesso para as plataformas mais novas, PS3 e PS4, vou deixar algumas indicações dependendo do que você, jogador, pode estar procurando:

> Pra quem gosta daqueles RPGs medievais, com mapas enormes e muitos itens para recolher: FFXII Zodiac Age

final fantazy xii zodiac

> Pra quem quer uma experiência emocional, com batalhas em turnos: Final Fantasy X

final fantasy x

> Pra quem gosta de personagens com muita personalidade, mundos tecnológicos, e um jogo bem linear: Final Fantasy XIII

final fantasy xiii

Qual o próximo lançamento da franquia?

final fantasy xviii

Além, é claro, da aguardada continuação de FFVII Remake, não faz muito tempo que a Square Enix anunciou o novo título da franquia, o Final Fantasy XVI, que promete vir com uma estética dark e medieval, como mostrado no trailer do game, que você confere logo abaixo:

Texto por: Larissa Diniz (@cons.ciencialiteraria)


Leia Também: 7 dicas para dominar Blade & Soul: Revolution

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
Facebook | Twitter | Instagram

game jrpg mmorpg rpg squareenix
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário