Seja bem-vindo!

Por: Letícia Couto 18/10/2022
3
Post Thumbnail

Globo Filmes tem oito longas selecionados para 46ª Mostra Internacional de Cinema em SP 

Sete longas da Globo Filmes estão na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e um na Competição Novos Diretores 

Após estar no Festival do Rio 2022 com seis longas-metragens, a Globo Filmes chega à 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com cinco documentários e três filmes de ficção.

Na Mostra Brasil: “Amazônia, a Nova Minamata?”, de Jorge Bodanzky; “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz; “Biocêntricos”, de Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim; “Um Outro Francisco”, de Margarita Hernández, “Derrapada”, de Pedro Amorim; “Lilith”, de Bruno Safadi; e “Perlimps”, de Alê Abreu. Já na Competição Novos Diretores, “Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger, que concorre ao Prêmio do Júri junto com produções estrangeiras.  

Dos documentários citados, três são inéditos e estreiam mundialmente na mostra. São eles: “Amazônia, a Nova Minamata?”, “Biocêntricos” e “Um Outro Francisco”. Com 231 filmes na programação, sendo 67 brasileiros, a mostra ocorre de 20 de outubro a 2 de novembro. 

Sobre os longas-metragens de ficção: 

“Derrapada”, de Pedro Amorim 

Nada Costa interpreta uma mãe que engravidou durante a adolescência em “Derrapada”, de Pedro Amorim. Agora, Samuca (Matheus Costa), seu filho skatista de 17 anos, se vê na mesma situação que ela ao descobrir que a namorada está grávida.  

“Lilith”, de Bruno Safadi 

Dirigido por Bruno Safadi, “Lilith” é um épico experimental contemporâneo sobre a deusa que, de acordo com a mitologia, teria sido a primeira esposa de Adão, antes de Eva.  

“Perlimps”, de Alê Abreu 

A animação “Perlimps”, de Alê Abreu, se passa em uma floresta encantada, em que Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais, precisam se unir contra os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de salvar o mundo onde vivem. Em 2016, o cineasta foi indicado ao Oscar por “O Menino e o Mundo”.  

Sobre os documentários: 

“Amazônia, a Nova Minamata?”, de Jorge Bodansky 

"Amazônia, a Nova Minamata?", de Jorge Bodansky 
“Amazônia, a Nova Minamata?”, de Jorge Bodansky. Foto: Divulgação/Globo Filmes

Com direção e roteiro de Jorge Bodansky (“Iracema – uma transa amazônica”), o documentário “Amazônia, a Nova Minamata?” acompanha médicos e pesquisadores que investigam a contaminação de mercúrio na Amazônia, enquanto resgata a história de Minamata no Japão e revela o tamanho dessa ameaça para a floresta e seus habitantes. 

“Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz 

A partir de imagens documentadas pela própria Beth Carvalho ao longo de 53 anos de carreira, “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz, faz um recorte único sobre a trajetória desse símbolo cultural do Brasil.  

“Biocêntricos”, de Fernanda Heinz Figueiredo e Eduardo Benaim 

“Biocêntricos”, de Fernanda Heinz Figueiredo e Eduardo Benaim, é a primeira investigação audiovisual brasileira sobre a relação entre a ciência de alta tecnologia do século XXI e a natureza selvagem. O documentário acompanha sete projetos de múltiplas áreas do engenho humano, em que a biomimética (imitação da vida) é a grande estratégia de inovação. 

“Um Outro Francisco”, de Margarita Hernández 

"Um Outro Francisco", de Margarita Hernández. Foto: Divulgacão
“Um Outro Francisco”, de Margarita Hernández. Foto: Divulgacão / Globo Filmes

O registro do processo criativo de dois fotógrafos italianos em um evento religioso no sertão do Ceará, na segunda maior festa franciscana do mundo, é o tema de “Um Outro Francisco”, de Margarita Hernández. Ao relacionar fotografia de reportagem e fotografia popular, o documentário levanta questionamentos sobre o conceito de “fotografia artística”. 

“Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger 

“Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger, do Globo Filmes, investiga o que motiva as pessoas a fazerem votos de pobreza, obediência e castidade no século XXI, em que tudo é visto como descartável. Conhecidos como perpétuos, esses personagens vão na contramão da modernidade para buscar a própria essência. 

46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo Globo filmes
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    Oito filmes da O2 Play participam da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - [2022]

    […] 46ª Mostra Internacional de São Paulo selecionou para sua programação oficial oito filmes da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, que […]

  • Avatar
    Assexybilidade - Coprodução Globo Filmes, GloboNews, Globoplay e RioFilme sobre sexualidade de pessoas com deficiência terá première mundial em festival internacional  - [2023]

    […] julho, no Outfest Los Angeles, um dos festivais LGBTQIAP+ mais relevantes do mundo. Coprodução Globo Filmes, GloboNews, Globoplay e RioFilme, o longa busca desmistificar tabus como sexo e sexualidade a […]

  • Avatar
    "Nosso Sonho" - Cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha ganha trailer com muita música e nostalgia - [2023]

    […] da Urca Filmes, coprodução com a Riofilme, Telecine e Warner Bros Distributing, com apoio da Globo Filmes e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual e BBDTVM. A distribuição nacional é […]

Deixe seu Comentário