Bailarina - Nerd Recomenda

História de bailarina cearense estreia em todo Brasil

Pacarrete é um filme baseado na história real de uma senhorinha que já foi bailarina e, após seus anos de sucesso, decide retornar a sua cidade natal para viver a aposentadoria e levar a arte da dança a seus conterrâneos cearenses e não é exatamente bem compreendida.

Margarida -interpretada por Marcélia Cartaxo-, que prefere ser chamada pelo sinônimo em francês, Pacarrete, planeja apresentar um número de balé clássico na cidade apaixonada por forró e o previsível contraste é apenas um dos fatores que a tornam a “louca da cidade”. Falar sozinha e implicar com as crianças que passam de bicicleta em sua calçada também.

Bailarina Pacarrete
“Uma artista nunca deve deixar os palcos” é uma das grandes falas do filme. Foto: Luiz Alves/Divulgação.

A história da dançarina e também professora aposentada reforçam a necessidade do respeito à arte e da fidelidade aos sonhos, já que a personagem desejava ser bailarina desde criança -e conseguiu ao subir nos palcos em Fortaleza. 

O trailer do filme parece aquelas produções que mais servem para “falar contigo” do que somente para entretenimento à toa, é um filme sobre sonhos, paixões, a velhice e credibilidade – que aparentemente Pacarrete não tem nenhuma. 

A preparação de elenco foi intensa e, para viver a bailarina, a paraibana Marcélia teve aulas de voz e canto, aprendeu francês e fez aulas de ballet. Não é a primeira vez da atriz ao lado de Allan Deberton que, por sua vez, estreia como diretor. Eles já trabalharam juntos em Doce de Coco, primeiro curta-metragem de Deberton. Quanto ao filme, comenta: “As pessoas, quando saírem do cinema, vão se lembrar de alguém da família, algum amigo(a) ou vizinho.” E sugere: 

Bailarina - Nerd Recomenda

Assistam. Deve ser visto na tela grande, em companhia de outras pessoas, como num teatro.”

E se com um enredo desses, ainda faltar justificativas para assisti-lo, eu ajudo apresentando os OITO prêmios recebidos apenas no Festival de Gramado (o maior evento de cinema do cenário nacional): Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho Sonoro. Podemos chamar Pacarrete de a “Adele do cinema”, se é que me entendem, pois a produção já possui 26 prêmios. O elenco é formado por Marcélia Cartaxo como Pacarrete, Zezita Matos como Chiquinha, Soia Lira como Maria, João Miguel interpreta Miguel, Samya de Lavor como Michele, Débora Ingrid vive a  Diana, Edneia Tutti Quinto encarna Tetê e Rodger Rogério, Zacarias.  

Bailarina

Que Margarida, Pacarrete, Marcélia e o amor e respeito à arte falem conosco sobre persistir em nossos sonhos e respeitar os sonhos alheios. Sendo assim, assista o trailer enquanto aguardamos a estreia dia 30 de Abril.

 

LEIA MAIS: Cartoon Network lança iniciativa para motivar seus fãs a manterem-se seguros, criativos, entretidos e conectados em suas casas

 

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: