Seja bem-vindo!

Por: Ana Paula Castro 01/09/2023
0
Post Thumbnail

Impuros retorna ao Star+ para sua quarta temporada com novas tramas, novos personagens e, claro, novos inimigos

A quarta temporada de Impuros estreou no dia 30 de agosto, mantendo sua narrativa intensa ao mesmo tempo em que se renova para mais um capítulo de conflito entre Evandro e Morello

Impuros estreou sua quarta temporada no Star+ no dia 30 de agosto repleta de novidades, trazendo novos inimigos, novas tramas e nuances para esses personagens que vêm sendo construídos desde 2018, quando a série foi lançada. Ao mesmo tempo, Impuros consegue manter sua identidade audiovisual e narrativa com eficiência, do jeito que apenas uma série com elenco, direção e produção muito bem alinhados consegue fazer.

O conflito de Evandro do Dendê (Rafael Logam) e do policial Morello (Rui Ricardo Diaz) segue sendo a força motriz da série, mas agora entra um novo inimigo em cena, que apresenta uma expansão importante para a série: o jogo do bicho, e como essa máfia esbarra no tráfico de drogas. No entanto, o que torna Impuros tão interessante e até universal é o drama familiar que envolve seus protagonistas.

Muitos podem pensar que se trata apenas de mais uma obra audiovisual sobre tráfico de drogas no Brasil, mas Impuros tem características que a tornam diferente e não é à toa que a série já está indo para sua quarta temporada, com a quinta já quase finalizada.

Impuros | Star+

A nova temporada traz de volta personagens que já conhecemos e amamos, como Geise (Lorena Comparato), que tem um papel importante tomando conta dos negócios do marido Evandro no âmbito internacional, Arlete (Cyria Coentro), que segue em conflito com o filho que se torna a peça mais central no Comando do tráfico, arranjando novos inimigos à medida que ganha poder, a dupla Gilmar (Leandro Firmino) e Hilbert (Sérgio Malheiros), que compõem a trama trazendo um pouco de alívio cômico, e uma dupla que se tornou cada vez mais interessante ao longo das temporadas, Afonso (João Vitor Silva) e Inês (Karize Brum), que embarcam em uma jornada perigosa como casal.

Além deles, temos também novos personagens que dão as caras já trazendo mais complexidade ainda para a trama. Laura (Silvia Buarque) e Moisés (Élcio Romar) representam o núcleo de poder do jogo do bicho na cidade; Santos (Bruno Gissoni) é o novo parceiro de Morello e se junta na caça por Evandro; Marcelão, interpretada pela icônica MC Carol, é uma detenta afrontosa que cruza o caminho dos personagens que já conhecemos; Maurício (Bukassa Kabengele) é uma figura do passado de Evandro que surge de forma sutil no Dendê; Helena (Marina Provenzano) é uma jovem cineasta que quer fazer um documentário sobre o Dendê; Ademar (Jonathan Haagensen) é o herdeiro de Chernobyl (Darlan Cunha), que disputa poder com Evandro dentro do Comando; Dr. Felipe (Gabriel Godoy) é um médico coagido por Evandro a atender suas solicitações e, por fim; Wagner Marques (Silvio Guindane) é o apresentador de um programa policial sensacionalista.

Impuros | Star+

Parece muita coisa, e realmente é, mas a série consegue não apenas inserir, mas também dar profundidade para todos esses personagens, construindo uma trama intrincada entre eles. Obviamente, isso só dá certo por dois motivos: 1) Não existe atuação “meia-boca” em Impuros, o elenco foi escolhido a dedo e de forma muito acertada; 2) um roteiro extremamente cuidadoso e pensado nos mínimos detalhes. 

Impuros é uma trama densa e intensa, com muito conteúdo, sendo praticamente impossível perder qualquer segundo de qualquer episódio. Como um dos diretores, René Sampaio, bem pontuou, em três episódios já se tem acontecimentos para uma temporada inteira, e esse estilo de roteiro se manteve na quarta temporada, dando dinamicidade e um ritmo muito únicos para a série, elevando o nível do audiovisual brasileiro.

A história também é muito próxima da realidade brasileira. Ainda que se passe nos anos 90, as figuras representadas pelos personagens são muito relacionáveis, especialmente em seus dramas pessoais, que se diluem em um cenário de constante conflito entre a polícia e o tráfico, mostrando uma realidade de desigualdade social entranhada.

Impuros | Star+

Isso tudo se deve à escolha da produção de basear suas histórias nos noticiários brasileiros, de forma que, para os mais velhos, é possível se lembrar de muitas coisas. Essa decisão também traz um ar de constante renovação para a série, já que os noticiários estão sempre nos surpreendendo.

O sucesso de Impuros, que já chamou a atenção da crítica internacional com duas indicações ao Emmy®, deve-se ao ótimo recorte que faz da sociedade brasileira, tratando de poderes que não são do estado, mas que estão muito presentes na vida do brasileiro, no caso, o carioca. E esse recorte é feito com delicadeza e atenção, humanizando os personagens, trazendo humor, violência, ação, tudo em um perfeito equilíbrio.

Para além disso, a obra trabalha o inesperado como poucas, com reviravoltas atrás de reviravoltas, trazendo o imprevisível para o espectador que imerge naquela narrativa que sempre tem algo de novo para contar.

Impuros com certeza representa a qualidade altíssima em que se encontra o audiovisual brasileiro e vale a pena ser conferida em suas quatro temporadas agora disponíveis no Star+.

*Texto por Ana Paula Castro

drama brasileiro Impuros série nacional Séries star+
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário