João Gordo

João Gordo participa do podcast “Meu Nome É Correria”, promovido pela Philips

João Gordo o vocalista da banda Ratos do Porão fala sobre sua paixão pelo punk, carreira e trabalhos solidários durante a pandemia

A Philips Áudio, marca do Grupo TPV, convidou o músico João Gordo para participar do podcast Meu Nome É Correria, produzido pela marca e com apresentação de Thaíde.

Conhecido como um dos principais nomes do punk rock brasileiro, João Gordo começa o bate-papo celebrando os longos anos de amizade com Thaíde. Os dois também recordam o início de suas carreiras em casas de shows de São Paulo e o período de ascensão dos gêneros punk e hip hop. Com bom humor, João comenta que sua admiração pelo hip hop o levou a criar estima por artistas como Dexter e Mano Brown, ambos convidados de Thaíde no podcast em edições anteriores.

João Gordo conta que descobriu sua vocação para música durante a infância, na década de 1960, quando acompanhava os hits do momento pelo rádio. Como ele mesmo diz na entrevista, o movimento da Jovem Guarda e a atmosfera cultural dos anos 1970 o influenciaram a dedicar sua vida ao rock.

Como vocalista dos Ratos do Porão desde 1983, João Gordo explica a  importância desse projeto para a explosão do punk hardcore pelo Brasil e como ele se tornou referência do gênero. Por outro lado, o músico revela que sua entrada na MTV Brasil, em 1996, como apresentador, foi um choque para os outros integrantes da banda, que interpretaram a decisão como contraditória ao movimento da contracultura, no qual os Ratos do Porão estavam envolvidos. No entanto, João afirma que nunca se deixou levar pelas exigências da mídia e, graças aos anos de trabalho para a antiga rede de televisão, conquistou notoriedade, para si mesmo e para o grupo musical.

João Gordo
Crédito: Divulgação Philips

Por causa da pandemia de covid-19, o mercado de produções culturais encontra-se estagnado, o que deixou vários profissionais sem renda. Ao lamentar a situação, João e Thaíde argumentam sobre a desvalorização dos artistas e refletem sobre a necessidade de investimentos em cultura, especialmente em momentos de calamidade. Apesar da crise sanitária, João Gordo está trabalhando remotamente em novas composições, para uma futura live dos Ratos do Porão, e em projetos independentes com músicos do cenário heavy metal.

Em parceria com a esposa Viviana Torrico, João dirige o projeto Solidariedade VeganMarmita sem crueldade, no qual ele e sua família produzem e distribuem comida vegana aos moradores de rua de São Paulo. Desde que se tornou vegetariano, em 2005, João busca um estilo de vida mais saudável. E, ao se depararem com o abandono de pessoas em condições vulneráveis, João e Viviana passaram a doar alimentos e recursos de necessidades básicas para enfrentar a pandemia.

“Quando começamos a ajudar esses moradores de rua, pudemos conhecê-los melhor. E descobrimos que eles são pessoas incríveis, mas não tiveram melhores oportunidades na vida. Nosso trabalho não apenas ajudou alguns deles a abandonar o vício em drogas e a recuperar a autoestima, como também transformou a minha vida e a da minha esposa”, conta o músico.

O conceito da campanha Meu Nome É Correria foi desenvolvido pela E-Content Lab, com o objetivo de valorizar quem se esforça para alcançar seus objetivos. Os fones de ouvido da marca representam a ideia de que é possível chegar a qualquer lugar, e que a música é um incentivo para que esses sonhos se tornem possíveis.

O episódio está disponível nas principais plataformas de streaming de podcast e em vídeo, no canal Philips Áudio e Vídeo no YouTube, no qual os programas anteriores, que já trouxeram nomes como Rafinha Bastos, Mano Brown, Negra Li, Karen Jonz, Whindersson Nunes, Paulo Miklos e Cafu, podem ser vistos e ouvidos. As novidades sobre os episódios também podem ser acompanhadas no Instagram da marca: @PhilipsAudioBr.

Acompanhe o podcast: https://meunomeecorreria.com.br/.

*Texto por Caroline Dias

Leia Também: “Queda Pra Cima” – Lançamento de Marcus Alves

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: