
‘Kasa Branca’ será o filme de encerramento da ‘Mostra Praça’ em Tiradentes
Sucesso de crítica e de público pelos festivais de cinema em que foi exibido, KASA BRANCA encerra sua prestigiada caminhada sendo o filme de encerramento na Mostra Praça em Tiradentes
Com estreia marcada para 23 de janeiro, KASA BRANCA, primeiro filme com selo Sessão Vitrine Petrobras em 2025, estará na 28° Mostra de Tiradentes. Recebido com muito prestígio nos festivais de cinema nacionais e internacionais, o longa-metragem de Luciano Vidigal, encerrará a Mostra Praça com exibição no dia 1° de fevereiro, às 21 horas, no Cine Petrobras. Com programação gratuita, o Festival de Tiradentes acontecerá entre os dias 24 de janeiro a 1° de fevereiro.
Em sua caminhada pelos festivais, KASA BRANCA ganhou os prêmios de Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante para o Diego Francisco, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora no Festival do Rio. No festival carioca, Luciano foi o primeiro diretor negro premiado na competição principal de longa de ficção.
No Festival Janela do Recife, foi premiado com o “Prêmio João Carlos Sampaio para Filmes Finíssimos que Celebram a Vida”. E na 11° Mostra de Gostoso, foi o grande vencedor ao vencer os Prêmio Mistika e DOT e o Prêmio do Público como melhor longa na Mostra Competitiva.

Além dos prêmios, KASA BRANCA teve sua estreia Internacional no Festival de Torino na Itália. No Brasil, integrou a programação da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, esteve no 17° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, 19° Fest Aruanda, 57° Festival de Brasília e na Mostra de Petrópolis.
Protagonizado por Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco e Ramon Francisco, KASA BRANCA acompanha Dé (Big Jaum), morador da periferia de Chatuba, que passa a viver com sua avó Dona Almerinda (Teca Pereira), diagnosticada com Alzheimer e com pouco tempo de vida. Dé, ao lado de seus dois amigos inseparáveis Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), tenta aproveitar a convivência com a avó da melhor forma.
Distribuído pela Vitrine Filmes, longa tem produção pela Sobretudo Produção, TvZero, Tacacá Filmes, Cavideo e Dualto, em coprodução com a Prefeitura do Rio, por meio da Riofilme, Canal Brasil, Telecine e Globo Filmes.

KASA BRANCA integra um dos principais projetos de distribuição de longas nacionais dos últimos anos, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS, uma iniciativa de exibição conjunta de filmes brasileiros em salas de cinema, conduzida pela distribuidora Vitrine Filmes. Os lançamentos escolhidos pela distribuidora são compostos por filmes como KASA BRANCA, que agregam qualidade cinematográfica e valores humanos ao espectador que acompanha o projeto que acontece desde 2011, quando ele foi criado. Os filmes chegam aos cinemas com ingressos com preços acessíveis, conta com a parceria consolidada de exibidores e encerrou 2024 tendo lançado 10 filmes nacionais que alcançaram mais de 100 mil pessoas.
Ao longo de seus quase 15 anos, o selo Sessão Vitrine lançou filmes de diretores como Kleber Mendonça Filho, Caroline Leone, Adirley Queirós, Juliana Antunes, Gabriel Mascaro e Anita Rocha da Silveira. Ao todo, foram 80 títulos, que chegaram a milhares de espectadores nos cinemas, seguindo seu propósito de distribuição coletiva e difusão de filmes brasileiros em todo o país.
Com roteiro e direção de Luciano Vidigal, ator de filmes premiados como “Tropa de Elite 2”, “Cidade dos Homens” e “Três Verões”, Luciano já coleciona créditos como diretor, de longas como “5x Favela: Agora por Nós Mesmos” e o documentário “Cidade de Deus: 10 Anos Depois”, todos em parceria com outros cineastas. Mas agora, com o drama KASA BRANCA, ele estreia na direção solo.

Vidigal explica que este filme é a realização de um sonho, porque sempre quis contar essa história tão comovente. Mas, além disso, o cineasta sublinha a importância de KASA BRANCA ser um filme sobre e feito por pessoas negras da periferia.
“É um filme que tem um protagonismo negro no lugar do objeto, que são os atores, no lugar do sujeito, eu como diretor. Então, você tem a figura preta ali como protagonista no elenco e também na criação. E a gente que faz cinema independente, cinema preto, busca essa relação horizontal com o audiovisual brasileiro. E sempre no objetivo de somar, de trazer essa diversidade potente e cultural que tem o nosso país“, explica.
O elenco ainda inclui Gi Fernandes (no ar com a novela “Mania de Você” e da série “Os Outros”), que faz sua estreia em longas, além de Babu Santana, Roberta Rodrigues, Otavio Muller e Guti Fraga. Fora isso, o filme marca a estreia do rapper L7nnon e do Dj Zullu.
Sinopse: Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.
Comentários