Seja bem-vindo!

Por: Letícia Bortoleto Vargas 22/09/2021
4
Post Thumbnail

Mo Dao Zu Shi: The Grandmaster of Demonic Cultivation

O que dizer de um protagonista que fala que nunca vai se desvia do cultivo espiritual, mas acaba morto por cultivar poder demoníaco?

Mo Dao Zu Shi (trad. O grão-mestre do cultivo demoníaco) é uma light novel chinesa muito famosa, escrita por Mo Xiang Tong Xiu, de gênero danmei, que mistura romance, aventura, fantasia, com elementos da cultura e folclore chinês, e ganhou adaptações para diversas plataformas como animação, dorama, cd drama e manhua.

Danmei, para quem não sabe, é basicamente o mesmo que Boys Love, literatura focada em romance homoafetivo. Mo Xiang Tong Xiu também é conhecida por outros dois danmeis seus: The scum villain’s self saving system e Heaven Oficial’s Blessings. Recomendo os dois, inclusive, temos até resenha do segundo aqui no Nerd, escrito pela Larissa: Tian Guan Ci Fu (A Bênção do Oficial Celestial), a light novel BL que você precisa na sua vida.

Voltando o foco

Mo Dao Zu Shi
Imagens reais de Wei Wuxian se tornando um “perigo” para todos

A história começa com Wei Wuxian, um jovem cultivador que já havia sido morto por seus “crimes” há anos, mas que acabou sendo invocado no corpo de Mo Xuanyu, o louco do clã Mo, que possui má fama por assediar outros cultivadores e gostar de homens, e queria se vingar de seu clã.

Devido a certos acontecimentos a vingança até que é executada, mesmo que não pelo protagonista, de forma que ele sai em busca de respostas e acaba cruzando com vários personagens de seu passado.

Em um novo corpo, ele esconde sua verdadeira identidade e continua se passando pelo louco Mo Xuanyu, mas é encurralado e acaba sendo salvo por Lan Wangji, que claramente descobriu na hora quem ele era de verdade e o levou consigo para o Recanto das nuvens. Wei Wuxian até tenta despistá-lo, irritá-lo ao ponto de se cansar dele, mas Lan Wangji não vai se separar dele tão facilmente, de forma que ambos saem juntos para investigar o que aconteceu com o clã Mo e como isso está ligado com outros acontecimentos pela região.

E ficam as perguntas no ar: como conseguiram invocar Wei Wuxian? Porque parece que os problemas todos são atraídos para ele? O que aconteceu no passado?

Mo Dao Zu Shi
Capa original do primeiro volume da light novel

A sinopse é literalmente só a pontinha do iceberg, até porque uma boa parte da história se passa no passado, onde vamos conhecer mais a fundo os personagens, ver a relação entre Wei Wuxian e Lan Wangji se desenvolvendo e de que forma o protagonista acabou desviando do caminho do cultivo espiritual e passou a cultivação demoníaca, afetando sua relação com seu próprio clã e com os demais.

“Quando você está do lado deles, você é o gênio bizarro, o herói milagroso, a força da rebelião, a flor que desabrocha sozinha. Mas no segundo em que sua voz difere da deles, você enlouqueceu, ignorou a moralidade, andou por um caminho tortuoso.”

Sobre as estrelas do show

Mo Dao Zu Shi
Wei Wuxian

Wei Wuxian (Wei Ying para os íntimos) era um discípulo adotado pelo clã Jiang e que cresceu com Jiang Cheng e Jiang Yanli, como irmãos, sendo sempre o mais travesso e o mais habilidoso na arte da cultivação espiritual.

Ele conhece Lan Wangji após ir estudar no clã Lan, onde acaba quebrando várias regras, tirando Lan Wangji do sério e sendo castigado sob a supervisão dele.

Mais tarde, quando resolve seguir com o cultivo demoníaco (por força maior), ele abandona seu clã, se afasta de seus amigos e acaba se tornando inimigo de todos, sendo considerado uma ameaça que não consegue controlar seus poderes (o infame patriarca Yiling), o que, consequentemente, culmina na morte de seu cunhado e de sua irmã mais velha Jiang Yanli, e no ódio que Jiang Cheng passa a carregar por ele desde então.

Porém, nem tudo é o que parece, então aconselho a não julgar as escolhas do protagonista tão cedo, os plot twists estão aí para isso.

Mo Dao Zu Shi
Lan Wangji

Lan Wangji (Lan Zhan para os íntimos) é o segundo mestre do clã Lan, conhecido por ser sem emoções, duro, mas respeitado por todos. No começo, Lan Zhan detestava Wei Ying por viver provocando-o, descumprindo as regras do clã, mas depois, ao longo da história um sentimento que nem mesmo ele entendia começou a crescer, o que o deixava mais frustrado ainda. 

Houve momentos em que ele teve oportunidade de conhecer outro lado de Wei Ying, que não somente do jovem provocador. Quando Wei Ying largou o caminho da cultivação espiritual, Lan Zhan vivia tentando trazê-lo de volta e, depois de sua morte, ficou devastado e arrependido por não ter estado ao seu lado, isso que nem ele escapou de punição por conta de todo o rolo como o patriarca Yiling depois que ele morreu.

Nas partes do passado, a relação dos dois é mais de amizade mesmo, pelo menos por parte do protagonista que nunca percebeu nada e até morrer teve Lan Zhan como, apenas, um grande amigo. Já no presente é onde teremos o desenvolvimento amoroso entre os dois, já que Wei Ying, “interpretando” seu personagem de Mo Xuanyu, começa a dar em cima do Lan Zhan, na esperança de deixá-lo envergonhado.

Como o feitiço sempre volta, quem acaba quase sempre envergonhado é o próprio Wei Ying, que vai começar a desenvolver sentimentos por Lan Zhan, e depois rolam coisas que ficam em off (só para maiores de 18).

“Mas o que ele não esperava era que, quando todos o temiam e o lisonjeavam, Lan Wangji o repreendia bem na cara; quando todos o rejeitaram e o odiaram, Lan Wangji ficou ao seu lado.”
Mo Dao Zu Shi

Mídias

Mo Dao Zu Shi ganhou uma versão para anime, com três temporadas, mas com uma certa censura no roteiro, de forma que demonstrações mais expressivas de afeto você não vai encontrar por aqui (a não ser no sentido de piada), além de os personagens todos terem os traços muito parecidos, mas é divertido.

É só não ir com expectativa de ver uma cena muito romântica entre o casal principal, mas a galera do anime faz o possível dentro do que a lei permite. 

Mo Dao Zu Shi
Não só de romance vive a história, temos bastante ação também

Obs: Wei Ying com os punhos amarados com a faixa do Lan Zhan, esse prazer eles não tiraram dos fãs, ao menos isso! Quem sabe o significa da faixa, entende a seriedade desse ato.

Além do anime, também há versões em cd-drama, jogos e manhua, porém a mídia mais famosa foi a adaptação para dorama, que ganhou inclusive vários prêmios. Intitulada como The Untamed, o dorama ganhou 50 episódios que adaptaram todos os livros, sendo muito elogiada pela atuação, cenário e caracterização dos personagens.

Apesar de tudo, assim como o anime, The Untamed também sofreu uma grande mudança no roteiro para transformar o romance entre os dois rapazes em uma “amizade íntima”, visto que a censura na China proíbe conteúdo LGBT em produtos audiovisuais.

Então você não vai ganhar nenhuma declaração de amor aqui, mas, diferente do anime, eu acredito que o trabalho de atuação dos atores, Xiao Zhan (Wei Ying) e Wang Yibo (Lan Zhan), conseguiu transmitir o afeto entre os personagens, mesmo que apenas por expressões ou pela entonação na voz de como um se dirigia ao outro, há uma boa química entre os dois.

Mo Dao Zu Shi
O afeto está todo ali naquele olhar, só não vê quem não quer (ass: trouxa)

Considerações

Apesar de eu ter gostado da obra, como já havia lido Heaven Official’s Blessings, não pude deixar de comparar e o romance de Mo Dao Zu Shi é, em certos momentos, bem mais explícito que na outra novel, uma parada tão descritiva que não precisa nem de imagens. Os extras então, “50 tons de Mo Dao Zu Shi”, a autora soltou a imaginação na fanfic e eu não sabia nem onde enterrar minha cara. Ainda bem que não estava lendo no meio da rua.

Agora, analisando friamente, tem umas coisinhas que não são assim tão legais, como o fato de o Wei Ying dar bebida para o Lan Zhan só para deixá-lo bêbado e arrancar umas verdades dele, daí acabaram rolando algumas coisas que depois o Lan Zhan não vai se lembrar. Mesmo que ele goste do Wei Ying, não deixa de ser close errado isso aí (panos não serão passados).

Do anime, nada muito a acrescentar, no máximo a censura dele é um pouco mais branda, então ainda vemos uma ou outra cena de maior afeto entre o casal principal. Infelizmente, não conheço nenhuma plataforma oficial que o disponibiliza, porém, o site Mo Dao Zu Shi Brasil tem as duas primeiras temporadas legendadas e está, aos poucos, legendando a terceira.

Mo Dao Zu Shi
Lan Zhan, protetor dos fracos e oprimidos

No dorama, no começo eu estava lá só pelo meu casal porque, não vou mentir, os monstros de CGI, alguns movimentos, o povo voando, era tudo muito estranho, várias coisas com movimentos e piruetas desnecessárias. Não estou acostumada a ver esse tipo de dorama chinês, então não sei se esse é um estilo comum de fazer as coisas.

Acredito que se tivesse tentado ver sem conhecer a história, não teria curtido ou entendido, mas como já sabia de tudo, foi uma experiência interessante, mesmo com algumas mudanças no roteiro. E também, está disponível na Netflix, então nem foi difícil de achar e depois que me acostumei, acabei cativada pelos personagens.

No mais, se você, assim como eu, é novo no mundo dos danmei, minha sugestão é começar por Heaven Official’s Blessings e depois vir conferir Mo Dao Zu Shi e ficar pasmo junto comigo. Isso que eu mesma comecei ao contrário porque HOB foi escrito depois de MDZS, mas enfim.

Já deixo aqui a dica, a editora Newpop vai publicar oficialmente as light novels de Mo Dao Zu Shi no Brasil, então vamos colaborar (quem puder), porque é vendo que gostamos desse tipo de obra que a editora passa a investir em mais do mesmo tipo e, de repente, trazer as outras light novels da autora no futuro, quem sabe…

Por: Letícia Vargas


LEIA TAMBÉM: Heaven Official’s Blessing – um encantador romance chinês


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais
Facebook | Twitter | Instagram
danmei lgbtqiapn+ light novel Mo Dao Zu Shi Mo Xiang Tong Xiu The Grandmaster of Demonic Cultivation The Untamed
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários
  • Avatar
    Dani Calabresa estreia nova temporada de "Dani-se", no GNT, dia 24 de setembro - [2021]

    […] LEIA TAMBÉM: Mo Dao Zu Shi: The Grandmaster of Demonic Cultivation […]

  • Avatar
    Vivy: Fluorite Eye's Song - Corrigindo o passado, salvando o futuro - [2021]

    […] LEIA TAMBÉM: Mo Dao Zu Shi: The Grandmaster of Demonic Cultivation […]

  • Avatar
    Riordanverso: Um pouquinho de Percy Jackson para sua vida - [2021]

    […] LEIA TAMBÉM: Mo Dao Zu Shi: The Grandmaster of Demonic Cultivation […]

  • Avatar
    The Scum Villain’s Self Saving System - O nosso tipo de isekai BL - [2023]

    […] já publicou outras duas obras, de maior sucesso e que inclusive tem resenhas sobre, aqui no nerd: The Grandmaster of Demonic Cultivation (Mo Dao Zu Shi) e Heaven’s Official Blessings (Tian Guan Ci Fu)- esse último é o favorito desta […]

Deixe seu Comentário