Mostra Terry Gilliam – O Onírico Anarquista
Cultuado diretor é alvo de importante retrospectiva no CCBB Rio de Janeiro a partir de 5 de janeiro. Atividades paralelas com debate, palestra, aula magna e sessões de acessibilidade estão na extensa grade de programação
O CCBB Rio de Janeiro começará o ano de 2022 com um petardo cinematográfico: de 5 a 31 de janeiro a mostra Terry Gilliam – O Onírico Anarquista ocupará o Cinema I, sendo esta a mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador americano naturalizado inglês, e que integrou o importante grupo de humor Monty Python.
Além das 28 produções em sessões presenciais, em formato digital, também acontecerão atividades paralelas em formato on-line, e a exibição on-line de 3 filmes, sendo 2 deles com recursos de acessibilidade – toda a programação será gratuita. Ainda este ano mostra acontecerá também nas unidades do CCBB de São Paulo e Brasília.
Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, amostra vai contar a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos – um panorama fidedigno pelo olhar de icônicos filmes como “Brazil – o Filme” (1985), “Os doze Macacos” (1995) e “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” (1975), que se juntam aos curtas “Storytime” (1968), “O Milagre do Vôo” (1975) e “The Wholly Family” (2011), entre outros. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Giliam completam a programação.
A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme – a publicação será a primeira no Brasil em língua portuguesa, e estará disponível gratuitamente para download em blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj. A programação será disponibilizada em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro. A produção é da BLG Entretenimento.
Terry Gilliam é um dos mais cultuados criadores de sonhos e pesadelos no mundo do cinema, uma lenda da cultura pop, um dos realizadores cinematográficos mais cultuados desde o início dos anos 1980, um dos mestres da animação experimental desde o final dos anos 1960 e, por fim, um dos integrantes – o único americano – do grupo inglês de humor Monty Python. Seu trabalho é uma visão assustadora, hilária, dramática, poética e arrebatadora de um mundo carregado de realismo fantástico, flanando entre distopias, loucura, poesia, amor e destruição.
Segundo Eduardo Reginato, Gilliam é fascinado pelo período Barroco por conta da pronunciada luta entre espiritualidade e ecletismo dicotômico. A partir disso, seu cinema é dado a justaposições incongruentes de beleza e fealdade ou antiguidade e modernidade.
“Os filmes de Gilliam têm uma aparência distinta, não apenas em mise-em-scène, mas ainda na fotografia para criar uma atmosfera surreal de inquietação psicológica e um mundo fora de equilíbrio, sendo frequentemente usados ângulos incomuns de câmera. O famoso crítico americano Roger Ebert disse que o mundo de Gilliam é sempre alucinatório em sua riqueza de detalhes“, explica.
As influências barrocas não são apenas teóricas; o cinema de Terry Gilliam é o cinema do gigantismo. “São imensos cenários, uma arquitetura abrangente, decadente e opressora, são essas as representações fílmicas de Gillian: dos sistemas infinitos e burocráticos, das instituições que aniquilam a liberdade do indivíduo, mas onde o indivíduo ainda tem uma última possibilidade de sonhar ou lutar tentando destruir um sistema autocrático”, diz Christian Caselli.
ATIVIDADES PARALELAS ON-LINE | TERRY GILLIAM – O ONÍRICO ANARQUISTA
Palestra
A ANIMAÇÃO DE TERRY GILLIAM
Professor: Christian Caselli | Data e horário: 15 de janeiro, às 15h | Carga horária: 90 minutos | Classificação indicativa 14 anos | Evento gratuito e on-line. | Inscrições a partir de 5 de janeiro pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento
Sinopse:
O curador da mostra Christian Caselli abordará sobre esta importante vertente da fase inicial da carreira do cineasta, que foi fundamental para a construção de seu estilo futuro. Será esmiuçado como ele desenvolvia suas animações através de técnicas mistas (colagens e desenho animado) e a importância que este período teve para criar a identidade visual e conceitual do grupo Monty Python.
Debate
MOINHOS OU GIGANTES: A GRANDILOQUÊNCIA NA OBRA DE TERRY GILLIAM E OUTROS CINEASTAS
Mediação: Eduardo Reginato | Debatedores: O professor e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. e o crítico de cinema Sérgio Alpendre | Data e horário: 22 de janeiro, às 19h30 | Carga horária: 90 minutos | Classificação indicativa livre | Evento gratuito e on-line. | Exibição via canal do Youtube do Banco do Brasil
Sinopse:
“Gigantismo” é um termo muito usado por críticos e estudiosos de cinema para denominar determinadas produções cinematográficas que se destacaram positivamente ou negativamente pela grandiloquência de sua realização. Por exemplo, Terry Gilliam mandou construir cenários monumentais e minuciosamente detalhados nos estúdios da Cinecittà baseados na arquitetura do Oriente Antigo e da Europa do séc. XIX para o filme As Aventuras do Barão de Munchausen.
Não só Gilliam é adepto do “gigantismo”. Cineastas como Jacques Tati que construiu uma cidade funcional inteira para o filme “Playtime” e ou o diretor Victor Fleming que utilizou 1500 figurantes e mais 1000 manequins em uma cena de E o vento levou… para simular a devastação da guerra cívil americana. O time não para, Abel Gance, D. W. Griffith, Charles Chaplin, Francis Ford Coppola, James Cameron, são outros que veem gigantes no lugar de moinhos tal como Terry Gilliam.
Aula Magna:
AS INFLUÊNCIAS E REFERÊNCIAS NA OBRA DE TERRY GILLIAM
Professor: Braulio Tavares | Data e horário: 29 de janeiro, às 15h | Carga horária: 2 horas | Evento gratuito e on-line. | Inscrições a partir de 5 de janeiro pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento
Sinopse:
O tema proposto é a relação da obra de Terry Gilliam com o barroco, gótico, os elementos alegóricos e o realismo fantástico encontrados em seus filmes.
Filme com exibição on-line:
Brazil – o Filme
Brazil, 1985, ING/EUA, 122min, cor
Direção: Terry Gilliam | Elenco: Jonathan Pryce, Kim Greist, Michael Palin
Sinopse: Sam Lowry é um pacato funcionário público que vive num Estado totalitário controlado pelos computadores e pela burocracia. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando pela “mulher de seus sonhos”que, na verdade, é uma terrorista. Classificação: 14 anos.
Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59. | O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br. | Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir o filme. | Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.
Filmes com recursos de acessibilidade:
As Aventuras do Barão de Münchausen – Legenda Descritiva
The Adventures of Baron Munchausen, 1988, ING/ITA/ALE/EUA, 126min, cor
Direção: Terry Gilliam | Elenco: John Neville, Eric Idle, Jonathan Pryce, Sarah Polley, Robin Williams, Uma Thurman
Sinopse: O filme conta as fantásticas histórias do Barão de Münchausen, o maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte para encontrar seus amigos com habilidades especiais e salvar a cidade de Viena do ataque dos turcos, o Barão relembra uma inusitada aposta com um Califa, a visita à Lua, a dança com a deusa Afrodite, entre outras aventuras. Classificação: Livre.
Os irmãos Grimm – Dublado e com Audiodescrição
The Brothers Grimm, 2005, TCH/EUA,118min, cor
Direção: Terry Gilliam | Elenco: Matt Damon, Heath Ledger, Jonathan Pryce, Lena Headey, Mackenzie Crook
Sinopse: Wilhelm e Jacob são dois irmãos famosos pelos seus contos de fada, repletos de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os colocam para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual meninas desaparecem misteriosamente. Classificação: Livre.
Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59. | O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br. | Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir os filmes. | Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.
Serviço:
Mostra Terry Gilliam – O Onírico anarquista
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema I | Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) | Telefone: (21) 3808-2007 | E-mail: ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: De quarta a segunda de 9h às 20h. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 e uso de máscaras. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou previamente no site Eventim.
Data: de 5 a 31 de janeiro de 2022 | Horários: consultar programação em eventim.com.br | Entrada Gratuita | Lotação: 98 lugares | Todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br | Classificação: ver programação | Acesso para pessoas com deficiência: Sim | Patrocínio: Banco do Brasil | Realização: CCBB
INFORMAÇÕES AO PÚBLICO
SITE: www.bb.com.br | Twitter: twitter.com/CCBB_RJ | Facebook: www.facebook.com/CCBB .RJ | Instagram: @ccbbrj | E-mail: ccbbrio@bb.com.br
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