Nobat

Nobat apresenta “Menina Erê”, faixa que delineia os caminhos sonoros do seu novo álbum, MESTIÇO

Você já conhece “Mestiço”, novo álbum de Nobat?

“Se a música popular brasileira fosse uma pessoa, ela seria uma jovem baiana, arteira e inquieta, como é a energia dos Erês (que, do iorubá, significa ‘’brincar’’). A MPB seria a própria ‘Menina Erê’”, reflete o cantor e compositor mineiro Nobat. A faixa surge como uma homenagem ao gênero mais importante na construção de sua carreira e vivência pessoal.

“Menina Erê” é o primeiro de uma trilogia de singles que apresentará o seu quarto álbum, MESTIÇO, previsto para o primeiro semestre; e chega às plataformas de streaming no dia 17 de fevereiro (ouça aqui). Para a ocasião, o artista também prepara um videoclipe (assista aqui) que representa o primeiro ato da narrativa protagonizada pela dançarina e atriz Raissa Medeiros, que performa uma dança no estilo contemporâneo brasileiro que revela toda sua expressividade corporal. 

Enquanto em sua sonoridade a canção apresenta uma mistura e diversidade de ritmos, a letra se constrói a partir da relação entre o músico e o seu desejo de se entregar a uma nova cadência, como quem é convidado a uma dança. “Foi a maneira de traduzir o meu fascínio e o meu desejo de levar o meu som para esse território estético da música brasileira, que sempre fez parte do meu trabalho, mas nunca ocupando o papel central que ocupava na minha vida. Entro neste solo sagrado pedindo licença pra chegar, com muito respeito pela sua história que é, sobretudo, negra e indígena”, ele comenta.

Nobat

Concebida de forma orgânica, a produção foi realizada à distância, entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, por Nobat e seu produtor musical, Barral Lima. “Menina Erê” teve seus arranjos iniciados de forma eletrônica, em meados de 2020, sendo finalizada apenas no ano seguinte com a participação dos músicos Adriano Campagnani (baixo), Marlon Sette (trombone), Jorge Continentino (sax), Diogo Santos (trompete), Débora Costa (percussão), Egler Bruno (guitarra) e Fernando Monteiro (bateria).

No encontro entre ritmos populares brasileiros como o samba de roda, o baião e o maracatu com gêneros da música mundial como o jazz, o funk e o rock, Nobat vai delineando sua nova sonoridade.

Com direção de Natacha Vassou e Lucas Espeto, o videoclipe de “Menina Erê” faz parte de uma trilogia que terá sua narrativa estendida nos próximos dois singles de Nobat, trazendo como personagem principal sempre uma dançarina diferente que representa uma mesma mulher em fases distintas da vida que conversa também com a sua história pessoal.

“Minha família é uma mistura baiana e mineira. Há algo de uma busca por essa ancestralidade que está no sangue, e o clipe mostra isso com a personagem que busca sair do lugar de origem e se entregar ao mundo, depois de tomar a bênção de sua mãe”, conta Nobat. “Quando ela  se encontra comigo, ao final, é como se eu me encontrasse com o meu próprio som,  a minha vida e  a minha ancestralidade”  ele finaliza. 


Leia mais: “Sobe Junto”: Emicida, Matuê e Drik Barbosa versam sobre sonhos compartilhados no novo single


Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

Deixe seu Comentário