‘Pieces of a Woman’: Filme estrelado por Vanessa Kirby traz a sensibilidade e a dura realidade que é perder um filho
Recém chegado no streaming, Pieces of a Woman conquistou por alguns dias um dos lugares no Top 10 mais assistidos
Alerta! Este texto fala sobre aborto/perda de filhe, caso você seja sensível ao tema, não é aconselhado lê-lo.
O ano começou há poucas semanas e a Netflix já trouxe diversos lançamentos para seu público, e claro, com várias temáticas diferentes.
O filme lançado no início deste mês, Pieces of a Woman, é sem dúvidas um dos mais sensíveis e delicados. Escrito por Kaká Weber, baseado em seu próprio relato de maternidade, o longa aborda as dificuldades e as consequências psicológicas que um aborto ou o falecimento de um bebê pode trazer aos pais e aos demais familiares.
Pieces of a Woman conta a história de Martha (Vanessa Kirby) e Sean (Shia LaBeouf), um jovem casal que está à espera da primeira filha e opta por um parto caseiro. Quando chega o grande dia, a parteira escolhida está ocupada em outro atendimento e precisa ser substituída por uma mulher (Molly Parker) que fica – claramente – sem reação ao perceber as possíveis complicações. Após um longo período sentindo muita dor, a jovem mãe dá à luz a sua bebê, no entanto, minutos depois a bebê deixa de respirar e não resiste.
E não para por aí! Após todo o impacto com as cenas do parto e das dificuldades do casal de lidarem com a perda, eles ainda precisam passar por um julgamento, onde a parteira seria julgada por negligência e outros crimes. Martha precisa responder perguntas duríssimas ao júri de defesa, questões que para quem assiste é totalmente irrelevante e cruel, mas que no final, traz uma reviravolta inesperada.
Um dos pontos mais importantes do Pieces of a Woman é a complexidade dos primeiros 30 minutos de exibição, que traz uma sequência de cenas – não romantizada – que mostram como é um parto e as dificuldades que podem surgir.
A atuação da protagonista, conhecida por interpretar a Princesa Margaret em The Crown, é de longe impecável, que com a ajuda dos diretores conseguiu retratar de forma delicada e realista uma situação que diversas mulheres do mundo passam todos os dias, sem vulgarizar ou romantizar o tema.
Dirigido por Kornéi Mundruczó, Pieces Of a Woman tem um pouco mais de duas horas de duração e é aquele tipo de filme que deixa o público com o coração apertado, à espera de uma luz na vida do casal.
Texto: Letícia Couto (@ilecouto)
Comentários