Aniversariantes: Red Dead Redemption -10 anos e The Witcher 3 – 5 anos
Nesta semana, dois games fazem aniversário. Nos dias 18 e 19 de maio, os grandiosos Red Dead Redemption e The Witcher 3, jogos que fizeram seu nome e marcaram época da década de 2010, completam mais um ano após terem sido lançados. Cada qual em seu ano, ganharam o principal prêmio da indústria de jogos, o Game of the Year.
Esses dois games tão aclamados pelo público e crítica até hoje são primordiais, envelhecendo muito bem.
Red Dead Redemption
Red Dead Redemption completa 10 anos, foi lançado no dia 18 de maio de 2010, produzido pela Rockstar. O game é segundo da série Red Dead, sendo o primeiro Red Dead Revolver
Red Dead Redemption foi o divisor de águas da Rockstar, um game rico em seu mundo e conceito. A empresa já tinha uma reputação pelos jogos polêmicos, sarcásticos, de humor ácido e divertido, como os da franquia GTA e Bully. Mas com a chegada de RDR 1, ela impactou a comunidade, porque foi um jogo muito diferente daquele esperado do estilo Rockstar. O diferencial de Red Dead Redemption é justamente a narrativa, que mostrou que o game era muito mais do que um GTA no velho oeste.
Em Red Dead Redemption trilhamos a jornada de John Marston, um ex-fora da lei, forçado a trabalhar para o Escritório de Investigação, depois de terem tomado sua esposa e filho como reféns. Os agentes federais afirmam que Marston receberá anistia caso ele traga os antigos membros de sua gangue ainda vivos para a justiça. Marston parte primeiro para achar Bill Williamson, que agora comanda sua própria gangue. Ao confrontá-lo em seu esconderijo no Forte Mercer, Marston é baleado e deixado para morrer, sendo salvo pela fazendeira Bonnie MacFarlane. E assim começa o jogo.
A narrativa faz com que o jogador senta empatia pelo personagem, que mesmo tendo seu passado terrível de crimes, conquista o público em sua jornada por redenção.
O ambiente criando no jogo ajuda ainda mais a entrar na pele de John, com um universo grande, aberto para exploração. Fazemos parte de missões secundárias onde coletamos penas, flores, caçamos e participamos de eventos aleatórios, vivenciando todo clima do velho oeste no começo do século XX.
Com um final impactante, Red Dead Redemption talvez seja o melhor jogo feito pela Rockstar.
Tivemos em outubro a DLC Red Dead Nightmare, que também foi ovacionada, trazendo zumbis para o game.
The Wicther 3
The Witcher 3: Wild Hunt foi lançado no dia 19 de maio de 2015, produzido pela empresa polonesa CDprojekt. Foi o primeiro grande game da desenvolvedora, colocando a CDprojekt no mapa entre as grandes produtoras de game.
The Witcher 3: Wild Hunt surgiu com a ambição de ser o melhor jogo de mundo aberto de sua época, com o maior mapa, maior variação de ambientes, e maior número de missões. Tudo isso foi executado com perfeição, atingindo seus objetivos e tornando-se, por consequência, o maior RPG de seu tempo.
O jogo tem uma mecânica inspirada em Assassin’s Creed e Uncharted, com elementos de RPG como a criação de poções, armadilhas, amuletos, entres outros.
Ambientado em um gigantesco cenário medieval que dá liberdade total ao jogador, o game, que possui uma jogabilidade não linear e é jogado através de uma perspectiva em terceira pessoa, tem o lendário bruxo Geralt de Rívia como seu protagonista, em sua longa jornada pelos Reinos do Norte.
Enquanto a ordem planetária enfrenta uma grande mudança, com o misterioso e macabro exército de cavaleiros vermelhos conhecido como a “Caçada Selvagem” deixando somente sangue e ruína por onde passa, o jogador terá de enfrentar diversos perigos usando espadas e magia num mundo em crise à medida que interage entre distintos personagens e completa missões para o progresso da história, podendo viajar a pé, a barco, ou montado em Carpeado, o cavalo inseparável de Geralt.
A narrativa é um ponto-chave em The Witcher 3, com uma história complexa, diálogos bastante extensos. A escolha das respostas que faremos em The Witcher, impactará no resultado do jogo, de forma que o game ganha diversos finais diferentes, baseando-se nas suas escolhas.
A jogabilidade foi aperfeiçoada em relação com dois primeiros jogos da série, possuindo um sistema de combate bem desafiador, mas não complicado.
De fato, The Witcher é um dos RPGs mais indispensáveis para quem gosta de combates de espadas.
[…] Leia Também: Aniversariantes: Red Dead Redemption – 10 anos e The Witcher 3 – 5 anos […]
[…] Veja também: Aniversariantes: Red Dead Redemption -10 anos e The Witcher 3 – 5 anos […]