Romeo x Juliet

Romeo x Juliet – Versão repaginada de uma história de amor

Uma obra que todos conhecemos, mas de uma forma bem diferente

Romeo x Juliet é um anime inspirado na clássica peça de William Shakespeare, mas com alguns elementos novos, que só acrescentam e deixam a história mais emocionante, sem perder suas raízes, nem seu trágico final.

A base da história segue uma trama de amor proibido entre dois jovens de famílias rivais: os Capuleto e os Montecchio. Entretanto, diferente da obra original, nessa versão, a cidade flutuante (sim, aqui tem magia) de Neo Verona é governada de forma bem rígida pelos Montecchio, que alcançaram o poder depois de assassinar toda a família Capuleto.

Romeo x Juliet
Quem será…

Julieta Fiammata Asto Capuleto foi a única sobrevivente do massacre e não entendeu muito o que aconteceu porque era muito jovem na época. Crescendo nos subúrbios de Neo Verona disfarçada de garoto, Julieta atende pelo nome de Odin, com a promessa de que em seu 16º aniversário, lhe contariam toda a verdade sobre seu passado e a rivalidade entre as famílias.

Enquanto isso, Julieta veste a máscara como herói mascarado (“redemoinho vermelho”) na luta contra a opressão do governo, ajudando o povo mais humilde e chutando traseiros. Já posso dizer que essa versão de Julieta já supera a original, pelo menos para mim.

Para complementar essa personalidade da protagonista, na alta corte, temos Romeo Candorebanto Montecchio, um jovem gentil que é o oposto de seu pai tirano e vive a chata vida de nobre, participando de compromissos e tendo de acompanhar sua noiva, Hermione, por quem não sente absolutamente nada. Outros personagens da obra original também aparecem por aqui, como Mercúrio, Benvólio e Teobaldo, ainda que com algumas mudanças na história deles.

Fight for love. discovered by Sαяαн on We Heart It

Voltando a história (sempre dá para piorar), os antigos seguidores dos Capuleto estão planejando um golpe de Estado para derrubar a casa dos Montecchio, enquanto o pai de Romeo e líder da casa, fica obcecado em destruir essa ameaça de uma vez por todas. Com isso, também temos mais um segredo bem antigo, envolvendo a árvore de Escalus, fonte de poder que permite que a cidade flutue.

Mesmo sendo baseada na obra Romeo e Julieta, também podemos ver diversas referências a outras peças famosas do autor. Até o próprio Shakespeare ganhou um personagem só para ele na história, como um diretor de teatro meio excêntrico que é amigo de Julieta, chegando até mesmo a mencionar que vai escrever uma história de amor que permanecerá na história, baseado nela.

Algumas cenas da obra foram encaixadas de forma bem inteligente no anime, como o primeiro encontro de Romeo e Julieta no baile de máscaras e a famosa cena da sacada, além da morte dos dois (que não é nenhum spoiler para mais ninguém). Também com alguns ajustes, principalmente o trágico fim dos dois amantes, sem veneno envolvido.

If you say Clannad I'll kill ya | Anime Amino

Vou destacar a personalidade da protagonista que não se reserva somente a uma jovem da nobreza, superficial e sem conhecimento do mundo. Essa Julieta 2.0 é destemida (brilha mais que o Romeo), ótima no manejo da espada e se ergue como uma líder, com o respeito de seus seguidores que, em nenhum momento, a diminuem por ser mulher, por exemplo.

Romeo x Juliet já é considerado um anime um tanto antigo, de 2007, porém esse é o tipo de história que nunca fica velha. A produção possui 24 episódios, produzidos pela Funimation e foi adaptado para mangá, em dois volumes, pela autora Reiko Yoshida

Dá até para separar o anime em duas fases, sendo a primeira mais focada no desenvolvimento da relação entre o Romeo e a Julieta, e a segunda voltada para a parte mais fantasiosa da história, com a árvore mágica e o embate final entre Montecchio e Capuleto.

Um detalhe interessante é a música de abertura, já que, ao invés de criarem uma música original para o anime, como normalmente acontece, foi escolhida uma música conhecida em inglês “You Raise Me Up”, da banda Secret Garden, que foi regravada em japonês e cantada por Lena Park.

Romeo x Juliet é um ótimo anime para você que quer sair um pouco dessa vibe de “animes da temporada” e voltar um pouquinho no tempo, quando muita coisa na internet ainda era mato e nos desdobrávamos para caçar os animes.

Romeo x Juliet

Por: Letícia Vargas

LEIA TAMBÉM: Unravel the Dusk (Elizabeth Lim)

Siga o @Nerdrecomenda nas redes sociais

Facebook | Twitter | Instagram

3 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: