TV Cultura

TV Cultura lança série sobre os 15 anos do Prelúdio

Em sete episódios, produção apresenta os melhores momentos do reality show que revela jovens talentos da música clássica

Em comemoração aos 15 anos do Prelúdio, a TV Cultura estreia no sábado (20/3), a série Prelúdio – Uma História, relembrando os momentos mais emocionantes, curiosos e marcantes da atração que se consagrou por revelar jovens músicos que atualmente brilham em grandes orquestras pelo Brasil e no mundo. Vai ao ar às 22h

Em sete episódios, o documentário aborda, em cada um deles, um tema diferente. São eles: Histórico – A criação do reality; Crianças; Concursos nacionais e internacionais; Canto; Piano; Caminhos da música; e Finais emocionantes. 

A narrativa é construída a partir de entrevistas, conduzidas pela apresentadora Roberta Martinelli e pelo diretor da produção Marcos Rombino, e de depoimentos de jurados e candidatos que participaram do programa, além do maestro Julio Medaglia, que apresenta o concurso e também assina a direção musical da atração. 

Tv Cultura - Nerd Recomenda
Foto: Nadja Kouchi

Primeiro Episódio

O episódio de estreia da série relembra a primeira edição do Prelúdio, em 2005. As eliminatórias aconteceram no Teatro Franco Zampari com a participação de 15 candidatos e teve na final, que aconteceu no Theatro São Pedro, o primeiro grande embate entre o pianista Leonardo Hilsdorf e o clarinetista Tiago Naguel. 

O jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, jurado do programa em todas as temporadas, participa da edição depondo sobre a importância do Prelúdio como projeto de formação de público. 

História do Prelúdio

O programa passou por 13 temporadas, foi realizado em cinco teatros, teve três apresentadoras diferentes, contou com 66 jurados e recebeu 366 candidatos. Muitos dos que participaram do show de calouros estão brilhando em grandes orquestras ou fazendo carreiras-solos de sucesso. 

Ao longo desses 15 anos, o concurso musical premiou os vencedores com bolsas de estudo na Alemanha, Instituto Goethe, e nas últimas edições contou com o apoio do Consulado e da Embaixada da Hungria no Brasil, oferecendo bolsas de estudos na Academia Franz Lizst, considerada uma das maiores escolas de música do mundo. 


Leia Mais: Espetáculo de teatro físico, CADA QUAL NO SEU BARRIL, comemora 10 anos de trajetória com versão on-line


Siga @Nerdrecomenda nas Redes Sociais

Facebook Instragram Twitter

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: