Wellerman: piratas invadem o TikTok
Trend do TikTok provoca súbita renascença da temática pirata.
Sabe o TikTok? Aquela rede social que todo mundo odeia até passar a usar? Pois bem, a comunidade geek internacional está muito presente no aplicativo e cria diariamente novas trends e conteúdos divertidos no popular formato de vídeos de até um minuto. E se você usa o TikTok, já deve ter visto uma certa tendência passar pelo seu feed ou sua ‘for you page’. Se não, então deixe eu te apresentar aos sea shanties, cânticos de marinheiro que evocam o espirito da fantasia pirata e um senso de comunidade.
Wellerman
Os sea shanties, celeumas em português, são músicas que datam do comércio marítimo do século XIX, onde era preciso coordenar o trabalho de grandes tripulações. As celeumas eram cantadas por um shantie man, uma espécie de maestro que cantava e recebia respostas cantadas do resto da tripulação, que usava o ritmo para coordenar suas ações em múltiplas tarefas, como içar velas, levantar ancora, puxar redes e outras ordens que você já deve ter ouvido Barbossa ou Jack Sparrow darem à tripulação do Perola Negra.
Mas como um gênero musical tão antigo e peculiar ficou tão popular num app como o TikTok? Como toda tendência, a resposta está em um vídeo viral:
Em dezembro de 2020 o escocês Nathan Evans publicou sua versão de Wellerman, uma canção previamente resgatada e gravada pela banda de shanties The Longest Johns. Essa não foi sua primeira aparição no TikTok, mas alguma coisa na voz e no ritmo de Evans simplesmente se encaixou tão bem que o vídeo explodiu e uma semana depois já alcançava mais de 7 milhões de visualizações!
Toda a comunidade geek e musical do TikTok simplesmente se apaixonou pela canção e não demorou muito até surgirem os duetos. Usuários começaram a seguir a trend, adicionando diferentes harmonias vocais e instrumentos variados. Vídeo após vídeo a sinfonia aumentou até surgirem mega versões.
Wellerman conta a história de um navio baleeiro chamado Billy o’ Tea, preso, por ordens do seu capitão, a uma eterna caçada à baleia perfeita. Na época em que surgiu, os funcionários das embarcações baleeiras eram pagos com bens como chá e rum. Wellerman era como os marinheiros chamavam os navios de carga da companhia Weller Brothers, que traziam esses bens, e na história eles mantém suas esperanças de terminar caçada ao lembrar dessas embarcações e do seu futuro pagamento.
Tecnicamente a canção não é uma celeuma e sim uma canção folk marítima, mas ainda assim, foi seu sucesso e a fantasia por trás da sua temática que alavancou a popularidade do gênero no TikTok.
#SeaShanties e invasão pirata
Seguindo o sucesso de Wellerman, outros tiktokers passaram a usar a hashtag seashanties e publicar novas músicas. Inúmeras canções e versões foram feitas e também duetadas. As musicas foram reproduzidos em novos vídeos com a opção de “usar áudio” e assim, todo tipo de conteúdo temático passou a ser produzido em resposta à tendência.
Cosplays de pirata, ilustrações de aventuras marítimas, maquiagens, piadas, danças…. todo tipo mesmo! Logo se tornou possível encontrar uma acolhedora comunidade centrada na temática pirata.
Mas porquê de tanto sucesso?
O universo pirata faz parte da cultura pop desde suas primeiras obras fictícias popularizadas, como Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, de 1883. O romance, que acompanha as aventuras do jovem Jim Hawkins em busca do tesouro enterrado do capitão Flint — assim como suas seguidas adaptações — foi responsável por cunhar a imagem mais popular do pirata. Perna de pau e tudo o mais.
Mais tarde, esse universo foi disneyficado, expandido e maximizado em suas características mais atraentes, dando origem à popular franquia Piratas do Caribe. Millenials e zennials foram então apresentados a esse universo rico em possibilidades e cheio de aventuras fantásticas. Quem não lembra da famosa cena de entrada do capitão Jack Sparrow, no topo do mastro de um navio afundando, da maçã de Barbossa, ou do casamento de Will e Elizabeth em meio a uma alucinante batalha de navios no centro de um redemoinho em alto mar?
Nós amamos piratas e tudo que os lembra porque seu universo dá boa ficção. Porque, vagamente ligados à sua história no mundo real, eles são símbolo de liberdade e aventuras para além da realidade mundana. Essa fantasia a seu universo explica o porque da fama.
No mais, sea shanties, como músicas de trabalho, faziam uso da técnica call and response, onde um verso de um dos cantores evoca o próximo. Essa técnica é utilizada em inúmeras canções de diferentes culturas, incluindo desde canções ritualísticas de tempos antigos até musicas pop contemporâneas.
Sabe quando você vai no show da sua banda favorita e o vocalista canta um verso para, logo em seguida, apontar o microfone para plateia continuar? Isso é call and response. É uma técnica que nos da um senso de comunidade, de fazer parte de algo maior. Cada novo dueto de Wellerman adicionou um pouco mais desse sentimento gostoso de não estar sozinho e de fazer parte de um todo.
Nesses tempos de isolamento e solidão, a trend dos sea shaties é um mais que bem vindo lembrete de que continuamos juntos apesar das enormes distâncias!
Comentários