Seja bem-vindo!

Por: Galbi Junior 23/12/2022
0
Post Thumbnail

Gemini: O Planeta Sombrio possui premissa interessante, mas falha no resultado final

O filme de ficção-científica chega aos cinemas em 05 de janeiro pela distribuidora Paris Filmes

Gemini: O Planeta Sombrio, “Proekt ‘Gemini’” no original, é um filme de ficção científica russo dirigido por Aleks Guryev. O elenco do longa é composto: Alyona Konstantinova, Egor Koreshkov, Dmitry Frid, Pyotr Romanov, Elizaveta Martinez, Michail Sergejewitsch Baschkatow e Samoukov Kostya.

O filme chegará aos cinemas brasileiros em 05 de janeiro, sendo distribuído pela Paris Filmes. A sinopse oficial de Gemini: O Planeta Sombrio diz: “Um thriller de ficção-científica sobre uma missão espacial enviada para formar um planeta distante habitável. No entanto, a missão encontra algo desconhecido que tem o seu próprio plano para o planeta.”

Confira a seguir o pôster e o trailer do filme:

Gemini
Divulgação: Gemini: O Planeta Sombrio

A narrativa de Gemini: O Planeta Sombrio

Gemini
Divulgação: Gemini: O Planeta Sombrio

O gênero de ficção científica sempre anda na linha tênue entre filmes bons ou filmes ruins, na opinião desse que vos escreve, este é um dos tipos de histórias mais difíceis de se contar. 

Com isso em mente, podemos dizer que a trama principal de Gemini: O Planeta Sombrio é bastante interessante e, definitivamente, poderia render uma história de grande qualidade. A premissa de termos uma Terra que aos poucos está se tornando inóspita para os humanos, sendo necessário procurar outro planeta para viver, é bastante interessante, já que envolve toda uma questão de viagem espacial e descoberta de um ambiente desconhecido em outro planeta. Contudo, o filme falha em diversos aspectos, entregando uma trama nada surpreendente e com potencial totalmente desperdiçado.

Um dos maiores problemas do filme, é a forma com que trabalha os seus personagens. Não conseguimos nos apegar a nenhum dos membros principais da história, a maioria não possui tempo de tela o suficiente para isso. 

Isso também é somado ao fato da maioria dos personagens de Gemini: O Planeta Sombrio não terem destaque e os poucos acontecimentos que os envolvem, não resultarem em nenhuma emoção ou impacto para a história final do filme, é como se eles nunca tivessem existido.

Além do mais, as tramas individuais de praticamente todos, além dos embates internos entre os membros da tripulação responsável para ir neste novo planeta, não possuem nenhum tipo de impacto emocional aos que assistem. Os personagens não possuem química entre si, as brigas são rasas, os momentos que deveriam ser dramáticos, não conseguem resultar em nenhuma emoção além da neutralidade. O suspense que o filme passa todo o tempo criando, não possui efeito. 

Não conseguimos sentir o desespero que os personagens estão sentindo naquele momento de tensão, especialmente com um antagonista que não possui muita explicação e parece que foi jogado na história sem nenhum propósito e com explicações rasas dos personagens que, teoricamente são inteligentes, mas que só tomam decisões burras. 

Gemini: O Planeta Sombrio também brinca com flashbacks, porém a forma com a produção faz isso é bastante confuso. Não temos como diferenciar as narrativas no presente e no passado. Isso torna o entendimento das cenas em flashbacks confusas, demorando um pouco para entendermos o que é aquela cena naquele determinado momento do filme.

Questões técnicas de Gemini: O Planeta Sombrio

Gemini
Divulgação: Gemini: O Planeta Sombrio

Sobre a parte técnica do filme, temos até alguns pontos interessantes para ressaltar. Visualmente, não temos muito o que reclamar de Gemini: O Planeta Sombrio, já que as cenas de viagem no espaço, as cenas dentro da nave, as cenas mostrando os planetas e estrelas, realmente são muito bonitas. 

A iluminação e os efeitos especiais do filme também são pontos que precisam ser comentados. A iluminação colabora bastante para o visual bonito que o filme transmite, além disso, os efeitos especiais são muito bem feitos, da mesma forma que o design dos ambientes, dos personagens e até do antagonista principal da obra. 

Porém, nem tudo são flores na parte técnica e Gemini: O Planeta Sombrio, já que o que temos de positivo, é totalmente retirado de foco com atuações sem emoção, rasas e claramente forçadas. 

Além da falta de química entre todos os personagens, não conseguimos identificar nenhum tipo de emoção facial ou até mesmo nas vozes dos atores. A atuação talvez seja o principal ponto negativo de todo o filme, já que grande parte da história também depende da tensão entre os personagens e do relacionamento dos mesmos, coisas que não sentimos em nenhum momento.

Em sua reta final, o filme entrega um plot twist bastante interessante, que poderia tornar toda a história melhor. Contudo, a falta de emoção estraga todo o momento, tornando toda a revelação, que é o ponto alto do filme, em apenas mais um momento que não choca nenhum um pouco.

No final, Gemini: O Planeta Sombrio é mais um filme entre várias de ficções científicas. A produção não marca, não arrisca, não emociona e não aproveita todo o potencial que sua história possui. Visualmente temos algo bastante interessante e que realmente chama atenção, mas fora isso, dificilmente você encontrará algo aproveitável no que nos foi entregue.

Texto por: Galbi Junior

Gemini Gemini: O Planeta Sombrio O Planeta Sombrio paris filmes Proekt Gemini
Tags:
Compartilhe:

A Nerd Recomenda também está no Facebook, Instagram, Youtube e no Twitter. Segue a gente lá!

Comentários

Deixe seu Comentário