
Série documental “Cena Inquieta” ganha prêmio especial da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria teatro 2020
A série documental “Cena Inquieta” é composta de 26 episódios que falam sobre teatro de grupos brasileiros e seus trabalhos dramatúrgicos e políticos
A série de documentários “Cena Inquieta”, lançada pelo SescTV em julho de 2020, acaba de ser contemplada com o Prêmio Especial, na categoria Teatro, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) 2020, divulgado essa semana. Com curadoria da pesquisadora e ensaísta Silvana Garcia e direção do cineasta Toni Venturi, a produção – composta de 26 documentário de 55 minutos cada – é uma produção da Olhar Imaginário com realização do Sesc, por meio do SescTV.

A obra é uma abrangente cartografia sobre a produção contemporânea do teatro de grupo produzido no Brasil. A série, que mapeou importantes coletivos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, traz depoimentos dos criadores, diretores e artistas ilustrados por cenas dos bastidores – 48 grupos de teatro e 10 artistas – e um vasto material de arquivo de trechos de peças que revelam os conceitos e as pesquisas do grupo teatral. A cada episódio, são apresentados dois grupos teatrais, espetáculos independentes que marcaram a cena na última década, e um especialista (pesquisador, crítico ou jornalista) que contextualiza a proposta exibida.
A série “Cena Inquieta” segue em exibição, com episódios inéditos, sempre às quintas-feiras, às 23h, e está disponível em operadoras de TV (a consultar) e no site oficial do SescTV. No dia 28/01, é a vez do Grupo dos Dez e do Teatro de Extremos tratarem de seus espetáculos e inquietações acerca do negro, gênero, homoafetividade e diversidade. Classificação indicativa: 12 anos.
Em fevereiro, vai ao ar mais quatro episódios. No dia 04/02, os grupos cariocas Cia Marginal e Coletivo Bonobando falam sobre seus espetáculos e discutem questões éticas e estéticas implicadas no fazer teatral na periferia. Classificação indicativa: 14 anos.
Os grupos pernambucanos Coletivo Angu de Teatro e Teatro de Fronteira abordam seus processos de trabalho e os meios pelos quais são perpassados por aspectos como gênero e negritude, no dia 11/2. Classificação indicativa: 12 anos. A Cia. Estável de Teatro e Trupe Olho da Rua, de São Paulo, compartilham seus processos criativos e refletem sobre a relação com o público, no dia 18/2. Classificação indicativa: 14 anos. E dia 25/2, é a vez das companhias cariocas Coletivo Preto e Cia Emú de Teatro, em programa que conta com a participação do produtor cultural e curador Paulo Mattos. Classificação indicativa: livre. Para assistir aos episódios anteriores, consulte a grade de programação, com os horários de reprises.
Serviço
Cena Inquieta
Série – 26 documentários
Estreou em: 23/7/2020, quinta-feira
Próximos episódios: 28 de janeiro, 4, 11, 18 e 25 de fevereiro, às 23h
Classificação Indicativa: consulte a programação
Assista pelo Canal 128, da Oi TV, ou consulte sua operadora
Assista também online em no site oficial do SescTV
LEIA TAMBÉM: K-Drama Iris 2 estreia na Loading em fevereiro
Comentários