entre homens hbo max

ENTRE HOMENS: a recriação da escura Buenos Aires da década de 1990

Como foi possível visualmente recriar essa atmosfera? Daniel Ortega, diretor de fotografia da série, ajuda a explicar o processo.

Ano 1996. Subúrbios da zona sul da província de Buenos Aires. Uma época marcada pela devastação da polícia que cedeu ao crime e empurrou uma parte da sociedade para fora do sistema. ENTRE HOMENS, a nova minissérie argentina original da HBO, que estreou na íntegra em 26 de setembro na plataforma HBO Max e semanalmente na HBO, se passa neste cenário.


Como foi possível visualmente recriar essa atmosfera de quase 25 anos atrás? Daniel Ortega, diretor de fotografia da série, ajuda a explicar o processo.


“A fotografia da série busca a cinematografia e uma estética crua, ora realista, ora estilizada ou afetada, a fim de transmitir os universos emocionais dos personagens, em sua maioria totalmente nebulosos pelo uso de drogas e violência excessiva”, é assim que Ortega descreve o clima geral que pode ser visto nos quatro episódios de ENTRE HOMENS.


Para filmar as cenas foram usados ​​locais fora da cidade. As filmagens ocorreram no meio do inverno, com muito frio, principalmente à noite. Um cenário que acaba moldando a mística que envolve esta adaptação do livro de Germán Maggiori, que se tornou um romance clássico cult.


ATMOSFERA:


• Cada local apresentou um desafio de configuração para construir o passado, de forma real e cinematográfica.


• Foi desenhado um padrão de cores e texturas e toda a série está sob uma luz de sódio: aquela luz amarelada e avermelhada que iluminava as ruas. Um excesso de fumaça também aparece nas cenas para gerar a atmosfera e conseguir uma imersão naquela história.


• Além disso – e após vários testes estéticos e técnicos antes de chegar às conclusões finais – houve um trabalho feito com lentes anamórficas na câmera e filtros especiais que geram uma imagem mais orgânica, um produto das aberrações naturais das lentes e sua combinação com as luzes e filtros.


• Filmes de Martin Scorsese, Wong Kar-Wai e David Fincher ajudaram esteticamente a encontrar o caminho. Imagens e pinturas de referência também foram usadas, desde a pintura sombria de Goya aos pintores flamengos do século XV.


• Tudo foi iluminado do zero, pois a maioria das cenas foi filmada em locais semi-abandonados. Além disso, tudo tinha que estar livre de artifícios porque utilizaram duas steadicams com lentes angulares ao mesmo tempo, o que exigia que o trabalho fosse feito minuciosamente..


EXTRAS:


• Para as cenas externas de uma casa de baile de cúmbia e de um posto de gasolina, compareceram mais de 200 figurantes, os quais usaram roupas, penteados e maquiagem daquela época.


FIGURINO:


• Os figurinos desenvolvidos por Patricia Conta tiveram o desafio de recriar as múltiplas tribos urbanas da época, como motoqueiros, rollingas, gente do mundo da cumbia, entre outros. Cada grupo de personagens é a porta de um universo particular retratado nas roupas.


VEÍCULOS:


• As cenas com carros foram feitas combinando VFX e fotos reais. Foram quase 100 veículos participando das filmagens, entre eles os mais destacados: um carro usado especialmente para os ladrões Mosca e Zurdo (interpretados por Nicolás Furtado e Diego Cremonesi) e um Torino, dos policiais Garmendia e Almada (papéis de Gabriel Goity e Diego Velázquez).


ARMAS:


• As armas e os tiros são os protagonistas da trama. Mais de 250 armas e mais de 1000 munições foram utilizados na produção para construir as cenas de tiroteio. Além disso, foram feitos vários ensaios de lutas, para proporcionar violência e autenticidade.
Daniel Ortega resume: “Os altos padrões da HBO América Latina significam que tínhamos que ser muito precisos e meticulosos nos aspectos técnicos para alcançar nosso objetivo estético.”


ENTRE HOMENS já está disponível na íntegra na plataforma de streaming HBO Max e tem novos episódios lançados semanalmente na HBO.


Leia também: ‘O Hóspede Americano’ estreia neste domingo, 26 de setembro, na HBO Max

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

Um comentário

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: