Flipop 2021

FLIPOP 2021 – o Festival de literatura pop da Seguinte

A quinta edição da FLIPOP será online entre os dias 22 e 25 de julho, com transmissão ao vivo, através de uma plataforma exclusiva com simulação de ambientes e espaço para interação.

Entre os dias 22 e 25 de julho, a editora Seguinte promove a Flipop 2021 – Festival de Literatura Pop, que discute temas como representatividade e leitura na adolescência. Dessa vez, o evento, que já está em sua quinta edição, traz uma novidade: ele acontece dentro de uma plataforma virtual exclusiva com simulação dos ambientes físicos e espaços para interação. Além disso, o festival inclui outras editoras (Editora Alt, Grupo Autêntica, Harper Collins Brasil, Editora Nacional, Editora Planeta, Rocco e ainda Suma e Seguinte – selos da Companhia das Letras) tanto com autores na programação, quanto na exposição de seus estandes virtuais onde serão realizadas as vendas de livros com desconto. A Estante Virtual também participa do evento como apoiadora de uma das mesas.

O ambiente virtual conta com diversos espaços, e o principal é a tenda onde acontece a programação oficial do evento. Há também uma galeria ao ar livre com exposição de capas, os estandes das editoras participantes, além da Tenda dos Autores, com diversos vídeos da Seguinte. No andar de cima, há um grande solário com a simulação de um café, onde as pessoas poderão conversar por meio de salas virtuais nos intervalos das mesas. E o famoso letreiro do festival, que é sempre destaque no evento presencial, não estará de fora. No ambiente virtual, ele aparece junto a uma cabine de fotos com diversos filtros, para que os participantes possam depois compartilhar essas imagens em suas redes sociais.

Na programação, os destaques internacionais são Leah Johnson, de Espere até me ver de coroa (Editora Alt), Rachel Hawkins, de Sua Alteza Real (Editora Alt), Elizabeth Acevedo, de Agora que ele se foi (Editora Nacional), Ibi Zoboi e Yusef Salaam, de Socando ao ar (HarperCollins Brasil), além das autoras de Blackout (Seguinte), Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon. Quem completa a lista é Alice Oseman, de Heartstopper, série cujos dois primeiros volumes chegam como lançamentos ao festival e são grandes apostas da Seguinte.

Entre os autores nacionais há uma boa mistura de velhos conhecidos do público de literatura jovem e fenômenos mais recentes, de diversas partes do Brasil. Nomes como Paula Pimenta, Íris Figueiredo, Clara Alves, Isadora Zeferino, Ilustralu, Juan Julian, Pedro Rhuas e Vitor diCastro, entre diversos outros, vão conversar sobre temas que vão de quadrinhos a astrologia, de histórias LGBTQIAP+ à necessária pluralidade geográfica nos livros YA. Por fim, mas não menos importante, os leitores poderão interagir diretamente com os autores em sessões de autógrafos virtuais (veja mais informações abaixo, além da programação completa).  

As inscrições para a Flipop 2021 são gratuitas e devem ser feitas pelo site https://www.flipop.com.br/

Sessões de Autógrafos

Durante o festival, haverá três sessões de autógrafos em encontros fechados com os autores Bruna Vieira, Pedro Rhuas e Clara Alves, no Zoom. Um momento em que leitores poderão falar virtualmente com seus escritores favoritos e ainda receber o livro – com autógrafo nominal – em casa. As vagas são limitadas e as vendas já estão disponíveis no site da Companhia das Letras.

Para participar da sessão de autógrafos, o livro deverá ser adquirido no site da editora, na opção AUTOGRAFADO + EVENTO. No dia do evento (calendário abaixo), o link de acesso exclusivo ao Zoom e outas informações sobre a dinâmica do evento serão enviadas por email.

Em caso de dúvida, escreva um e-mail para eventos@companhiadasletras.com.br

Programação dos Autógrafos

Bruna Vieira
Meu corpo virou poesia
SEXTA-FEIRA
23 DE JULHO, ÀS 10H

Clara Alves
Conectadas
SÁBADO
24 DE JULHO, ÀS 10H

Pedro Rhuas
Enquanto eu não te encontroDOMINGO
25 DE JULHO, ÀS 10H

Image

QUINTA-FEIRA – 22 DE JULHO

15h: YA ontem e hoje
Com Ana Lima, Juan Julian e Paula Pimenta
Mediação: Frini Georgakopoulos

O mercado de livros para o público jovem mudou muito nos últimos anos, e a cara do YA atual já não é a mesma de algum tempo atrás. Quais são as principais diferenças que hoje imperam no mercado? O perfil dos autores já não é o mesmo — e o dos leitores, será? Esta é uma conversa com quem assistiu o YA mudar e evoluir e está fazendo parte dessa mudança.

17h: Quadrinhos para jovens
Com Isadora Zeferino, Lila Cruz e Monge Han
Mediação: Gabriela Borges (Mina de HQ)

As histórias em quadrinhos são muito queridas e apreciadas há bastante tempo. Com a possibilidade de divulgação de histórias pela internet, acompanhamos um crescimento cada vez maior de quadrinhos que fazem muito sucesso especialmente entre jovens e adolescentes. Esta é uma conversa para descobrirmos mais sobre a arte das HQs dentro e fora das redes sociais.

19h: Romances em versos
Com Elizabeth Acevedo, Ibi Zoboi e Yusef Salaam
Mediação: Isa Souza

Um bate-papo com Elizabeth Acevedo, autora de Agora que ele se foi (Editora Nacional), e Ibi Zoboi e Yusef Salaam, autores de Socando o ar (HarperCollins Brasil). Painel com tradução simultânea.

SEXTA-FEIRA – 23 DE JULHO

10h: Sessão de autógrafos virtual com Bruna Vieira

Participe de um encontro virtual com a autora e receba o livro autografado em sua casa! Ingresso mediante compra do livro Meu corpo virou poesia no site da editora. Quantidade limitada. Confira as regras da promoção.

15h: Histórias escritas nas estrelas
Com Leo Oliveira, Luly Trigo, Papisa e Vítor diCastroMediação: Gabriela Tonelli

Todas as pessoas parecem cada vez mais interessadas em astrologia, e isso está se refletindo na literatura (especialmente nos livros para jovens). Neste bate-papo, nossos convidados vão conversar sobre como os astros fazem parte de suas histórias (escritas e vividas).

17h: Be gay do crimes whatever you want
Com Brenda Bernsau, Eric Novello e Giu DominguesMediação: Clara Alves

É inegável a importância de histórias sobre a descoberta da sexualidade e “sair do armário”. Mas também queremos ver histórias em que ser LGBTQIAP+ é apenas mais uma característica dos personagens, que estão mais preocupados em fazer magia, desvendar mistérios ou salvar o mundo.

19h: Romances entre garotas
Com Leah Johnson e Rachel HawkinsMediação: Diana Kalaf

Um bate-papo com Leah Johnson, autora de Espere até me ver de coroa (Alt), e Rachel Hawkins, autora de Sua Alteza Real (Alt). Painel com tradução simultânea.

SÁBADO – 24 DE JULHO
10h: Sessão de autógrafos virtual com Clara Alves

Participe de um encontro virtual com a autora e receba o livro autografado em sua casa! Ingresso mediante compra do livro Conectadas no site da editora. Quantidade limitada. Confira as regras da promoção.

15h: Descentralizando a literatura nacional
Com G. G. Diniz, Ilustralu e Pedro Rhuas
Mediação: Deko Lipe

Apesar de o mercado editorial tradicional estar abrindo os olhos para narrativas ambientadas no Nordeste e escritas por autores da região, esses livros são muitas vezes considerados “regionalistas”, por estarem fora do Sudeste. Quais são os caminhos para descentralizar as histórias produzidas no Brasil e alcançar uma produção literária mais plural, que represente as mais diversas realidades do nosso país?

17h: Escritores no mercado editorial

Com Ana Rosa, Iris Figueiredo e Solaine Chioro
Mediação: Jana Bianchi

Quem trabalha no mercado editorial conhece os bastidores do livro e todas as etapas de publicação de uma obra. Mas como esse conhecimento contribui para quem, além de trabalhar no mercado, também escreve seus próprios livros?

19h: Romances de fazer suspirar
Com Jennifer Niven e Maurene Goo
Mediação: Iris Figueiredo

Um bate-papo com Jennifer Niven, autora de Por lugares incríveis e Sem ar (Seguinte), e Maurene Goo, autora de Um lugar só nosso e Isso que a gente chama de amor (Seguinte). Painel com tradução simultânea.

DOMINGO – 25 DE JULHO

10h: Sessão de autógrafos virtual com Pedro Rhuas

Participe de um encontro virtual com a autora e receba o livro autografado em sua casa! Ingresso mediante compra do livro Enquanto eu não te encontro no site da editora. Quantidade limitada. Confira as regras da promoção.

15h: Bate-papo com Alice Oseman
Mediação: Ilustralu

Uma conversa entre as quadrinistas Ilustralu, autora de Arlindo, e Alice Oseman, autora de Heartstopper, que será publicado pela Seguinte em setembro. Painel gravado, inclui legendas em português.

17h: Um novo mercado
Com Alec Costa, Bruna Fontes e Stefano Volp
Mediação: Raíssa Pena

O mercado literário tem passado por grandes mudanças e se reinventado a cada dia, especialmente neste último ano. E são muitas as pessoas que vêm trazendo inovações e criando novas práticas para este espaço tão tradicional. Quais são os principais desafios e o que podemos esperar para o futuro de quem faz, compra e lê livros?
Apoio: Estante Virtual

19h: Uma conversa sobre Blackout
Com Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon
Mediação: Érica Imenes

Um bate-papo com cinco das seis autoras de Blackout: O amor também brilha no escuro, que será publicado pela Seguinte em agosto. Seis histórias de amor entrelaçadas. Uma noite que tinha tudo para ser um desastre – mas acaba sendo brilhante. Painel com tradução simultânea.

SOBRE FLIPOP

FLIPOP é o festival de literatura pop com foco nos jovens leitores, que discute temas como representatividade e leitura na adolescência. Criado pela Editora Seguinte em 2017, o festival atualmente é realizado em parceria com diversas editoras. Devido à pandemia, desde 2020 a editora optou por realizar a FLIPOP via internet, acrescentando um dia à programação. No ano passado foram 16 bate-papos que reuniram 38 convidados, entre eles Casey McQuiston, Rainbow Rowell, Iris Figueiredo, Vitor Martins, Thalita Rebouças e Bruna Vieira. As conversas somam mais de 34 mil visualizações.


Leia Também: “Um Lugar Silencioso – Parte II” superou todas as expectativas e o hype depois de ser adiado por tanto tempo | Paramount Pictures

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instagram Twitter

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: