Given

Given – Música dando voz ao amor

A dose perfeita de romance e drama (com um toque de música) que esse mundo precisa

Given foi o anime do momento em 2019, com sua história que no começo parece bem simples, mas vai se tornando mais profunda ao longo dos episódios. Disponível na Crunchyroll, a história faz parte do gênero YAOI, muito popular no Japão, principalmente entre mulheres, que nos traz histórias homoafetivas de todos os tipos (de histórias bem leves até coisas bem pesadas).

Tudo começa na escola, onde Ritsuka Uenoyama encontra Mafuyu Satō sentado na escada, segurando uma guitarra com as cordas arrebentadas. Uenoyama, que é guitarrista em uma banda, resolve reparar as cordas da guitarra para o cara e, após o ouvir cantarolar, fica encantado com sua voz, e pede para que Mafuyu entre para sua banda como vocalista. Em troca, ele ensina Mafuyu a tocar guitarra (claro que não foi tudo definido de cara, rolou um drama, um tempinho).

Given

No começo do anime, o foco é na evolução do Mafuyu como parte da banda e seu relacionamento com Uenoyama, que começa a ir mais além do que uma bela amizade (é aí que nossos corações começam a bater mais forte). Apesar desses novos sentimentos, Mafuyu ainda é atormentado por acontecimentos de seu passado, o qual seus novos colegas de banda não conhecem por inteiro.

Given
Uenoyama nem esconder direito consegue…

É esse passado de Mafuyu que traz uma seriedade maior a história, já que envolve a morte de seu antigo amigo de infância e namorado, Yūki Yoshida. Tudo que sabemos até então é que Yuki cometeu suicídio e Mafuyu se sente culpado por isso (inclusive, a guitarra que ele carrega era originalmente do Yuki). Os demais personagens secundários também ganham seus destaques, principalmente os ex-colegas de classe de Mafuyu, que também eram amigos do namorado dele.

Uenoyama acaba descobrindo as coisas pouco a pouco e seus sentimentos em relação ao Mafuyu vão crescendo. Dessa forma, temos todo um momento de descobertas, já que, diferente do Mafuyu, Uenoyama, mesmo sendo bem popular e cheio dos talentos, nunca se interessou por ninguém. E a primeira pessoa pela qual ele se interessa é por outro homem. Claro que depois dessa crise existencial, ele resolve investir nesse sentimento.

“Eu acho… Que o coração é como as cordas. Quando está sofrendo demais e não conseguindo respirar, as cordas no seu peito doem como se fossem estourar […] se alguém consegue trocar essas cordas para você, sinto como se as feridas melhorassem um pouco.” – Ritsuka Uenoyama

Mas não pense que o romance para por aí, não. Temos que falar dos outros dois membros da banda. Haruki Nakayama é o mais velho na banda e responsável por tocar o baixo. Esse “raio de sol” tem um crush secreto por outro membro da banda, o baterista Akihiko Kaji.

Given

Ambos estudam na mesma universidade, o que não ajuda muito o coitado do Haruki, já que o Akihito é daqueles tem muita experiência na área dos lances que não são romances (sem distinções de gênero). Tanto é que ele faz parte um certo relacionamento com um outro carinha, que é estritamente físico (e sei que você entende o que quero dizer). O relacionamento dos dois começa a ser explorado no anime, mas seu maior foco concentra-se no segundo arco do mangá, escrito por Natsuki Kizu, que segue em publicação (e eu super recomendo). Por sinal, a editora NewPop começou a publicar ele aqui no Brasil.

É uma banda, então Given é um anime musical?

Não exatamente, o foco principal de Given é o romance/drama, a história da banda é mais um pano de fundo, então não é aquele anime cheio de canções, performances, etc (não é um “Uta no Prince-sama” da vida). Ainda assim, temos a oportunidade de ouvir uma ou outra música original muito emocionante, composta pelo próprio Mafuyu e que expressa seus sentimentos mais profundos. Vou deixar de brinde no final, para vocês conferirem um pouquinho a obra de arte!

Given
Haruki stalkeando o Akihito…

Given é um anime bem curtinho, com somente 11 episódios produzidos pelos estúdios Lerche (o mesmo de Danganronpa e Assassination Classroom) e recebeu várias críticas positivas. Mas nada tema, em setembro de 2019 foi confirmada a produção de um filme que adaptará o segundo arco do mangá, que foca mais no relacionamento do Haruki e Akihiko (como mencionei ali em cima). O filme estrearia em maio de 2020, mas segue adiado, por conta da pandemia do COVID-19 (só nos resta esperar).

Sem mais delongas, sei que existem pessoas que não curtem esse gênero (tanto yaoi como yuri), mas acredito que Given merece uma chance nos corações de todos. Quem sabe vocês não mudam de ideia depois, hein? (comentários de uma pessoa que curte o gênero).

*Não pensem que esqueci, segue a próxima trilha sonora das suas vidas, a música “Fuyu no hanashi” (trad.: Uma história de inverno), composta por Centimillimental e com vozes adicionais do dublador de Mafuyu, o ator Shōgo Yano:

LEIA TAMBÉM: Live com Mauricio de Sousa celebra o Dia da Imigração Japonesa no Brasil

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: