Alvorada - Nerd Recomenda

“Alvorada”, de Anna Muylaert e Lô Politi, tem teaser divulgado

Filme é um retrato intimista da presidente Dilma Rousseff, durante o período de reclusão no Palácio da Alvorada para enfrentar o processo de impeachment, que a destituiu do cargo

Com estreia apontada para o primeiro semestre de 2021 e selecionado para estrear mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Havana “ALVORADA“, novo filme das diretoras Anna Muylaert e Lô Politi, narra, com uma proximidade e intimidade sem precedentes, o dia a dia de um chefe de estado em sua residência oficial – a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Alvorada – no período mais tenso e dramático da história recente do Brasil: O processo de impeachment que acabou por afastar a primeira mulher eleita presidente do Brasil. 

Alvorada
Créditos: Sinny Assessoria e Comunicação/Divulgação

O filme narra de um ponto de vista íntimo, o dia a dia da Presidente Dilma Rousseff na sua residência oficial, o Palácio do Alvorada, enquanto aguardava o veredito de impeachment que acabou afastando a primeira mulher presidenta do Brasil.  Retratando os corredores do palácio desenhado por Oscar Niemeyer, vemos o vai de vem de reuniões políticas, o dia a dia da cozinha, a troca de guardas, sussurros e telefonemas sem fim.  Sentimos a tensão crescente dos funcionários, assessores,  ex-ministros, perplexos e quase sem ação. Um grupo ou outro chega para dar apoio à presidente que cai.  Mas o naufrágio parece inevitável.

Alvorada - Nerd Recomenda
Créditos: Sinny Assessoria e Comunicação/Divulgação

Embora o veredito final demore a chegar, o filme mostra a aproximação do impeachment através dos corredores do palácio desenhado por Oscar Niemeyer, acompanhando o vai de vem de reuniões políticas, o dia a dia da cozinha, a troca de guardas, os sussurros, os telefonemas sem fim, uma tensão crescente da Presidente, dos funcionários, assessores e ex-ministros, perplexos e quase sem ação. “O mais impressionante para mim era o silêncio do palácio, aqueles espaços enormes, claros e arejados desenhados por Niemeyer, preenchidos por um silêncio denso, pesado – parecia que a nuvem negra que envolveria o país a partir do impeachment estava se formando ali, naquele momento, na frente da nossa câmara.”, diz Lô Politi.

E durante esse período, conforme os dias vão passando, o filme vai revelando aspectos inéditos da personalidade de Dilma, na medida em que retrata a Presidente em conversas informais sobre política, história, literatura e, principalmente, sobre si mesma. “ALVORADA” não é um documentário que se propõe a explicar detalhadamente todo o processo de impeachment, mas sim um filme que observa o lado humano deste processo de dentro da residência oficial da sua personagem principal. Como diz Anna Muylaert, “ALVORADA” não é apenas um documento sobre o golpe de 2016, mas principalmente sobre como a presença de uma mulher valente no topo de um sistema patriarcal pode ser perigosa para suas estruturas.”

Confira o teaser de Alvorada:

Leia Também: Vans x Simpsons: A família mais querida da televisão desembarca pela terceira vez no Brasil

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: