Homens

Homens? – A masculinidade representada no século XXI

Prepare-se para personagens masculinos que redescobrem o que é ser homem

Homens
Fabio Porchat é o protagonista da série Homens?, que conta com duas temporadas. Créditos: Pop Séries/Divulgação

Desde mais jovens somos consumidores vorazes de produções que colocam o homem como o ser dominante, o dono da razão e o salvador do contexto. Desenhos como He-Man e filmes como Missão Impossível ou Rambo fizeram parte dessa cultura que moldaram a figura masculina ao qual tantos homens depois dos 30 anos se baseiam. São exatamente esses mesmos sujeitos que são apresentados na série “Homens?”, disponível no Amazon Prime Video.

Com um total de duas temporadas, com produção do Comedy Central, “Homens” conta um elenco de peso como Fábio Porchat, Rafael Portugal, Gabriel Godoy, Raphael Logam, Gabriel Louchard e Miá Mello, onde mostra um grupo de quatro amigos lidando com problemas pessoais e profissionais.

Homens
A série Homens? é produzida pelo estúdio VIS. Créditos: Prime Video/Divulgação

O foco principal da série está no personagem Alexandre, que sofre com problemas sexuais, o impossibilitando de ter um relacionamento com alguém e afetando o que ele acha ser a principal essência do que faz um homem. Acompanhado de seus amigos e de seu “pinto”, interpretado hilariamente por Rafael Portugal, Alexandre descobre, através de uma garota de programa que se torna sua terapeuta, que seu problema não é físico, mas mental, o que leva a sua desconstrução sobre tudo o que aprendeu no passado, e tendo que aprender mais sobre as mulheres, e que os ensinamentos do passado não são mais válidos para os dias de hoje.

Ser uma mulher e ver essa série é algo completamente interessante. “Homens” não busca ser uma produção séria, mas mesmo sendo uma comédia, consegue representar muito bem questões que o gênero masculino enfrenta, mas muitas vezes não são expostos como um problema na sociedade. O machismo velado através no assédio no local de trabalho, o preconceito com mulheres gordas na mínima ação e não expor seus sentimentos é algo que só se percebe a dimensão quando se ouve os dois lados, e o quanto isso afeta e coloca uma pressão sobre os homens que é quase invisível se não for escancarada.

Homens
Créditos: Porco Espinho/Divulgação

Além de Alexandre, temos outros problemas colocados por seus amigos na série. Complicações no trabalho, impotência e falta de confiança e auto estima são elementos muito bem trabalhados na série e que fecham a primeira temporada de um jeito ótimo, conseguindo ainda deixar um ponto em aberto para a temporada seguinte, aborto.

Nessa segunda temporada da série, não são somente os problemas dos homens que são colocados em pauta, mas também questões que afetam mulheres mas que estão envolvidas com o sexo masculino. Aqui, vemos um maior desenvolvimento dos personagens, mas que ainda enfrentam questões sociais, como lidar com um colega de casa gay, conviver com pessoas machistas, traição e visita de antigos amigos e colegas.

Homens - Nerd Recomenda
Créditos: Referência Nerd/Divulgação

Mesmo que ainda coloque algumas questões em pendente, “Homens” consegue nos apresentar bem esse universo masculino que, somente agora, está começando a sair da mente dos homens para ser representada de uma maneira mais clara. 

Com todos esses pontos, essa produção nacional consegue ser um ótimo ponto para quem quer começar a entender mais o assunto da desconstrução e como a masculinidade tóxica afeta tanto homens quanto mulheres. Se isso não for um motivo para te convencer a assistir, o personagem de Rafael Portugal com certeza é um fator que pode te chamar a atenção, pois o ator “ilustra” bem os problemas que homens enfrentam de um modo divertido e até certo ponto, desesperador.

*Texto escrito por Renata da Silva

Leia Também: Ghost n Goblins chega no Nintendo Switch

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: