Leonardo da Vinci

Cacá Carvalho lança o filme Leonardo da Vinci – a Obra Oculta

Com texto de Michele Santeramo, expoente do teatro mínimo italiano, o filme, gravado na Casa das Caldeiras, parte das invenções de Leonardo da Vinci para refletir sobre o ser humano em sua esfera artística, científica e vital: a passagem da vida para a morte

Leonardo da Vinci – a Obra Oculta é mais um encontro entre o ator e diretor brasileiro Cacá Carvalho e o italiano Michele Santaremo. Em 2016, Carvalho montou sua versão de A Próxima Estação – Um espetáculo para ler – apresentada recentemente de forma on-line. Esta nova produção, que estreia dia 19 de novembro, às 20h, pelo canal do YouTube da produtora Corpo Rastreado, traz o mesmo conceito de ser lida em cena. “Esse é um trabalho de leitura.

Leonardo da Vinci

Nesta versão de Leonardo da Vinci, com direção de Márcio Medina e direção de fotografia de Junae Andreazza, as cenas foram filmadas na Casa das Caldeiras e a leitura acontece em vários de seus espaços, que foram transformados em porões, o quarto de Da Vinci e no Museu do Louvre. A iluminação, as projeções da artista italiana Cristina Gardumi e os ângulos de filmagens “fizeram parecer grandioso, mas tudo é feito para ser muito simples e esse é o grande interesse do dramaturgo”, revela o ator Cacá Carvalho. “A pesquisa sobre o teatro lido é muito séria porque quando você tira os efeitos, a cenografia, os deslocamentos, o trabalho ativa a imaginação do espectador. Esse teatro é uma experiência que coloca o espectador ativo”, diz Carvalho.
No filme, feito a partir do texto de Michele Santaremo, Leonardo da Vinci é protagonista, mas nada do que acontece é real. Como inventor, depois de criar tantas máquinas, se debruça na pesquisa para a máquina ideal, capaz de modificar a realidade. Suas obras são caminhos de estudos em que propõe a suspensão do tempo e, consequentemente, da morte. “O ser humano passa a vida inteira sem saber que ele está vivendo para morrer. São reflexões que o levam a descobrir o que é o sentimento, o tempo que criamos. A obra oculta é essa: a obra de si mesmo que precisa cuidar porque vai acabar”, finaliza Cacá Carvalho.

Sinopse curta
Leonardo da Vinci – a Obra Oculta – Nesta peça, o artista e inventor Leonardo da Vinci procura descobrir uma maneira de evitar a morte. A partir desse ponto, se lança com personagens reais e imaginados a refletir sobre o que nos difere como humanos e sobre nossa passagem pela vida.

leonardo da vinci - Nerd Recomenda

Cacá Carvalho – ator e diretor. Nasceu em Belém do Pará, onde começou a estudar teatro. Em São Paulo, participou da Piccolo Teatro de São Paulo e da montagem de “Macunaíma”, de Mário de Andrade, com direção de Antunes Filho. Na Itália, na cidade de Pontedera fez diversos espetáculos sob direção de Bacci, como “O Homem com a Flor na Boca” e “Um, Nenhum, Cem Mil. Em São Paulo, com o Teatro della Toscana – Teatro Era de Pontedera, fundou a Casa Laboratório para as Artes do Teatro, que manteve por 14 anos. No Brasil, em parceria com Roberto Bacci dirigiu “O Homem Provisório”, a partir de “Grande Sertão: Veredas” e “A Ingratidão é Fria como o Mármore”, estudo sobre “O Rei Lear”, de Shakespeare, entre outros.
Michele Santeramo – é dramaturgo e escritor italiano. No seu país, ganhou o prêmio Riccione de Teatro, Prêmio Associação Nacional de Críticos de Teatro e o Prêmio Hystrio de Dramaturgia. Escreveu “Il Guaritore”, com o qual foi indicado ao prêmio UBU de Melhor Novidade Italiana. Em 2012 escreveu e produziu “Uma história do amor e do futebol”. Publicou o romance “La revincita” e escreveu “Alla Luce”. Ele conduz oficinas de dramaturgia.

 A obra estreia dia 19 de novembro, 20h, e poderá ser vista gratuitamente pelo canal do Youtube da produtora Corpo Rastreado. A temporada segue até o dia 08 de dezembro. Para acessar, clique aqui


Leia também: A Cor Púrpura, um espetáculo sobre amor

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook | Twitter | Instagram

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: