livro - Nerd Recomenda

Livros sobre orgulho e representatividade na Semana da Consciência Negra

Selo pertence à Paulinas Editora, que tem, em seu catálogo, vários livros cujos protagonistas são negros e cujas histórias são ambientadas na África, reforçando a representatividade cultural

Em um país onde a população negra ainda busca referências culturais e históricas e onde os currículos escolares ainda não mostram, de forma adequada, a representatividade das origens africanas de uma população que é maioria no Brasil, o selo Saberes e Letras apresenta um livro infantil que exalta a beleza do cabelo de uma menina negra. O selo pertence à Paulinas Editora, que oferece vários livros cujos personagens principais são negros e com contos de origem africana.

“Cabelindo”, de Lilyan Teles, com ilustrações de Rubem Filho, é uma obra que  apresenta, em forma de poesia, o encantamento de uma menina com as inúmeras possibilidades e descobertas que seu cabelo lhe proporciona, sempre chegando a uma só conclusão: seu cabelo é bonito! O livro tem um poder enorme ao reafirmar a autoestima de milhões de meninas negras que, muitas vezes, sofrem preconceito por seus cabelos crespos.

Cabelindo - livro | Semana da Consciência Negra

Outro lançamento da Paulinas Editora é “O espanta-moscas”, de Rogério Andrade Barbosa, que trouxe um conto do povo Ashanti, de Gana, na África, sobre uma princesa que não consegue decidir com quem se casar. Além de ser um conto africano originário, é importante para a população negra do Brasil, pois mostra que sua origem não são “os escravos”, mas sim um povo altivo, com reis, rainhas, príncipes e princesas, que foi escravizado.

Sobre representatividade, a Paulinas Editora oferece, também, o livro “Pretinha de Neve e os sete gigantes”, que, subvertendo o conto original, tem uma protagonista negra, em um reino na África. No mês da Consciência Negra, a Paulinas acredita que oferecer livros com histórias sobre a África, representatividade e orgulho, principalmente para os leitores infantojuvenis, cria, como diz a premiada escritora Conceição Evaristo, “uma semântica de positividade por meio da literatura”.

Conheça os livros sobre a representatividade do povo negro
  • Cabelindo (Saberes e Letras) – Lilyan Teles (ilustrações de Rubem Filho) – 24 páginas
  • O espanta-moscas (Paulinas) – Rogério Andrade Barbosa (ilustrações de Maurício Veneza) – 24 páginas
  • Pretinha de Neve e os sete gigantes (Paulinas) – Rubem Filho – 24 páginas
  • Amores em África (Paulinas) – Lenice Gomes – 94 páginas
  • Histórias da África (Paulinas) – Gcina Mhlophe – 60 páginas

Esses e outros livros sobre o assunto podem ser adquiridos no site paulinas.com.br, nas Paulinas Livrarias de todo o Brasil ou pelo televendas (11) 97204-2814 – WhatsApp.


Leia Também: 2ª parte de ‘Gossip Girl’ estreia em 25 de novembro na HBO Max

Siga @Nerdrecomenda nas redes Sociais

Facebook Instragram Twitter

2 Comentários

Deixe seu Comentário

%d blogueiros gostam disto: